MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
supclub
A utilização da RPG em praticantes do SUP
Por SupClub em 15/02/12

A RPG (Reeducação Postural Global) pode ser uma importante aliada no combate às lesões ocasionadas muitas vezes por posturas erradas durante a prática do SUP. O professor Laércio Clayton Rodrigues e o fisioterapeuta Sergio Pinheiro da Silva explicam como essa prática pode auxiliar praticantes a evitar dores. Confira.

A UTILIZAÇÃO DA RPG EM PRATICANTES DE SUP

Por Laércio Clayton Rodrigues e o Sergio Pinheiro da Silva

A facilidade de ficar em pé e remar, logo no primeiro dia de prática, aliado ao prazer proporcionado pelo contato direto com a natureza fazem com que o Stand Up Paddle (SUP) seja um dos esportes que mais ganha adeptos no mundo e no Brasil, nesses últimos anos.

No Brasil, o esporte chegou com força total por volta de 1999, mas existem registros com fotos que datam da década de 30. Em 2010 surgiu a ABSUP, Associação Brasileira de Stand Up Paddle, órgão máximo desse esporte no país, até o presente momento. Aqui no Ceará, o SUP surgiu há uns quatro anos, e apesar de sua pouca idade é bem maduro, já temos uma Associação - a ASUP-CE.

Osmar Gonçalves remando em seu SUP, em Santos, no final da década de 30 e o primeiro remo usado no Brasil. Fotos: Arquivo Osmar Gonçalves / surfinsantoss.blogspot.com

No stand up paddle, o esportista faz uso de uma prancha com tamanhos e formas variadas de acordo com a modalidade praticada. O SUP Wave, praticado nas ondas, o SUP Race, para percorrer médios e longos percursos, o SUP Freestyle, com variações de manobras em cima da prancha e uso do remo, o SUP Rafting, na descida de corredeiras, o SUP Adventure, nos desbravamentos e aventuras no mar, em rios ou lagoas.

Existem também adeptos do SUP Fun, prática voltada para o total divertimento e o lazer, como, por exemplo, o SUP Dog, em que o cachorro passeia com seu dono.

Essa nova paixão, assim como todas as outras que experimentamos na vida, tem levado pessoas, que até pouco tempo não tinham o hábito de praticar esportes, continuamente, a submeter-se, de uma hora para outra, a uma grande carga de exercícios. A consequência inevitável disso é o surgimento de lesões, que em alguns casos podem se tornar graves.

Por isso, é importante saber quais os tipos de lesões são mais comuns, na prática deste esporte, de maneira que possamos evitá-las com maior eficiência, seja melhorando a técnica, fazendo um trabalho paralelo de alongamento, fortalecimento muscular e dosando a carga horária da prática.

Dentre as lesões mais comuns em praticantes desse tipo de esporte estão as de ombro. Aqueles com menos experiência podem, erroneamente, remar usando apenas os braços, ao invés de aproveitar o balanço do corpo para impulsionar a prancha, o que ocasiona o atrito dos tendões ou fadiga nas estruturas da cintura escapular.

Outro fato relevante no SUP é a posição de semi-flexão de tronco por um período prolongado de tempo em busca do equilíbrio constante sobre a prancha. Esta posição pode ocasionar sobrecarga na musculatura e em outras estruturas da região lombar desencadeando um processo doloroso.

O excesso na prática de qualquer esporte expõe o corpo à fadiga muscular que aumenta o risco de lesões. Assim, preparar o corpo para a prática do esporte é fundamental como medida preventiva. Neste aspecto, alongamentos e fortalecimento da musculatura da cintura escapular e da região lombar são sempre indicados para os praticantes do SUP.

Uma forma rápida e adequada de prevenir lesões seria através da Reeducação Postural Global (RPG), um método desenvolvido pelo francês Phillipe Souchard, que completa em 2012 trinta anos de existência pelo mundo.

Prof. Clayton com seus alunos no Colégio Antares Fundamental em Fortaleza-CE. Foto: arquivo pessoal

A RPG atua promovendo o alongamento das cadeias musculares, diminuindo a compressão das articulações, melhorando a biomecânica corporal e promovendo o alinhamento das estruturas. Os benefícios do método ocorrem pelo trabalho em globalidade, ou seja, todos os músculos de uma cadeia específica são tracionados

ao mesmo tempo, potencializando a eficácia do estiramento. Este fato é comprovado pela frequência das sessões, pois é indicado apenas uma vez por semana.

A RPG pode ser realizada em sessões individualizadas com o fisioterapeuta, ou em grupo na modalidade Stretching Global Activo (SGA) que foi desenvolvido pelo criador do RPG, para trabalhar com atletas de alta performance.

Prevenir-se equilibrando o corpo é a melhor forma de praticar esportes mantendo a saúde, evitando o risco de lesões e aproveitando ao máximo o prazer de competir.

Como exemplo de tudo que foi falado e de todas as teorias expostas, tomamos o eterno apaixonado peles esportes aquáticos e da natureza, o Prof. Esp. e Conselheiro da ASUP-CE Laércio Clayton Rodrigues. Ele foi precursor e levou para o Colégio Antares Fundamental a prática do SUP e está vivenciando uma rotina de treinamento, participando de campeonatos de SUP Race, modalidade em que se classificou, em 2011, entre os

dez primeiros no ranking nacional, na categoria Unlimited, 9° posição, e em 16° na categoria SUP Surf. O mesmo está fazendo RPG na Clinica Posturale.

Recentemente, o referido professor e supista juntamente com o Professor MS. Rossman Cavalcante trouxeram para Fortaleza a primeira Assessoria Esportiva Especializada em Natação em Águas Abertas e em Stand Up Paddle do Ceará, trata-se do Clube Águas Abertas Atividades Esportivas.

TEXTO:

Sergio Pinheiro da Silva - Fisioterapeuta CREFITO 151140-F

Laércio Clayton Rodrigues de Souza – Professor de Educação Física CREF 001270-G

REVISÃO:

Erica Fernandes Dias – Professora especialista em Ensino de Língua Portuguesa.

 

Veja também
SupClub

SupClub

Crônica de um surfista desengonçado

SupClub

SupClub

Rio dá a largada aos Carna SUPs de 2015

SupClub

SupClub

SUP Yoga chega à Yoga Journal

supclub

supclub

"SUP carnavais" ganham popularidade no Brasil

supclub

supclub

SupSquatch ataca no Rio de Janeiro

supclub

supclub

Stand Up Paddle com seu melhor amigo

supclub

supclub

SUP Polo aquático no Zona de Impacto

supclub

supclub

Sim, ele pescou o peixe de SUP! Veja o vídeo

supclub

supclub

Conheça o "Sit Down Paddle", o SUP adaptado

supclub

supclub

Em Brasília, Clube Katanka inova e lança aulas de Yoga SUP

supclub

supclub

Inclusão e Stand Up Paddle

supclub

supclub

Stand Up Paddle aos 100 anos

supclub

supclub

"Xtreme TV" registra pesca recorde de SUP Fishing

supclub

supclub

O maior peixe já capturado com um Stand Up Paddle?

supclub

supclub

Robby Naish declara seu amor ao Stand Up Paddle