MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
SupClub
Volta a Ilha de São Vicente
Por Rogério Martins de Mello em 04/01/16
Na companhia de amigos, Rogério Mello aceita o convite da Turma do Remo e faz tradicional travessia remando de SUP.
Volta a Ilha de São Vicente 2015. Foto: Reprodução
Volta a Ilha de São Vicente 2015. Foto: Reprodução

No inicio de novembro recebi o convite da Turma do Remo, tradicional grupo de remadores da cidade de Santos (SP) para participar da tradicional volta à Ilha de São Vicente à remo que eles realizam todo final de ano.

A Ilha de São Vicente, situada no centro do litoral do Estado de São Paulo, na baixada santista, ao sudoeste da Ilha de Santo Amaro, abriga as cidades de Santos e São Vicente. O seu território é quase todo urbano na face voltada para o mar, enquanto a região do estuário, que a separa da Ilha de Santo Amaro e do continente, foi construída margem diretia do porto de Santos, maior porto do Brasil e um dos maiores da América Latina. No entanto, essa mesma região ainda preserva alguns trechos de manguezal que não foram destruídos pelo "progresso" desenfreado e nem pelas invasões de favelas.

Após receber o convite, entrei em contato com os amigos Nelson Gama e Aroldo Moretti, que aceitaram se juntar a mim na missão. Começamos os treinos físico e mental para encarar a expedição de 40 km e, em 19 de dezembro, data da travessia, estávamos prontos para encarar nosso objetivo. Na mochila, celular, alimentos, água, protetor solar e la fomos nos para essa grande aventura.

Cabe ressaltar que essa é uma remada muito tradicional, realizada a anos por remadores de caiaque, canoa havaiana e surfski. Nós resolvemos encarar o desafio de SUP e, mesmo preparados, estavamos tranquilos, pois, durante todo percurso tínhamos um barco de apoio, comandado pelo homenageado do dia, o remador Guto da turma do Remo, de olho em todos os participantes e pronto para prestar socorro se necessário.

O percurso teve inicio às 9h00 horas no Canal 6, em frente ao Aquário Municipal de Santos. Saímos em direção a cidade de São Vicente com previsão de três paradas ao longo da remada. 

Após 15 km, passando pela Ilha Porchat, Porta do Sol, Ponte Pênsil e Ponte do Mar Pequeno, chegamos a nossa primeira parada, a Guardaria Náutica. Lá, pudemos nos hidratar, alimentar, e abastecer os nossos camelbak e dar continuidade ao percurso debaixo de um sol escaldante, vento fraco na direção contrária com sensação térmica passando dos 40 graus. Vivendo em Santos, estamos acostumados com o sol e tempo quente, mas confesso que esse foi o nosso maior desafio, a intensidade do sol e o tempo abafado trouxeram muito desconforto durante o percurso. Fomos motivando um ao outro, seguimos a remada observando a diversidade ambiental e social.

Como era nossa primeira volta a ilha, tínhamos como meta sempre a próxima parada. Chegamos no Corpo de Bombeiros localizado na cidade do Guarujá, bairro de Itapema, e, embora exaustos, já nos considerávamos vitoriosos e realizados pois conseguimos imprimir um  ritmo moderado desde o inicio, passando por São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Guarujá, e dai estávamos prestes a adentrar o início do canal do Porto de Santos

Em questão de minutos o clima muda, as nuvens fecham o tempo trazendo relâmpagos e trovoadas fortes, trazendo rajadas de vento, chuva e granizo. Foi a resposta da  grandiosa mãe natureza no final de tarde.

Após trinta minutos abrigados da tempestade, veio finalmente o remanso e seguimos em direção ao fim da nossa primeira expedição na Ilha de São Vicente. Uma experiência marcante.

Veja também
SUP expedições

SUP expedições

Volta a Ilha do Mel de stand up paddle

Expedições

Expedições

Quatro dias de remada no paraíso escondido

Expedições de SUP

Expedições de SUP

Travessia Lagoa da Itapeva

SUP Travessia

SUP Travessia

Bart de Zwart quebra recorde mundial

Expedições

Expedições

Conexão Floripa x Austrália x Indonésia

Expedições

Expedições

Expedição SUP Paradise - Ilha do Superagui

Expedições

Expedições

120 Km remando de SUP por Santa Catarina

Expedições

Expedições

Travessia das Prainhas - RS

BIG Waves

BIG Waves

Big SUP Surfe na Laje do Jaguá

Expedições

Expedições

Conhecendo o Nordeste pela água

SUP na Bahia

SUP na Bahia

Outono na Bahia

Expedições

Expedições

Remador faz a circunavegação de Florianópolis a bordo de um SUP

Expedições

Expedições

Missão cumprida

Expedições

Expedições

Expedição Rio São Francisco

The SUP Crossing

The SUP Crossing

Chris Bertish entra para a história dos watersports

The SUP Crossing

The SUP Crossing

Ele conseguiu!