MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Doctor SUP
Roupas térmicas
Por Redação SupClub em 03/06/19
Thermo skin ou segunda pele ou camiseta térmica?
700x400
Enfrentar o inverno Europeu é um grande desafio para os amantes do remo. Foto: Divulgação.

 

Está chegando o inverno e principalmente no sul do Brasil, quem não é surfista, dificilmente entra na água. Isso é errado, na Europa e nos Estados Unidos, muitos esportistas fazem esporte na água, depende das roupas que tu usas.

Nas minhas aulas de Primeiros Socorros, no curso de Educação Física, falo sobre roupa e equipamentos de segurança. É um apanhado geral sobre tecnologia de equipamentos, que podem salvar vidas e/ou impedir uma situação complicada, que pode levar a lesões permanentes e até a morte.

Defendo que não praticar esportes no inverno, é culpa do professor, que não sabe e não conhece roupas e equipamentos para o inverno e o seu aluno foge. É nossa obrigação saber e conhecer, para orientar e indicar as roupas, para continuar a prática esportiva.

Eu sempre gostei muito das roupas da Curtlo e da Solo, que são marcas brasileiras e com material de alta qualidade. Tem outras marcas também, mas aqui no RS, não chegam.

As roupas da Decathlon, acho complicado pelo portfólio na localização delas, que é setorizada e nem sempre atende a necessidade daquele praticante. No meu caso, no setor de água, fazem roupas não são tão quentes e no setor de montanhismo, atende melhor a minha necessidade.

Tem que andar e experimentar nos corredores.

Mas nem tudo na Decatlhon é ruim, bem pelo contrário, eles deram uma aula de como deve ser a exposição da informação. Todos os materiais deles, explicam quanto retém de calor, qual o tempo de exposição, qual a finalidade e tudo mais. É extremamente didática e as outras marcas, deveriam copiar e seguir esse padrão.

A Solo, trabalhar com 3 tipos de termo skin: X-SENSOR, X-POWER E X-THERMO. Sim, 3 tipos diferentes de tecnologia:

960x550
-X-Sensor Foto: Divulgação.

 


- X-Sensor: conforto térmico, assim como todos os base layers da SOLO, esta peça gerencia a umidade do corpo, mantendo-o seco e em temperatura estável, Peso médio: 180 gramas e etc.

PROTEÇÃO SOLAR O tecido tem proteção contra raios nocivos do sol (UPF 40), certificado de acordo com a Norma Australiana AS/NZS 4399:1996 da Arpansa (órgão Australiano de proteção à radiação e segurança nuclear);

 

1200x1200
X-power, Foto: Divulgação.

 

- X-Power: Contém a avançada tecnologia Polartec Power Stretch, intensa proteção térmica aonde esse tecido é composto por duas camadas: uma interna, que elimina o suor, e outra externa, que barra o vento. Juntas, garantem extrema retenção do calor produzido pelo seu corpo e peso médio: 160 gramas. PROTEÇÃO SOLAR O tecido tem proteção contra raios nocivos do sol (UPF 50+), bloqueia até 98% dos raios UVA e UVB e é certificado de acordo com a Norma Australiana AS/NZS 4399:1996 da Arpansa (órgão Australiano de proteção à radiação e segurança nuclear);

960x550
X-Thermo-Air, Foto: Divulgação.

 


- X-Thermo: É ideal para atividades intensas em ambientes com frio ameno ou moderado. Possui uma ótima relação peso x volume e peso: 160 gramas.

Já a Curto, no seu site, informa as tecnologias da seguinte forma:

- THERMOPLUS: Construído com microfibras e elastano, cria o efeito Radial Stretch, que possibilita maior conforto e liberdade de movimentos. Seu tecido é altamente respirável e absorvente, mantendo o corpo seco e proporcionando conforto térmico, pois o suor seca rapidamente. Ideal para a prática de esportes de inverno e atividades em ambiente de baixa temperatura. As peças de segunda pele ThermoPlus possuem costuras planas desenvolvidas para garantir resistência e proporcionar total conforto em contato direto com a pele. Seu design anatômico garante liberdade de movimentos em qualquer atividade física.

- THERMOSENSE: SEGUNDA PELE PARA TEMPERATURAS AMENAS. A associação das tecnologias POLIAMIDA 6.6 e ELASTANO garante um tecido exclusivo CURTLO, com conforto e respirabilidade, que facilita a transpiração e mantém a temperatura corporal estável. Além de secar rápido, é suave e agradável, com adaptação perfeita ao corpo. As peças de segunda pele ThermoSense possuem costuras planas desenvolvidas para garantir resistência, proporcionar conforto em contato com a pele e liberdade de movimentos. Ideal para a prática de atividades físicas em ambientes de temperatura amena.

- THERMOSKIN: SEGUNDA PELE PARA TEMPERATURAS BAIXAS. O ThermoSkin, tecnologia exclusiva CURTLO, mantém o corpo seco e aquecido em ambientes de baixa temperatura. Internamente, seu exclusivo tecido bifuncional é aveludado e macio, com rápido gerenciamento da umidade. Sua construção externa em forma de colmeia acelera a dispersão do suor e a secagem rápida do tecido. As peças de segunda pele ThermoSkin possuem costuras planas desenvolvidas para garantir resistência e proporcionar total conforto em contato direto com a pele. Seu design anatômico garante liberdade de movimentos em qualquer atividade física.

E a Decatlhon, trabalha com uma gama muito grande e variada de tipos de esportes, que supri a necessidade de várias temperaturas:

- FRESHWARM: Desenvolvido para a praticante de SKI ou de SNOWBOARD que procura uma roupa térmica de ski quente que elimine a transpiração para o máximo conforto. Equilíbrio do calor e eliminação da transpiração. A aplicação muito respirável ao nível dos joelhos torna estas calças no parceiro ideal para um dia longo de ski;

- WARM: Desenvolvido para o PRATICANTE DE SKI e de SNOWBOARD que procura calças justas compridas TÉCNICAS e CONFORTÁVEIS que proporcionem CALOR. SIMPLESMENTE QUENTE;
- SKI 500: A praticante de SKI e SNOWBOARD que procura uma camisola térmica técnica muito quente. Graças à estrutura 3D da superfície interna, o ar fica retido e mantém o corpo quente através do seu poder naturalmente isolante;

- CAMISETA TÉRMICA ADULTO: A equipe da Kipsta desenvolveu a underwear para que o praticante fique protegido do friu (está no site assim). Desenvolvemos a underwear para que o praticante permaneça com seu corpo aquecido durante a prática;

- SKI 900: Sous vêtement haut (Sob o top de vestuário). SKI 900 F;

- KEEPDRY 100 INFANTIL: A equipe da Kipsta desenvolveu a Keepdry 100 para manter sua temperatura durante a prática esportiva. Esta camiseta mantem o conforto térmico durante a prática. A sua composição acelera a eliminação da transpiração e limita os odores associados aos materiais sintéticos.

Opções de roupas térmicas no mercado existem várias, precisamos saber qual o tipo de utilidade, qual o modelo e necessidade dele. Eu tenho uma blusa térmica, que o pessoal da canoagem brasileira trouxe do norte da Europa, consigo contar o número de vezes que usei, é muito quente.

1024x768
O Drysuit também é muito utilizado em remadas onde o frio é mais intenso, Foto: Divulgação.

 

E sobre as roupas de lycra, que usamos muito no inverno para remar e é comum no surf, em conversas com o pessoal que são surfistas, ela nunca esquentou e bem pelo contrário, esfria mais. Dizem que ela foi inventada para usar embaixo do Neoprene, com o intuito de escorregar a roupa e para evitar o atrito das costuras.

Não remar no inverno por causa do frio, não existe mais desculpas, vamos remar!!!

650x400
Galera equipada e pronta para uma rermada independente do clima! Foto: Divulgação.

 

Fabiano Bartmann
Fisioterapeuta – CREFITO 5 / 50266-F
Profissional de Educação Física – CREF 9768-G/RS
Mestre em Biociências e Reabilitação
Especialista em Acupuntura
Professor da Faculdade Sogipa
Bicampeão Gaúcho de SUP Race Master - 2017 e 2018
Membro da equipe Rabbit de SUP

Veja também
Leitura Dinâmica

Leitura Dinâmica

Pontos importantes antes da competição

Doctor SUP

Doctor SUP

Reforço muscular

Doctor SUP

Doctor SUP

Gelo vs Calor

Leitura Dinâmica

Leitura Dinâmica

SUP um esporte para todos

Por dentro do SUP

Por dentro do SUP

Treinamento: empirismo vs ciência

Doctor SUP

Doctor SUP

Pesquisas científicas em SUP

Por dentro do SUP

Por dentro do SUP

Atleta amador e eventos

Doctor SUP

Doctor SUP

Overtraining e Overuse

Papo Reto

Papo Reto

Michel de Carli Ferreira

Doctor SUP

Doctor SUP

Colete Salva-vidas

Doctor SUP

Doctor SUP

Comunicação na água

SUP Surviver

SUP Surviver

Localização na água

Doctor SUP

Doctor SUP

Michel de Carli Ferreira

Doctor SUP

Doctor SUP

Rastreador de GPS

Doctor SUP

Doctor SUP

Givago Ribeiro