MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
APP World Tour
APP World Tour define tamanhos de pranchas para o circuito em 2018
Por Redação SupClub em 26/01/18
Com 4 etapas confirmadas em 2018, circuito mundial de SUP anuncia novo critério para o tamanho das pranchas durante as competições de race batizado de 'Choose your weapon' e uma etapa de Wave. Saiba mais.
1160x770
O formato "Choose your weapon" permitirá ao competidor definir a melhor estratégia na escolha de seu equipamento. Foto: divulgação Waterman League.

 

O APP World Tour, circuito mundial de SUP organizado pela Waterman League, agora com apoio da ISA (International Surfing Association), anunciou nesta sexta-feira (26) quatro etapas confirmadas para o circuito em 2018. As provas serão realizadas nos Estados Unidos (Nova Iorque e São Francisco), França (Paris) e Inglaterra (Londres), sendo a Nova Iorque em formato "Grand Slam", com disputas de Wave e Race. As datas e premiações foram divulgadas da seguinte forma:

 

1. Londres, Inglaterra

7 a 8 de julho
Modalidade: Race
Prêmio-dinheiro: US $ 30.000

 

2. Nova Iorque, EUA

15 a 23 de setembro (Race 15 - 19 / Wave 18 a 23)
Modalidade: race e Wave
Prêmio-dinheiro: $ 55.000 

 

3. São Francisco, EUA

15 de outubro - 2 de novembro (a prova será realizada dentro de um período de espera)
Modalidade: Race
Prêmio-dinheiro: $ 50.000

 

4. Paris, França

8 a 9 de dezembro

Modalidade: Race
Prêmio-dinheiro: US $ 30.000

 

CHOOSE YOUR WEAPON

 

Uma das grandes questões que assolam o mundo das competições internacionais de SUP Race atualmente é a questão do tamanho das pranchas. Enquanto alguns defendem a manutenção do tamanho 12'6" como limite para a categoria Elite, é cada vez maior a adesão das 14 pés nas provas internacionais mais importantes para a categoria Elite.

 

No caso da APP World Tour, que até 2017 adotava a 12'6" como limite para a Elite, as coisas irão mudar para este ano. A partir de agora, os homens que competirão na categoria Elite poderão usar pranchas até 14 pés, já as mulheres até 12'6". A escolha por um limite máximo ao invés de um padrão de tamanho estabelecido foi feita em função das características distintas em cada raia das provas escolhidas em 2018. Enquanto Paris e Londres são disputadas em "flat water", Nova Iorque e São Francisco serão disputadas no mar, em meio a ondas, condição na qual uma prancha menor pode ser mais adequada para o competidor.

 

640x640
Para Candice Appleby (foto) a escolha de tamanhos de pranchas entre homens e mulheres atende a tendência entre as principais provas de SUP race do mundo. Foto: divulgação Waterman League.

 

Já a manutenção do tamanho máximo de 12'6" para as mulheres se deve a uma solicitação das próprias competidoras, segundo a Waterman League, e segue o padrão da Pacific Paddle Games, considerada a mais importante prova não oficial de SUP race do mundo.

 

Candice Appleby comenta a decisão: "Eu realmente acredito que a 12'6" é o melhor para as mulheres por muitas razões, mas, principalmente, porque é muito mais divertido e manobrável para nós e eu quero o que é melhor para a maioria das mulheres em nosso esporte", conclui a atleta, campeã do APP World Tour de 2015, conhecida também por suas reivindicações em prol das competidoras. 

 

A abordagem "Choose your weapon" (do inglês, escolha a sua arma) permitirá que os atletas sejam estratégicos na escolha do equipamento ideal para cada etapa, cada qual com suas peculiaridades em termos de percursos e condições naturais.

Veja também
Paddle League

Paddle League

Vem ai mais um circuito mundial de SUP Race

Competições

Competições

Vem ai a Rei de Búzios 2018

Competições de SUP

Competições de SUP

Elite feminino vai de 14 pés na Carolina Cup 2018

PASA 2017

PASA 2017

Caio leva o ouro e Brasil termina com a prata

PASA 2017

PASA 2017

Brasil rumo ao ouro Pan-Americano

PASA 2017

PASA 2017

SUP Race garante 4 medalhas para o Brasil

Cearense de SUP Wave

Cearense de SUP Wave

Festival Barong Surf Club agita Fortaleza

Mundial da ISA

Mundial da ISA

Mundial da ISA será no Brasil em 2018

Competições

Competições

Lucas Medeiros vence o Washed by the Sea Challenge II

Competições

Competições

Panamericano de Surfe e SUP

Canoagem Onda

Canoagem Onda

Sul-americano de Waveski

CBSUP

CBSUP

Galeria de imagens do IWC 2017

CBSUP

CBSUP

IWC encerra circuito brasileiro com show de SUP Wave

CBSUP

CBSUP

Brasileiro de SUP Wave chega à reta final

Competições

Competições

Aloha Spirit do Leme ao Pontal está de volta