MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Competições de SUP
Balanço das finais do PPG 2017
Por Redação SupClub em 02/10/17
Guilherme dos Reis fica com a 10ª colocação em dia dominado por Connor Baxter e Annabel Anderson. Confira o balanço das finais da prova de SUP race mais importante do mundo.
710x403
Largada da prova de longa distância da Pacific Paddle Games 2017. Foto: Aaron Black-Schmid.

 

Em meio a uma verdadeira constelação de estrelas do SUP race internacional, o último dia do Pacific Paddle Games 2017 teve início com uma impressionante prova de longa distância contando com a participação de cerca de 400 remadores.

 

Balanço do Dia 01 - clique AQUI.

 

À altura da largada o vento terral soprava ameno, dando a impressão de que os competidores não precisariam lidar com as intempéries da natureza, porém, à medida que o tempo passava, os ventos tornaram-se mais fortes, fazendo com que o percurso de volta da prova de 6 milhas (cerca de 10 km) ficasse mais difícil.

 

Na Elite, o veterano Danny Ching assumiu a liderança logo no início, porém, na segunda metade da prova, ele errou o trajeto, dirigindo-se para uma boia que não fazia parte do percurso. Quando Ching percebeu o erro já era tarde demais e o californiano caiu para a sétima colocação. Michael Booth aproveitou o erro de seu adversário e assumiu a primeira colocação, mas seguido de perto por Connor Baxter.

 

EXCLUSIVO: ALZAIR RUSSO MOSTRA OS BASTIDORES DA PPG 2017

 

Na última pernada do circuito, Booth tentou abrir distância, mas Baxter e Ching, a essa altura correndo atrás do prejuízo, não permitiram e também aumentaram o ritmo. Foi então que Baxter conseguiu emparelhar e num sprint muito forte ultrapassar Michael Booth já nos metros finais da prova, vencendo com apenas 9 segundos de diferença. Danny Ching veio logo atrás na terceira colocação.

 

Guilherme dos Reis foi o melhor brasileiro na prova de longa distância, cruzando a linha de chegada na 15ª colocação entre os melhores remadores do mundo. Outros brazucas que marcaram presença na prova foram Vinnicius Martins (23ª colocação) e Eri tenório (36ª colocação).

 

1280x720
Alto astral na prova de SUP race mais importante do mundo. Foto: Alzair Russo.

 

Entre as mulheres, a neozelandesa Annabel Anderson mostrou mais uma vez um performance impressionante conquistando a primeira colocação (pelo segundo ano consecutivo), seguida por  Fiona Wylde e Olivia Piana, respectivamente na segunda e terceira colocação, que travaram um duelo emocionante ao longo da prova, porém, sem nunca ameaçar a líder.

 

Matt Poole, Luke Cuff e Lachie Lansdown foram, respectivamente, Top 3 da prova de paddleboard masculino, enquanto Lizzie Wellborn (primeiro) e Harriet Brown (segundo) ficaram com o pódio do feminino.

 

PÓDIO PARA O BRASIL – A manhã de provas de longa distância trouxe também um excelente resultado para o Brasil com a primeira colocação do vicentino Guilherme Cunha, primeiro colocado na categoria Junior 12 – 14 anos.

 

1280x720
Guilherme Cunha (à dir.) fica com a primeira colocação na prova de longa distância para juniores de 12 a 14 anos. Foto: Alzair Russo.

 

FINAIS DO RACE TÉCNICO

 

Enquanto os profissionais se preparavam para a aguardada final técnica, a categoria Junior entrou em ação para mostrar o futuro do esporte. Primeiro, na bateria das meninas, Jade Howson, de 15 anos, dominou a prova praticamente do início ao fim, enquanto Ryan Funk, de 17 anos, foi o grande campeão entre os meninos.

 

Essa prova contou com a participação de dois brasileiros: Guilherme Cunha, 14 anos, que ficou com a 5ª colocação, e David Leão, 16 anos, décimo colocado.

 

A FINAL MAIS AGUARDADA DO ANO

 

956x543
Connor Baxter e Lincoln Dews disputam, ombro a ombro, a primeira colocação. Foto: Lorenzo Menendez.

 

Encerradas as disputas dos juniores, foi a vez da elite mundial do SUP race entrar na água para disputar a final mais aguardada do ano. Nenhuma prova de race técnico reúne tantos nomes de peso como a PPG. E a torcida brasileira tinha um motivo a mais para acompanhar a disputa, pois Guilherme dos Reis estava lá entre os dez remadores de elite mais rápidos do mundo na briga pela primeira colocação.

 

A primeira final a entrar na água foi a feminina e a local Shae Foudy, tida como uma das favoritas, fez jus à expectativa e assumiu a liderança logo no início. Porém, Olivia Piana, Annabel Anderson e Candice Appleby vinham logo atrás ameaçando sua liderança a todo momento.

 

Mas o dia seria mesmo de Annabel Anderson. A neozelandesa mostrou um poder de recuperação incrível e pouco a pouco foi abrindo distância de suas adversárias até ultrapassar Foudy e abrir uma distância de mais de 30 segundos, vencendo de maneira incontestável.

 

970x647
Annabel Anderson liderou de forma impressionante. Foto: Lorenzo Menendez.

 

Já entre os homens, a briga pelo primeiro lugar foi mais parelha. Após uma largada bem parelha, Connor Baxter e o australiano Lincoln Dews protagonizaram um duelo emocionante pela primeira colocação.

 

A dupla manteve uma disputa ombro a ombro durante os dez minutos finais da prova, mostrando uma técnica perfeita, tanto nas remadas, recuperação, virada de boia e surfe. Não poderia haver margem para erros entre os dois líderes. Impressionante de se ver.

 

Na reta final, Baxter conseguiu abrir uma pequena vantagem sobre Dews, que ainda conseguiu surfar uma marola e se ficar novamente parelho à Baxter. No entanto, o havaiano remou forte e segurou sua posição até cruzar a linha de chegada. Titouan Puyo veio logo atrás na terceira colocação.

 

Único representante do Brasil na grande final da Elite, Guilherme dos Reis cruzou a linha de chagada na honrosa 10ª colocação.

 

Os resultados oficiais serão publicados em breve na página oficial do Pacific Paddle Games.

Veja também
PASA 2017

PASA 2017

Caio leva o ouro e Brasil termina com a prata

PASA 2017

PASA 2017

Brasil rumo ao ouro Pan-Americano

PASA 2017

PASA 2017

SUP Race garante 4 medalhas para o Brasil

Cearense de SUP Wave

Cearense de SUP Wave

Festival Barong Surf Club agita Fortaleza

Mundial da ISA

Mundial da ISA

Mundial da ISA será no Brasil em 2018

Competições

Competições

Lucas Medeiros vence o Washed by the Sea Challenge II

Competições

Competições

Panamericano de Surfe e SUP

Canoagem Onda

Canoagem Onda

Sul-americano de Waveski

CBSUP

CBSUP

Galeria de imagens do IWC 2017

CBSUP

CBSUP

IWC encerra circuito brasileiro com show de SUP Wave

CBSUP

CBSUP

Brasileiro de SUP Wave chega à reta final

Competições

Competições

Aloha Spirit do Leme ao Pontal está de volta

CBSUP

CBSUP

SUP Wave entra em ação nas ondas de Ibiraquera

Competições

Competições

Washed by the Sea Challenge II

CBSUP

CBSUP

Gui e Lena bicampeões brasileiros de SUP race

CBSUP

CBSUP

Inscrições para o IWC vão até dia 20