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Encurtamento muscular
Por Redação SupClub em 28/03/19
Confira a matéria desta semana do nosso colunista Fabiano Bartmann.
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SUP Doctor Foto: Divulgação.

 

É de conhecimento popular, que o alongamento é de suma importância para o corpo e para a manutenção articular. 

 

Porém, é mais importante a força muscular. Aqui em Porto Alegre, está na moda para todas as dores do corpo, alongar. Só se fala nisso, só procuram isso e só comentam sobre isso. 

Duas perguntas: quando você usa alongamento no seu cotidiano? E quando você usa força no seu dia-a-dia? 

Quase nunca usamos alongamento no nosso cotidiano e força, o tempo inteiro. Quando vamos ao supermercado, pegar no colo o filho(a), limpar a casa, carregar a prancha de SUP e etc, usamos a força. O mais importante é a força e não o alongamento. 

Aposto que está confuso agora, início do texto mostro a importância do alongamento e agora só defendo a força, parece ter alguma coisa errada. Não tem nada errado, SEMPRE ao terminar um treino de musculação e de SUP, é OBRIGATÓRIO alongar. 

Quando ocorre a contração muscular, acontece a aproximação das extremidades musculares, isto é, na anatomia antigamente era origem e inserção e agora é inserção proximal e inserção distal e isso é o encurtamento muscular. Com o tempo, fica mais severo, diminuindo a flexibilidade articular e a mobilidade corporal. 

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ARepare na técnica usada pelo remador Thomas Maximus, SUP Doctor Foto: Divulgação.

 

Na Faculdade de Fisioterapia, os meus professores da ápoca eram seguidores da escola francesa de postura (para mim ainda é a melhor na teoria) e tinha um autor que eu gosto muito de estudar, que se chama Marcel Bienfait. Num dos livros dele estava escrito:
encurtamento do músculo do sóleo, gera alteração postural. O músculo do sóleo se localiza na panturrilha, quando encurtado tem a tendência de nos puxar para trás o corpo e como compensação postural, fazemos flexão de dorsal e lombar, para manter o eixo postural ereto.
 

E na Faculdade de Educação Física, estava num debate bem complexo com um professor, sobre encurtamento e flexibilidade. Ele era um verdadeiro mestre, aprendi muito com ele e me fez uma pergunta certa vez: sabe qual o melhor tratamento para artrose? Fiquei pensando muito, achando que vinha um imenso conhecimento, de um renomado professor de ginástica olímpica. 

A resposta dele era: alongar. Fiquei pensando, não tinha entendido e ele me explicou. O encurtamento, não aproxima as extremidades? Sim, aproxima. Os músculos saem de um osso e vão para outro, passando pela articulação? Sim, por isso do movimento. Então, se estão encurtados, diminuem o espaço da articulação, correto? Sim, se todo o músculo encurtado aproxima a inserção proximal e distal, consequentemente vai diminuir o espaço articular. Ele finalizou dizendo: se diminuiu o espaço da articulação, vai impactar a cartilagem, quebrando-a e com isso vem a artrose. 

Resumindo: o alongamento previne artrose, auxilia na flexibilidade articular e na mobilidade corporal. E a força muscular, é essencial para as atividades do cotidiano. Sempre que fizer reforço muscular e treinar SUP, é obrigatório fazer alongamento. 

E para finalizar, uma pergunta importante: estou com dor ou estou com uma lesão, posso alongar? Ela é eficaz para esse caso? 

Bom treino e bastante reforço e alongamento!!! 

Fabiano Bartmann 

Fisioterapeuta 

Profissional de Educação Física 

Especialista em Acupuntura 

Formação em Shiatsu 

Professor da Faculdade Sogipa 

Campeão na categoria Race Master, na Copa União de SUP no RS, em 2017 

Campeão na categoria Race Master, na Federação Gaúcha de SUP, em 2018 

Praticante de diversos esportes de aventura 

 

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