MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Por dentro do SUP
Treinamento: empirismo vs ciência
Por Redação SupClub em 21/06/19
A maratona para o reconhecimento profissional na era dos blogueiros e influenciadores digital.
675x379
Com a propagação do esporte vários priofissionais vem adaptando e aperfeiçoando a mecanica do movimento nas academias para melhorar o rendimento de atletas. Foto: Divulgação.

 

Na era moderna, no século XXI, estamos convivendo com uma nova experiência: os blogueiros, as planilhas por smartphone, o Instagram como mídia de venda e muito mais, que está por vir.

 

Na academia (faculdades e universidades), estamos debatendo e conversando pelos corredores, que voltamos ao tempo, aos anos 60, quando Jane Fonda vendia fitas de vídeo cassete, com aulas de ginástica. Ela é atriz, não é professora de Educação Física.

Depois, tivemos a época das academias de musculação, que um bombado que “morava” dentro da academia, era convidado para ser “professor” ou “instrutor”. Alguns desses professores, provavelmente muito poucos, faziam a Faculdade de Educação Física.

No ano de 1998, isso acabou de vez, com o reconhecimento da Profissão de Educação Física, pelo Congresso Nacional. Pois é, apesar de ser antiga, ela não era reconhecida como profissão. Não vamos muito longe, a Medicina era reconhecida por um Parecer de 1929 e só em 2013, foi reconhecida por lei. Isso é uma longa e complicada história.

1200x798
Esportes como a canoa havaiana já vem discutindo a necessidade de se ter um edcudaor físico como responsável técnico das bases que queiram se dedicar aos treinamentos.  Foto: Divulgação.

 

Voltando ao empirismo versus a ciência. Quando uma profissão não tem propriedade de conhecimento aprofundado sobre o assunto, usa-se o conhecimento da experiência de pessoas que praticam e vivenciam determinadas atividades ou assuntos. Mas não podem assinar ou ser responsáveis, por não terem formação academia ou técnica na área.

 

Fiz uma consulta junto ao Conselho Regional de Educação Física do RS – CREF 2, sobre curso de canoa havaiana. Aqui no RS, não tínhamos Profissionais da Educação Física, com conhecimento para ministrar curso e nem ser treinador. Para ministrar o curso, obrigatoriamente deveria ser um profissional formado, um atleta ou alguém com conhecimento no assunto, ministrava o curso junto como convidado.

Por mais que um atleta seja um excelente remador, com uma boa fisiologia e um vasto conhecimento, existem diversas variáveis e valências que devem ser ponderadas: fisiologia do exercício, fisiologia de ambientes extremos, overtraining, oversuse, gasto energético, tempo de recuperação metabólica, cardíaca e muscular, biomecânica, postura e dentre outras. Sem uma formação acadêmica, não teria subsídios para ter esse conhecimento.

1632x1224
A canoa havaiana é o esporte que mais cresce no mundo todo e várias academias já estão focando suas atividades visando o aumento de alunos. Foto: Divulgação.

 

Esse fenômeno de ganho de dinheiro rápido, o jeitinho brasileiro e a fragilidade das nossas leis, recebemos o mailing do CONFEF e do CREF, mostrando a quantidade de pessoas sem formação acadêmica que são presas pela polícia civil, por ministrar aulas em praças e de blogueiros, é altíssima. Isso é fruto dessa modernidade chamada Internet. Sim, antigamente, tínhamos não-formados, que ministravam treinos e aulas, mas hoje, a lei é clara, precisa ser formado.

 

As dicas são muito válidas, mas não é só com isso que é formado um treino, precisa pensar na periodização do microciclo, mesociclo e macrociclo de um treinamento.

Lei é lei, se existe, temos que respeitar e acabar com o jeitinho brasileiro!!!
Fabiano Bartmann

Fisioterapeuta – CREFITO 5 / 50266-F

Profissional de Educação Física – CREF 9768-G/RS

Mestre em Biociências e Reabilitação

Especialista em Acupuntura

Professor da Faculdade Sogipa

Bicampeão Gaúcho de SUP Race Master - 2017 e 2018

Membro da equipe Rabbit de SUP

Veja também
Leitura Dinâmica

Leitura Dinâmica

Pontos importantes antes da competição

Doctor SUP

Doctor SUP

Reforço muscular

Doctor SUP

Doctor SUP

Gelo vs Calor

Leitura Dinâmica

Leitura Dinâmica

SUP um esporte para todos

Doctor SUP

Doctor SUP

Pesquisas científicas em SUP

Por dentro do SUP

Por dentro do SUP

Atleta amador e eventos

Doctor SUP

Doctor SUP

Overtraining e Overuse

Doctor SUP

Doctor SUP

Roupas térmicas

Papo Reto

Papo Reto

Michel de Carli Ferreira

Doctor SUP

Doctor SUP

Colete Salva-vidas

Doctor SUP

Doctor SUP

Comunicação na água

SUP Surviver

SUP Surviver

Localização na água

Doctor SUP

Doctor SUP

Michel de Carli Ferreira

Doctor SUP

Doctor SUP

Rastreador de GPS

Doctor SUP

Doctor SUP

Givago Ribeiro