MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Leitura Dinâmica
SUP um esporte para todos
Por Redação SupClub em 24/06/19
Estar na frente ou mesmo ser campeão não defini se você é melhor ou pior, suas ações é que definirão quem você é realmente.
1280x834
Largada da segunda etapa do Brasileiro de SUP Race que aconteceu este final de semana em Brasília. Foto: Fabio Mota/Aloha Spirit

 

Acompanho o circuito brasileiro de SUP Race desde sua criação e o que sempre me atraiu no esporte foi a capacidade que o SUP tem de levar qualidade de vida, interação e socialização a pessoas que até ali nunca imaginariam viver aquele momento. Digo isso porque o SUP é um esporte mais democrático que existe, pois desde de uma criança até um senhor podem praticar e estando em cima da sua prancha deslizando sobre a água, pode sentir a mesma sensação que remador experiente.

Com o crescimento do esporte e o aumento de competições e eventos, pessoas de várias idades e habilidades começaram a ser colocar a teste e experimentar o gostinho da adrenalina de estar numa raia remando com outras pessoas, cada uma com seus objetivos mas com o mesmo desejo de cruzar a linha de chegada e completar seu desafio.

O esporte vem crescendo novamente e nos eventos vejo cada vez mais pessoas investindo em equipamentos, seguindo treinamentos e cuidando da saúde, abaixo segue alguns pontos para você analisar:

DEFINIR METAS:

Muito importante qual seja sua aspiração no esporte que você defina o caminho que esta percorrendo,  que deve ser mais ou menos assim:

- Onde estou hoje?
- Onde quero chegar?
- O que fazer para melhorar?

Saber definir estas metas com certeza lhe dará confiança para poder melhorar seus resultados e chegar no seu melhor.

1024x768
Jonas Letieri mesmo com todas difculdades se tornou um atleta referência no esporte e hoje inspira milhares de pessoas a quebarem seus limites. Foto: RC

 

IDENTIFIQUE SUA FRAQUEZA


Provas de longa distância, provas técnicas, surf, flexibilidade ou qualquer outra dificuldade que você tiver e enxergar que não bom o suficiente, este é o ponto que você deve atacar. Saber enxergar suas fraquezas e trabalhar incansavelmente para poder romper estas barreiras este é o ponto principal para você se tornar melhor. Romper as barreiras mentais nos torna cada vez mais fortes e confiantes para tudo o que formos enfrentar em nossa vida seja no esportes ou em qualquer área.

542x401
Peter Knight largando para mais uma competição no auge dos seus mais de 70 anos. Foto: Divulgação.

 

LIMPEZA MENTAL

Como atletas nos preocupamos muitos em qual equipamento usar, qual alimentação ideal, qual suplemento, qual estratégia usar, mas nos esquecemos de trabalhar o principal que é nosso psicológico. Podemos fazer isso apenas dando um passeio no parque, ou mesmo estando no mar, dar um tempo e observar outras formas outros estímulos, resolver qualquer tipo de problema que possa ter para limpar sua mente e poder enxergar sua corrida de uma forma positiva e dar o melhor de você quando chegar a hora. Algumas universidades vêm fazendo estudos relativos a este assunto onde indivíduos que só se preparam e não tiveram um tempo de “higiene mental”, tiveram desempenho bem abaixo dos que tiveram este contato. Então além de estar bem preparado fisicamente é imprescindível você estar com o psicológico equilibrado para um bom resultado.

902x468
Atletas alinhados e concetrados para mais uma largada. Foto: SupClub

 

PRATIQUE LARGADAS

Na maioria das provas vemos atletas perdendo totalmente o foco durante as largadas, seja na água ou em praias, De qualquer forma de mais atenção a este quesito, e se prepare para estar sempre bem seja onde for o início de sua prova. Treine largadas na praia, nas arrebentações e no sprint, e você estará sempre preparado para iniciar bem sua prova.

VISUALIZAR O SUCESSO

Como atleta e competidor de várias modalidades, o que mais pude ver é atletas sendo vencido antes mesmo que seu desafio comece. Ter pensamento positivo e enxergar um caminho onde outros enxergam uma dificuldade é a principal arma de um vencedor.  Temos que sempre tentar achar um lado positivo nas coisas que nos acontecem, só assim a cada dia ficaremos mais fortes e preparados para nossos próprios desafios, quer conhecer seu pior adversário? Depois de ler esta matéria vá até o espelho e olhe bem para ele, pois estas pessoas que está a sua frente é e sempre vai ser seu pior adversário.

Keep Paddling!

 

873x598
Alex Araújo competindo durante o mundial da ISA no Peru em 2013 . Foto: ISA World SUP

 

Alex Araújo é atleta de sup race e canoa havaiana, faixa preta de jiu-jitsu, possui uma relação de mais de 35 anos com esportes na água. Acumula vários títulos importantes na CBSUP e CBSURF, representou o Brasil em dois mundiais da ISA de Stand Up Paddle, é recordista brasileiro e Sul-Americano de remada em distância em alto mar e águas abrigadas , foi editor e dos sites Camerasurf ,Surf-Reporter e Revista Parafina, tem artigos publicados em várias revistas do segmento como Fluir,  Hardcore e sites internacionais, e hoje é Editor do Site SupClub.

Veja também
Leitura Dinâmica

Leitura Dinâmica

Pontos importantes antes da competição

Doctor SUP

Doctor SUP

Reforço muscular

Doctor SUP

Doctor SUP

Gelo vs Calor

Por dentro do SUP

Por dentro do SUP

Treinamento: empirismo vs ciência

Doctor SUP

Doctor SUP

Pesquisas científicas em SUP

Por dentro do SUP

Por dentro do SUP

Atleta amador e eventos

Doctor SUP

Doctor SUP

Overtraining e Overuse

Doctor SUP

Doctor SUP

Roupas térmicas

Papo Reto

Papo Reto

Michel de Carli Ferreira

Doctor SUP

Doctor SUP

Colete Salva-vidas

Doctor SUP

Doctor SUP

Comunicação na água

SUP Surviver

SUP Surviver

Localização na água

Doctor SUP

Doctor SUP

Michel de Carli Ferreira

Doctor SUP

Doctor SUP

Rastreador de GPS

Doctor SUP

Doctor SUP

Givago Ribeiro