MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
ISA World SUP 2019
Brasileiros seguem na briga
Por Redação SupClub em 01/12/19
Matheus Salazar, Leco Salazar e Aline Adisaka brigam por vaga na grande final do evento.

Time Francês está prestes a fazer a história do StandUp Paddle, mantendo a liderança no ranking geral de equipes, com um dia restante no Campeonato Mundial de SUP e Paddleboard ISA 2019 da Surf City El Salvador.

1200x801
Justine Dupont comanda uma das melhores campanhas da equipe Francesa

 

Uma medalha de ouro seria a primeira do Team France nos oito anos de história do evento, depois de ter ficado perto em 2016 e 2017 com a medalha de prata.


A França ainda tem dois surfistas de SUP remanescentes no evento, aumentando sua liderança sobre a equipe EUA e Espanha. Todas as três nações perderam dois surfistas durante o dia da competição.


A francesa Benoit Carpentier e Justine Dupont já chegaram à final do Main Event masculino e feminino, a apenas uma vitória de uma vaga na Grand Final e um pódio garantido.


"Estou realmente orgulhosa dos meus companheiros de equipe", disse Dupont. "Adoro esse tipo de evento com orgulho nacional e camaradagem por equipes. Estou feliz por chegar ao último dia em busca do ouro".

Carpentier mostrou total domínio nos primeiros três dias de SUP Surfing, obtendo o maior total a cada dia na Divisão Masculina. Sua pontuação de 16,73 corresponde ao total anterior do maior evento ganho na sexta-feira.

As últimas esperanças restantes para Espanha e EUA no evento são todas nas Rodadas de Repescagem - Iballa Ruano e Guillermo Carracedo na Espanha, Candice Appleby e Zane Schweitzer nos EUA.

O swell sul antecipado chegou com condições fantásticas no penúltimo dia de competição. As ondas de até 6 pés produziram as maiores pontuações de calor do evento até agora.

O italiano Airton Cozzolino continuou a impressionar em sua estréia na ISA, obtendo a maior pontuação de ondas do evento entre todos os surfistas com 9,33 na Divisão Masculina.


Cozzolino avançou para a final do Main Event Masculino, onde se juntará a Riki Horikoshi, do Japão, Carpentier da França e Alex Salazar, do Brasil.

1600x900
Leco Salazar com atuações sólidas vem fazendo uma ótima campanha no evento.

 

Justine Dupont também brilhou com a maior pontuação de ondas femininas do evento, ganhando excelentes 8,5 pontos.

 

Dupont, que também é presidente da Comissão de Atletas da ISA, voltará à água no domingo na final do Main Event Feminino, contra a tricampeã mundial da Austrália, Shakira Westdorp, a japonesa Yuka Horikoshi e a medalhista de prata panamericana Vania Torres.

Yuka e Riki Horikoshi, a dupla de irmãos da Team Japan, permanecem invictos no evento e podem fazer história no domingo como a única combinação de irmãos que já conquistou medalhas nas duas divisões de SUP Surfing.

Riki conquistou a segunda maior pontuação do evento, atrás de Cozzolino, com 8,93 pontos, demonstrando o surf que merece uma medalha no dia da final.

Os surfistas do outro lado do sorteio, atualmente colocados nas Semifinais de Repescagem, precisarão passar mais duas baterias para chegar à Grande Final e garantir uma medalha.

 

Max Torres, de Porto Rico, avançou para a Repescagem Final e deixou sua empolgação ao chegar ao dia da final.

 

"Este é o meu primeiro campeonato mundial da ISA e eu não esperava chegar tão longe", disse Torres. "Ganhar uma medalha de ouro seria incrível para mim, e um sonho tornado realidade para minha nação como a primeira para Porto Rico em SUP Surfing".

1200x801
Matheus Salazar segue forte na disputa para uma vaga na grande final

 

Aproveitando a atenção global que o Campeonato Mundial trouxe a El Salvador, o Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais realizou um lançamento de tartarugas em El Sunzal para conscientizar as conversas sobre a vida selvagem em El Salvador.

 

Dezenas de atletas internacionais participaram para testemunhar as tartarugas começarem suas viagens ao oceano.

 

"O meio ambiente e o turismo estão intimamente relacionados", disse o ministro do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Fernando López. "Estamos trabalhando para proteger e conservar nossa natureza e vida selvagem.

 

"O mais importante a saber é que a beleza que você vê aqui no El Sunzal é El Salvador, não as imagens negativas que você vê nas notícias."

 

A previsão mostra que o swell visto de sábado se intensifique para as finais no domingo.

 

O presidente da ISA, Fernando Aguerre, disse:

 

"Uma semana histórica de competição está chegando ao fim em El Salvador. Toda a emoção, camaradagem e orgulho nacional culminarão no domingo, quando coroarmos mais dois medalhistas de ouro e o campeão mundial de equipes.

 

"Estou orgulhoso dos atletas por terem representado suas nações com tanto orgulho e de nossos parceiros em El Salvador por oferecerem uma competição de nível mundial que esses atletas merecem tanto.

 

"Estou ansioso para assistir a próxima página escrita de história amanhã em El Sunzal."

 

O Campeonato Mundial de SUP e Paddleboard ISA World Surf City El Salvador de 2019 pode ser visto ao vivo no isasurf.org de 24 de novembro a 1 de dezembro.

 

O cronograma restante da competição é o seguinte, sujeito a alterações.

1 de dezembro

SUP Surf

Cerimônia de encerramento

Veja também
Festival ASM de Surf 2019

Festival ASM de Surf 2019

SUP chega junto

ISA World SUP 2019

ISA World SUP 2019

Highlights day Final

ISA World SUP 2019

ISA World SUP 2019

Leco Salazar conquista o bronze

ISA World SUP 2019

ISA World SUP 2019

Highlights day 7

ISA World SUP 2019

ISA World SUP 2019

Highlights day 6

ISA World SUP 2019

ISA World SUP 2019

Leco Salazar gigante em El Salvador

ISA World SUP 2019

ISA World SUP 2019

Highlights day 5

ISA World SUP 2019

ISA World SUP 2019

Brasil avança no Sup Wave

ISA World SUP 2019

ISA World SUP 2019

Highlights day 4

ASUPCE

ASUPCE

Ceará terra dos remos

ISA World SUP 2019

ISA World SUP 2019

Brasil conquista Bronze na prova técnica

ISA World SUP 2019

ISA World SUP 2019

Highlights day 3

ISA World SUP 2019

ISA World SUP 2019

Time Brasil segue forte na disputa

ISA World SUP & Paddleboard

ISA World SUP & Paddleboard

Highlights SUP Race & Paddleboard

Brasil é ouro

Brasil é ouro

Vinni vence a Long Distance