MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Doctor SUP
Rastreador de GPS
Por Redação SupClub em 08/05/19
Confira a matéria desta semana do nosso colunista Fabiano Bartmann.
702x336
Doctor Sup Foto: Divulgação.

 

Dentro das atribuições profissionais como fisioterapeuta, estudei bastante emergências ortopédicas utilizando recursos fisioterapêuticos e mais especificamente, acupuntura e seus recursos.

 

Dentro dessa área e como escoteiro, gostei muito de estudar e aprender mais sobre 1º Socorros e todas as suas áreas de abrangência, no esporte é claro.

Praticando os esportes de terra, como o Mountain Bike, não faço sozinho e também não aconselho, eu fazia algumas perguntas: se acontecer alguma coisa, vão demorar para me encontrar, por não saber aonde especificamente eu estava? Como vou avisar se algo acontecer, se o sinal do celular não pega? E se eu cair e quebrar o celular, como vou fazer?

No SUP, é bem comum praticar sozinho, mas pensando em emergência, é mais fácil de lhe acharem dentro da água do que mata fechada, será? Quando o socorro procura um naufragado, primeiro procura a embarcação e depois a náufrago. Já pensaram o teu tamanho para uma imensidão de água? A embarcação tem mais volume e é mais fácil.

3328x1872
Garmin, Doctor Sup Foto: Divulgação.

 

O Brasil, infelizmente, é extremamente carente em recursos de emergência e muitos outros serviços, uma das justificativas é o alto valor dos impostos e o baixo poder aquisitivo do povo, que não consegue adquirir. Não deixa de ser uma verdade, infelizmente,

Com essa preocupação e pesquisando muito, descobri o rastreador de GPS Spot Gen 3.

O aparelho é bem pequeno e compacto, todos os botões são fáceis de usar e apertar, utiliza pilha ao invés de bateria ou carga em USB. Isso é uma vantagem no meu ponto de vista, a bateria interna “vicia” e aonde troca? Baterias, aonde compro para aquele modelo? E pilha, sempre vai ter e podemos carregar, se for o caso.

918x306
spot_gen_demo, Doctor Sup Foto: Divulgação.

 

Esse rastreador, funciona no mundo inteiro, não precisa ter conta para cada país, serve para avisar quando tu chegou numa expedição, para chamar ajuda, suporte ou socorro, registra o teu trajeto no celular e tablet e tem uma função que libera um endereço na internet, para as pessoas lhe acompanharem em tempo real.

Na internet, tem um vídeo explicativo bem debochado, mas bem didático (https://www.youtube.com/watch?v=WA-e8ka9ej0). Mas confesso, do mesmo jeito que o vídeo tenta explicar tudo sobre ele, ficamos com muitas dúvidas. As mais diversas funções como localização em tempo real, até agora não consegui fazer funcionar, enviar SMS funcionou com um tempo de atraso muito grande e temos que memorizar os botões, para quem não usa direto.

Em contrapartida, se ligar para a Spot, o atendimento é extraordinário, te ajudam em todas as perguntas, insistem se tem mais alguma dúvida, se tem certeza que entendeu, querem saber se precisa saber mais de alguma função, se querem testar enquanto esperam. Em resumo, sempre que liguei, fui muito bem atendido.

A minha última ligação, foi para entender como funciona o serviço de resgate. A atendente falou assim: vocês aí no Brasil, reclamam do serviço de resgate, mas é um dos melhores do mundo e o mais importante, de graça. E eu perguntei se ela estava no Brasil, disse que não, estava nos Estados Unidos.

Ela me explicou, quando tu apertas o botão de SOS, eles vão esperar 5 minutos, para saber se tu não apertaste por engano. Passado esse tempo, vão ligar para um telefone de contato, que tu registrou no site ou por telefone e perguntarão, se tu estás naquela localização. Se confirmado, vão acionar o serviço de salvamento mais próximo da tua localização: se for na água, os bombeiros ou a marinha, se for em terra os bombeiros ou o exército ou a defesa civil e se for em algum morro ou  montanha podem acionar até a base aérea mais próxima.

Quando acionado, vão ficar em contato com esse órgão, dizendo a sua localização pelas coordenadas geográficas até lhe resgatarem. Quando o órgão afirmar que o localizaram, será dado como encerrado as buscas. E tu não paga para esse tipo de serviço de localização, está incluso na anuidade.

Em outros países do mundo, quando é acionado o serviço de resgate, vão lhe socorrer e depois vem a conta bem salgada. Caso tu não pagues, fica com dívida ativa no país e no Brasil, não.

No Youtube, estava pesquisando sobre o vídeo que citei acima e no canal do Spot Brasil, encontrei alguns vídeo sobre a Tríplice Coroa, que a Spot produziu: https://www.youtube.com/playlist?list=PLLzOWyR-9fjp41qBaMh4qnVTKHUQIauS_

Vamos pensar na segurança na água, para continuar a se divertir nas águas mexidas!!!!

Fabiano Bartmann

Fisioterapeuta – CREFITO 5 / 50266-F

Profissional de Educação Física – CREF 9768-G/RS

Mestre em Biociências e Reabilitação

Especialista em Acupuntura

Professor da Faculdade Sogipa

Bi-Campeão Race Master, no RS / 2017 e 2018

Membro da equipe Rabbit de SUP

Veja também
Doctor SUP

Doctor SUP

Colete Salva-vidas

Doctor SUP

Doctor SUP

Comunicação na água

SUP Surviver

SUP Surviver

Localização na água

Doctor SUP

Doctor SUP

Michel de Carli Ferreira

Doctor SUP

Doctor SUP

Givago Ribeiro

Mestre do Mar

Mestre do Mar

Clima Selvagem

Doctor SUP

Doctor SUP

Matheus Albernaz

Conexão Austrália

Conexão Austrália

Happy Days

Doctor SUP

Doctor SUP

Técnicas de tratamento

Mestre do Mar

Mestre do Mar

Regulagem da canoa

Doctor SUP

Doctor SUP

Processo inflamatório

Doctor SUP

Doctor SUP

Encurtamento muscular

Doctor SUP

Doctor SUP

Dor no ombro vindo da lombar

Conexão Austrália

Conexão Austrália

Direto da Austrália para o Braza

Doctor SUP

Doctor SUP

Mestrado em SUP