MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Competições de SUP
Bastidores da PPG 2017
Por Alzair Russo em 02/10/17
Direto da Califórnia, Alzair Russo bate um papo com atletas e fabricantes e fala com exclusividade para o SupClub sobre os bastidores e as tendências reveladas na maior prova de SUP race do mundo.
PPG 2017. Tendências e bastidores a maior prova de SUP race do mundo. Foto: Alzair Russo.
PPG 2017. Tendências e bastidores a maior prova de SUP race do mundo. Foto: Alzair Russo.

Este ano tive a oportunidade de acompanhar de perto a Pacific Paddle Games 2017, considerada a prova de SUP race mais importante do mundo.

 

São vários os fatores que tornam essa competição tão importante, e vão desde a premiação recorde de US$ 60 Mil, que garante a presença de praticamente todos os remadores de Elite do mundo, às categorias de base, muito valorizadas, grande participação de atletas amadores (este ano foram cerca de 400) e a feira de equipamentos que rola simultânea ao evento.

 

Na PPG você tem a oportunidade de ver de perto quem são os homens e mulheres mais rápidos do mundo e também quais são as tendências em termos de equipamento.

 

Eu, como fabricante de pranchas, vejo esse evento como uma oportunidade ímpar para me atualizar em termos de equipamentos e tendências. Muitos fabricantes aproveitam para testar seus protótipos aproveitando a presença dos tops.

 

Uma tendência que está crescendo é a de pranchas com mais volume. Você vê mesmo atletas leves remando em stand ups com bastante borda, mas com uma área em forma de cockpit, usada para compensar o volume geral da prancha. Sim, tem pranchas mais finas também, porém, essas com mais volume, acredito, estão virando tendência.

 

Guilherme dos Reis e Eri Tenório falam sobre as pranchas "Custom": 

 

 

As quilhas também estão cada vez mais variadas. Difícil apontar um caminho nesse momento, pois há muita variedade de tamanhos e formatos, inclusive em quantidade. Vi alguns tops usando pranchas com três quilhas e outros com uma quilha menor, no meio da prancha, para dar mais “drive”.

 

A fibra de carbono ainda reina entre os materiais e fica cada vez mais evidente o domínio das pranchas “custom”, ou seja, aquelas fabricadas em série, em relação às “hand shape”, que são as pranchas feitas à mão.

 

É compreensível. Obviamente uma prancha feita à mão é um equipamento diferenciado e único. Porém, na velocidade em que esse esporte está evoluindo, qualquer detalhe faz muita diferença quando falamos de atletas de alto rendimento. O olhar do shaper sempre será o diferencial, mas somente as máquinas irão garantir a produção de pranchas de alta performance em série.

 

Atuo no ofício de shaper há mais de 30 anos e sei muito bem o valor de uma prancha feita à mão, porém, em termos de SUP race, se você quiser manter-se na vanguarda, não tem como fugir dos softwares 3D e máquinas de shape, um padrão de produção no qual nós da Tangaroa/ Seapoxy já trabalhamos há anos.

 

Por fim, foi muito bacana rever amigos do mercado internacional e também atletas como o mexicano Fernando Stalla, vencedor da Battle of Paddle Brasil 2014, que se tornou um grande amigo e me pediu para mandar “saludos” para todos no Brasil!

 

Aloha

 

 

Alzair Russo é competidor e shaper pioneiro. Hoje ele produz as pranchas da Tangaroa/ Seapoxy.

Veja também
PASA 2017

PASA 2017

Caio leva o ouro e Brasil termina com a prata

PASA 2017

PASA 2017

Brasil rumo ao ouro Pan-Americano

PASA 2017

PASA 2017

SUP Race garante 4 medalhas para o Brasil

Cearense de SUP Wave

Cearense de SUP Wave

Festival Barong Surf Club agita Fortaleza

Mundial da ISA

Mundial da ISA

Mundial da ISA será no Brasil em 2018

Competições

Competições

Lucas Medeiros vence o Washed by the Sea Challenge II

Competições

Competições

Panamericano de Surfe e SUP

Canoagem Onda

Canoagem Onda

Sul-americano de Waveski

CBSUP

CBSUP

Galeria de imagens do IWC 2017

CBSUP

CBSUP

IWC encerra circuito brasileiro com show de SUP Wave

CBSUP

CBSUP

Brasileiro de SUP Wave chega à reta final

Competições

Competições

Aloha Spirit do Leme ao Pontal está de volta

CBSUP

CBSUP

SUP Wave entra em ação nas ondas de Ibiraquera

Competições

Competições

Washed by the Sea Challenge II

CBSUP

CBSUP

Gui e Lena bicampeões brasileiros de SUP race

CBSUP

CBSUP

Inscrições para o IWC vão até dia 20