MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Por dentro do SUP
Atleta amador e eventos
Por Redação SupClub em 12/06/19
Nosso colunista Fabiano Bartmann abordada esta semana em seu artigo a valorização dos atletas nos eventos.
1280x960
Atletas amadores na linha de largada, todos querem seu lugar ao sol independente da categoria. Foto: Divulgação.

 

Nos últimos 2 anos, tenho participado de campeonatos de SUP e Canoa Havaiana, no RS, participei de 1 etapa do Brasileiro e agora no Row To Win, que reuniu segundo informações não oficiais, pessoal do RS até SP.

 

Com certeza, a maioria dos frequentadores, são atletas amadores e o espetáculo, claro, está com os profissionais. Até por que, o profissional treina quase todos os dias, tem uma pressão maior nos resultados, poucos são patrocinados, deixam os seus amigos e familiares para competir, dormem mal, comem mal e mais um monte de coisa que quem conhece a rotina de um atleta de alto rendimento, sabe como é.

1224x816
É muito importante a renovação de atletas que migram da categoria amadora para a porfissional, isso fomenta e abre novas portas ao esporte. Foto: Fabio Mota

 

Mas eu vejo que os eventos não valorizam quem dá volume num campeonato, que são os amadores. Muitos, pouco conseguem treinar na água, fazem musculação quando podem, precisam pensar na logística do equipamento, ir em nutricionistas para tentar aprender alguma coisa alimentação e hidratação, sofre numa largada com remadores inexperientes e alguns, não tem um equipamento de qualidade, por não poder pagar ou não conhecer direito e etc.

 

Quando termina a prova do amador, alguns só sabem que conseguiram o pódio, na premiação.

960x639
O Kopa ( foto) juntamente com o Aloha Spirit são eventos tradicionais de suma importância para o aumento de atletas da categoria de base  Foto: Divulgação.

 

É uma felicidade muito grande, aonde o seu esforço (ou dificuldade), teve um mérito, sendo ele o 1º ou 2º ou 3º lugar, tanto faz.

E dependendo do evento, são por etapas e no final do ano, surge o campeão estadual ou até nacional amador. Não tem o peso de um profissional, mas conseguiu uma posição de destaque no seu Estado.

Quantas categorias estamos falando? Fun Race iniciante, open, master e super master, Race 12’6 open, master e super master e 14’ open, master e super master. São 10 modalidade masculino e mais 10 feminino, que ficam se batalhando nas águas, para conseguir o título, conforme as suas limitações e qual a opinião de um organizador do evento, quando faz a chamada do evento ou no pódio? O atleta amador é campeão estadual do ano passado e esse ano, que está no pódio, o que ele é para um organizador do evento?

Teve um caso num evento, que ficou muito chato, mas provavelmente o organizador do evento não se importou, mas várias pessoas ficaram sabendo. Estava posando para a foto o campeão brasileiro, a campeão brasileira, um patrocinador, o campeão estadual, o organizador e na ponta da foto, o bicampeão estadual amador, todos de SUP. Na publicação da foto, citou o nome de todos e os seus títulos e ele cortou a última pessoa da foto. Ele sabia quem era o último atleta, foi informado para ele.

1280x960
Em todo o Brasil atletas vem surgindo e a categoria amadora sempre foi e será uma das principais fontes de renda em termos de inscrições para os eventos. Foto: Divulgação.

 

Fiquei pensando, ele monta um evento, quer que todos venham e não valoriza, independente da categoria, os campeões do seu Estado?

 

Vou falar do RS agora, no último evento nacional de SUP, estava o Campeão Gaúcho de Fun Race Master, o Bicampeão Gaúcho Race Pro e o Bicampeão Gaúcho Race Master e tenho quase certeza, que a Campeã (ou bi) Gaúcha Open Amador, estavam lá.

São eles que compõem um evento, que dão volume e como são valorizados?

Pensar no negócio, no marketing, na divulgação!!!

Fabiano Bartmann

Fisioterapeuta – CREFITO 5 / 50266-F

Profissional de Educação Física – CREF 9768-G/RS

Mestre em Biociências e Reabilitação

Especialista em Acupuntura

Professor da Faculdade Sogipa

Bicampeão Gaúcho de SUP Race Master - 2017 e 2018

Membro da equipe Rabbit de SUP

Veja também
Leitura Dinâmica

Leitura Dinâmica

SUP um esporte para todos

Por dentro do SUP

Por dentro do SUP

Treinamento: empirismo vs ciência

Doctor SUP

Doctor SUP

Pesquisas científicas em SUP

Doctor SUP

Doctor SUP

Overtraining e Overuse

Doctor SUP

Doctor SUP

Roupas térmicas

Papo Reto

Papo Reto

Michel de Carli Ferreira

Doctor SUP

Doctor SUP

Colete Salva-vidas

Doctor SUP

Doctor SUP

Comunicação na água

SUP Surviver

SUP Surviver

Localização na água

Doctor SUP

Doctor SUP

Michel de Carli Ferreira

Doctor SUP

Doctor SUP

Rastreador de GPS

Doctor SUP

Doctor SUP

Givago Ribeiro

Mestre do Mar

Mestre do Mar

Clima Selvagem

Doctor SUP

Doctor SUP

Matheus Albernaz

Conexão Austrália

Conexão Austrália

Happy Days