MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
SUP Dicas
Cinco benefícios do Stand Up Paddle para a saúde
Por Redação SupClub em 02/01/17
Muito mais que um esporte, o SUP é capaz de mudar nosso estilo de vida trazendo benefícios incríveis para o nosso dia a dia. Conheça cinco dos mais importantes.
1000x667
Stand Up Paddle faz bem para o corpo e mente. Foto: Claire Butler.

 

Stand Up Paddle é um esporte que proporciona vários benefícios à saúde. Há os óbvios benefícios físicos, mas há também aqueles que são menos óbvios. São benefícios psicológicos, que fazem bem para nossa mente. Quem rema com certa regularidade se sente mais forte fisicamente e também mentalmente renovado. Listamos abaixo aqueles que consideramos os cinco maiores benefícios do Stand Up Paddle para a nossa saúde:

 

Desenvolve novos grupos musculares

 

À medida que começa a remar, você vai sentir pequenos ajustes em músculos que você nunca percebeu que tinha! Esportes diferentes usam diferentes músculos, e novo praticante de Stand Up Paddle irá desenvolver grupos musculares que não são exigidos na vida em geral. Não demorará muito para que o corpo se acostume com o uso regular destes músculos e o supista irá descobrir rapidamente que eles modelam muito bem seu corpo, além de contribuir para um sentimento geral de força física.

 

Trabalha o corpo inteiro

 

Remar não fortalece somente os músculos dos braços, mas também trabalha o tronco, e de uma maneira extremamente divertida. As pernas também são beneficiadas, pois são exigidas para manter o equilíbrio e direcionamento da prancha. Ou seja, todo o corpo é tonificado e fortalecido.

 

Os iniciantes podem sentir um pouco de falta de ar e fortes dores musculares, por isso, é necessário bom senso. Se você não faz exercícios regularmente deve remar no máximo uma hora, sempre acompanhado e nos horários em que o sol está mais fraco (leia matéria especial do SUPCLUB sobre o assunto). Entretanto, aqueles que passam a praticar SUP com regularidade, irão se surpreender com a rapidez com que evoluem fisicamente.
 
Água salgada é boa para a pele

 

Apenas estar na água do mar ao longo do tempo pode fornecer alguns benefícios para sua saúde. Um deles é um efeito positivo sobre a pele. O sal pode ajudar a tirar as toxinas e sujidades da pele. Mas, claro, sem nunca se esquecer dos cuidados com o sol, usando filtro solar, óculos e boné.

 

Refresca a mente

 

Recebemos constantes lembretes de como o exercício é importante para o nosso bem-estar geral. O exercício regular ajuda a remover as “teias de aranha internas” que nos mantêm apáticos e desmotivados. O exercício é importante, pois faz o sangue fluir e o coração a bater; também ajudar a limpar e refrescar a mente. Após a prática de Stand Up Paddle, você normalmente se sente muito bem e pensa melhor. E uma das vantagens de se exercitar com um SUP é o fato de que o calor, que normalmente se acumula pela atividade física, é aliviado pelo refrescante contato com a água.

 

Traz benefícios sociais

 

A saúde e o bem-estar também podem ser afetados pela forma como nos relacionamos com os outros. Este esporte é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e também para compartilhar diversão com os amigos já existentes.

 

Como na maioria dos esportes, o Stand Up Paddle auxilia na manutenção da saúde geral, mas o que destaca o SUP entre tantos outros esportes, é a maneira pela qual se realiza esse exercício.
 
Os efeitos dolorosos de uma atividade física mais intensa são aliviados pelo fato de que uma pessoa se sente mais relaxada quando rema entre belas paisagens. Além disso, sempre há a possibilidade de se descansar sobre a prancha, pois sua estabilidade e tamanho permitem isso.
 
Adaptado do texto de Penny Clements/ supgearaustralia.com
 
Gostou das dicas? Então, saiba mais e confira nossa página de SUP Dicas! 

 

Veja também
SUP Dicas

SUP Dicas

Alimente-se bem para surfar melhor ainda

Remada noturna

Remada noturna

5 dicas para remar durante a noite

SUP Dicas

SUP Dicas

4 erros básicos de remada (e como corrigi-los)

Reflexão

Reflexão

O que te faz feliz de verdade?

SUP Dicas

SUP Dicas

Diferenças básicas em fundos e outlines de um stand up paddle

SUP Dicas

SUP Dicas

6 alimentos que irão turbinar seus treinos

Humor

Humor

Arquétipos do stand up paddle

SUP Dicas

SUP Dicas

Dores no ombro

Guia de inverno

Guia de inverno

Testamos o Mormaii Flexxxa Neo

SUP Dicas

SUP Dicas

A importância do leash

SUP Dicas

SUP Dicas

Big SUP surfe

SUP Dicas

SUP Dicas

Remar é qualidade de vida

SUP Dicas

SUP Dicas

Crianças e os watersports

SUP Dicas

SUP Dicas

Iniciação no surfe de stand up paddle

SUP Dicas

SUP Dicas

Acampar numa SUP Trip

SUP Dicas

SUP Dicas

Cartilha da etiqueta do SUP Surfista.