MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
supclub
Jonas Letieri, um exemplo de SUPeração
Por Redação SupClub em 14/03/13
Com muita disposição e força de vontade, para-atleta quebra paradigmas e surpreende a comunidade do SUP.
A coragem e a dedicação de Jonas, levaram repórteres da TV Band a realizar uma matéria especial sobre o supista.
A coragem e a dedicação de Jonas, levaram repórteres da TV Band a realizar uma matéria especial sobre o supista.

Em 2011 Jonas Letieri, então um promissor surfista, sofreu uma descarga elétrica de 13.800 volts. O grave acidente resultou na amputação de seus dois antebraços e quase lhe tirou a vida, mas sua garra e vontade de viver seguiram intactas.

 

A prática do surfe ficou comprometida por causa do acidente, no entanto, graças ao SUP, Jonas encontrou uma maneira de seguir em contato com o oceano inspirando todos ao seu redor. Confira abaixo a história desse incrível atleta e saiba como ajudá-lo a conseguir uma prótese para os antebraços que muito o irão ajudar nas tarefas do dia a dia.

 

Por Jonas Letieri

 

Olá, me chamo Jonas Letieri Linares Ramos, 27 anos, natural de Santos, SP e atualmente vivo em Cabo Frio, RJ. Sou designer gráfico e um completo apaixonado por esportes. Comecei a praticar esportes aos 5 anos, quando meu pai me levou a uma escolinha de futebol em Foz do Iguaçú PR. Gostei tanto de esportes que comecei a praticar tudo o que eu podia, skate, basquete, capoeira, kung-fu, jiu-jitsu e ciclismo.

 

Já o surf, conheci quando me mudei para Salvador, aos 12 anos, e fiquei fascinado. Minha vida passou a ser em prol do surf. Estudava para meu pai me deixar surfar e trabalhava para poder ter boas pranchas. O surf se tornou minha razão de estar vivo.

 

ACIDENTE E RENASCIMENTO

 

Aos 26 anos, morando em Cabo Frio RJ, fiz uma placa para a igreja da qual faço parte e me ofereci para fazer a instalação. Era uma estrutura grande de metal que acabou tocando no fio de alta tensão, recebi uma descarga  de 13.800 wolts, sobrevivi, mas perdi meus 2 antebraços, que foram queimados no acidente.

 

Dois meses depois de ter saído do hospital resolvi ir surfar, e foi minha maior vitória. Lá estava eu tomando vaca e surfando de novo, foi o um recomeço, reaprender a fazer algo que eu fazia com tanta facilidade. Um mês depois participei de uma competição de biathlon onde fui o único deficiente físico a competir, e o melhor, consegui vencer muitos participantes sem limitações físicas, e assim o esporte tem sido minha grande ferramenta de superação, para essa minha nova vida, hoje pratico surf, SUP - TRAVESSIA, skate, sand board e natação.

 

Quando todos diziam que eu não conseguiria voltar a surfar com o SUP, que  seria impossível, eu não dei ouvidos. Adaptei o remo colocando argolas para que eu pudesse encaixar o meu braço e consegui surfar e este foi o dia mais importante da minha vida depois do acidente, só que eu perdi dois remos que acabaram quebrando devido as adaptações artesanais, estou tentando o apoio de algum fabricante para desenvolver um remo resistente e participar de competições e travessias.

 

Convido os leitores do SUPCLUB.com.br a visitarem minha página no Facebook, chamada "Campanha Gálatas 6:10" (clique aqui) para conhecer um pouco mais sobre meus projetos e também as campanhas que estamos realizando com a ajuda de várias personalidades do esporte para que minha família consiga quitar o valor restante investido na compra de minhas próteses dos antebraços.

 

Muito obrigado! Aloha

 

Jonas

 

Veja também
Caio Vaz

Caio Vaz

A campanha do campeão

SupClub

SupClub

O SUP como ferramenta de treinamento

SupClub

SupClub

Remadas de verão

SupClub

SupClub

Pegando um bronze com estilo

SupClub

SupClub

O troco de Natal

SupClub

SupClub

A nova geração e o SUP

SupClub

SupClub

Rio das Ostras, paraíso do SUP

SupClub

SupClub

Hilton Alves pintará o maior mural de surf art do mundo

SupClub

SupClub

Bezinho Otero estreia websérie

SupClub

SupClub

Jonas Letieri, SUPeração e realização em Arraial do Cabo

supclub

supclub

SUP Portifólio: Pedro Fortes

supclub

supclub

SUP Vídeo: Kai Lenny air reverse

supclub

supclub

Encontro de Modalidades na Bahia?

supclub

supclub

Floripa SUP Club realiza sonho de mãe gaúcha

supclub

supclub

Com orçamento apertado, mãe gaúcha luta para conseguir um SUP de verdade