MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Competições
Aloha Spirit Cabo Frio – Balanço do dia 02
Por Redação SupClub em 04/06/17
Alto nível de disputas marcou o último dia do Aloha Cabo Frio. Confira galeria de imagens e balanço do encerramento da etapa fluminense do maior festival de esportes aquáticos da América Latina.
Aloha Spirit Cabo Frio. Balanço do dia 02. Foto: Luciano Meneghello.
Aloha Spirit Cabo Frio. Balanço do dia 02. Foto: Luciano Meneghello.

Domingão de sol, céu azul e disputas eletrizantes na água. Assim foi o dia de encerramento do Aloha Spirit Festival, maior evento de esportes aquáticos da América Latina realizado de 02 a 04 na Praia do Forte em Cabo Frio (RJ).

 

O dia começou com as disputas de natação em águas abertas (1 km e 2 km) com grande participação dos atletas e apneia. Em seguida foi a vez do Triatlo Waterman, competição que reúne na mesma disputa natação, SUP e paddleboard.

 

A prova foi marcada por uma forte disputa entre os três primeiros colocados: Patrick Winkler, Thiago Giacomelli e Itamar do Carmo. A briga foi intensa e Winkler abriu vantagem nas primeiras braçadas, porém, errou uma boia e chegou a ser ultrapassado por seus adversários, mas conseguiu se recuperar e concluir a parte de natação na primeira colocação. Na transição do SUP, porém, foi ultrapassado por Itamar e Thiago, que por sua vez assumiu a liderança e abrir boa vantagem, mantendo sua posição no paddleboard. Nessa fase, Itamar foi ultrapassado por Patrick, mas Thiago conseguiu manter sua colocação cruzando a linha de chagada na primeira colocação, seguido por Patrick Winkler, em segundo, e Itamar do Carmo fechando pódio na terceira colocação.

 

Com a conclusão da disputa waterman, foi a vez dos competidores das canoas OC1, OC2, V1 e surfski mostrarem sua força no desafio de 10 km em mar aberto. A essa altura o vento já soprava de moderado a forte sentido terral, o que significou que os competidores tiveram condições de downwind na ida e upwind na volta. Ou seja, paraíso e inferno!

 

No final, vitória de Rogério Mendes na OC1, chegando com boa vantagem em relação aos demais competidores de canoa havaiana. Nos 5 km finais, Rogério remou emparelhado com Gustavo Miller, primeiro colocado do Surfski, que somente nos quilômetros finais conseguiu se distanciar de Mendes. Com o resultado e faltando apenas uma etapa, Rogério abre boa vantagem na conquista do título de 2017 em sua categoria no Aloha Spirit Festival. 

 

Para encerrar o dia, uma das provas mais aguardadas de domingo: SUP race técnico, com a participação maciça de nomes de peso do SUP race brasileiro. Uma prova rápida em um circuito curto de três voltas, bem próximo à praia, que deixou a plateia vidrada e atenta a uma verdadeira “briga de cachorro grande” entre as feras do esporte.

 

A largada foi bem disputada, com o tetra campeão brasileiro Luiz Guida na primeira colocação até a primeira boia, mas Guilherme dos Reis, atual campeão brasileiro, imprimiu forte ritmo ultrapassando Guida na segunda boia. Enquanto isso, na terceira colocação, brigavam Lucas Belchior, Eri Tenório, Marinho Cavaco, Arthur Santacreu, Marcio Adriani e David Leão, revelação do SUP de apenas 15 anos!

 

Entre as mulheres, um duelo particular entre Ariani Theophilo e Lena Guimarães deu a tônica da disputa. Ariani, no entanto, surfou uma boa onda em seu retorno da segunda volta e conseguiu abrir boa vantagem sobre Lena.

 

Enquanto isso, entre os homens, Guilherme conseguiu abrir cada vez mais vantagem dos seus adversários mostrando que também tem muita técnica no surfe de race, fundamental para o êxito nesse tipo de competição. Guilherme manteve sua posição e cruzou a linha de chegada na primeira colocação, enquanto Eri Tenório conseguiu ultrapassar Luiz Guida na reta final conquistando a segunda colocação. Guida veio logo atrás terminando a prova em terceiro.

 

Entre as mulheres, vitória de Ariani Theophilo tendo Lena Guimarães na segunda colocação.

Com os resultados, Ariani Theophilo e Guilherme dos Rei sagraram-se campeões do Aloha Spirit Festival na categoria geral do SUP.

 

E assim, com um dia lindo e muito alto astral o Aloha encerrou a edição 2017 de Cabo Frio. Nos vemos em Salvador (BA) para a conclusão do circuito. Aloha!

 

RESULTADOS EXTRA-OFICIAIS

 

SUP RACE TÉCNICO MASCULINO

 

1º Gui Dos Reis*
2º Eri Tenorio 
3º Luiz Guida Animal

 

SUP RACE TÉCNICO FEMININO

 

 Ariani Theophilo*
2º Lena Guimarães Ribeiro
3º Ursula Schumm

 

*Campeões do Aloha Spirit Overall SUP Race

 

TRIATLO WATERMAN

 

1º Thiago Giacomelli

2º Patrick Winkler

3º Itamar do Carmo

 

OC1

 

1º Rogério Mendes

 

OC2

 

Caio Lira e Marcelo

 

Surfski

 

Gustavo Miller

 

Veja os resultados completos e oficiais no aplicativo do Aloha Spirit Festival.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

 

Balanço do dia 01

 

Abertura do Aloha Cabo Frio

 

Veja também
CBSUP

CBSUP

Gui e Lena bicampeões brasileiros de SUP race

CBSUP

CBSUP

Inscrições para o IWC vão até dia 20

CBSUP

CBSUP

Confira as baterias do Brasileiro de Sprint

CBSUP

CBSUP

Brasileiro de SUP Race na reta final

PASA 2017

PASA 2017

Brasil convoca atletas para o Pan-americano de SUP

APP World Tour

APP World Tour

APP World Tour anuncia campeões de 2017

Aloha Spirit Festival

Aloha Spirit Festival

Aloha Spirit prepara novidades para 2018

CBSUP

CBSUP

Último dia para inscrever-se no Brasileiro de SUP

CBSUP

CBSUP

Balanço do Ubatuba Grand Slam

CBSUP

CBSUP

IWC fará primeiro Brasileiro de SUP Foil da história

CBSUP

CBSUP

Gui dos Reis e Lena Guimarães vencem em Ubatuba

CBSUP

CBSUP

Caio Vaz e Aline Adisaka vencem em Ubatuba

CBSUP

CBSUP

Começa o Brasileiro de SUP

Competições

Competições

Tríplice Coroa 2018 com inscrições abertas

CBSUP

CBSUP

Programação do Ubatuba Grand Slam

Competições de SUP

Competições de SUP

Itacaré Paddle Race