MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Competições
Competindo em família
Por Alexandre Koda em 13/04/17
Paulão e Guilherme dos Reis competem juntos na primeira etapa do KOPA, marcada para os dias 29 e 30 de abril em Toque Toque Pequeno, São Sebastião (SP). Saiba mais.
670x446
De pai pra filho: Paulão e Guilherme dos Reis competem juntos na primeira etapa do KOPA, em Toque Toque Pequeno. Foto: Luciano Meneghello.

 

A primeira etapa 2017 do KOPA – The King of Paddle – terá presença da dupla Paulão e Guilherme dos Reis, pai e filho que treinam e competem juntos há cerca de dois anos nas modalidades Canoa Havaiana e Stand up Paddle. Marcada para os dias 29 e 30 de abril em Toque Toque Pequeno, São Sebastião, a competição promete disputas acirradas entre a família.

 

Guilherme tem 18 anos e ostenta o título de Campeão Brasileiro de Sup Race e Sup Race Maratona, conquistados em 2016 após vários anos dedicados ao treinamento diário com seu pai. Segundo Paulão, ele se interessou pelo esporte por volta dos sete anos quando começou a disputar a categoria de barcos à vela Optimist, porta de entrada para crianças. “Eu competia de Windsurfe e sempre levava o Gui para acompanhar os campeonatos. Mas foi entre 2011 e 2012, quando comecei a remar, que ele veio junto, pegou gosto pela coisa e comecei a treiná-lo”, conta o pai orgulhoso.

 

Guilherme lembra que viajava com o pai por lazer nas provas de Windsurfe, mas em 2012 aceitou o desafio de participar pela primeira vez de uma competição de Stand Up. “Eu e meu pai treinamos uma semana para esse evento. Ele foi terceiro na categoria profissional, eu sexto na kids e a partir daí passamos a nos dedicar ao SUP”.

 

A dupla costuma fazer dois treinamentos diários, um de SUP e outro de Canoa Havaiana, e a convivência dentro da água não prejudica a relação pai e filho com a de treinador. “Ele é bastante disciplinado, me ouve e conseguimos separar bem as duas coisas”, conta Paulão. Guilherme confessa, porém, que algumas discussões são inevitáveis. “Às vezes é difícil, mas tenho que lembrar que na água quem está falando comigo é meu treinador, não meu pai, e vice-versa quando estamos longe dos treinos”.

 

Paulão ostenta diversos títulos na carreira, como Brasileiro e Mundial de Windsurfe, o brasileiro de SUP e o vice mundial na Canoa Havaiana com a equipe SAMU. Mas, a vitória que ele mais comemorou foi em 2015, quando Guilherme o superou pela primeira vez em uma competição. “Venho preparando o Gui desde pequeno, hoje vejo o resultado dando certo e fico muito feliz. Ele dizia que um dia chegaria na minha frente e a hora chegou, faz tempo que não ganho dele”, confessa. “Ele me treina para evoluir a cada dia e tenho certeza que ficou muito orgulhoso desse resultado”, lembra Guilherme.

 

Paulão conta que, apesar da vontade em ter o filho no mundo dos esportes náuticos, o primeiro incentivo foi que ele focasse nos estudos. “Eu disse que ele teria meu apoio, desde que seguisse estudando. Ele terminou o ensino médio e logo mais deve ingressar na faculdade”. Guilherme morava com a avó em São Paulo, época em que gostava mais de uma bola de futebol do que uma prancha, mas isso mudou quando passou a viver com o pai em Ilhabela. “Hoje nossa relação é muito forte, porque fazemos quase tudo juntos dentro e fora dos treinos e competições”

 

Além da companhia de Guilherme, Paulão também treina e compete com sua esposa, Aline Adisaka, campeã brasileira de Sup Wave e Sup Race Sprint. “Pela relação marido mulher às vezes é preciso ter um pouco mais de paciência. Mas ela me ouve bastante nos treinos e é muito dedicada”.

 

Em 2016 Paulão dos Reis não pôde estar presente no KOPA – The King of Paddle – devido a outros compromissos, mas já confirmou presença na etapa de Toque Toque Pequeno para acompanhar de perto a estrutura do evento. “Todos com quem conversei elogiaram bastante o KOPA, dizendo que é uma prova que valoriza bastante o atleta. Isso é muito bom, são os pequenos detalhes que fazem diferença”, comenta.

 

As inscrições para a primeira etapa do KOPA – The King of Paddle – seguem abertas e podem ser feitas pelo site oficial, o www.kopabrasil.com.br.

Veja também
Competições

Competições

Vem ai a Rei de Búzios 2018

Competições de SUP

Competições de SUP

Elite feminino vai de 14 pés na Carolina Cup 2018

PASA 2017

PASA 2017

Caio leva o ouro e Brasil termina com a prata

PASA 2017

PASA 2017

Brasil rumo ao ouro Pan-Americano

PASA 2017

PASA 2017

SUP Race garante 4 medalhas para o Brasil

Cearense de SUP Wave

Cearense de SUP Wave

Festival Barong Surf Club agita Fortaleza

Mundial da ISA

Mundial da ISA

Mundial da ISA será no Brasil em 2018

Competições

Competições

Lucas Medeiros vence o Washed by the Sea Challenge II

Competições

Competições

Panamericano de Surfe e SUP

Canoagem Onda

Canoagem Onda

Sul-americano de Waveski

CBSUP

CBSUP

Galeria de imagens do IWC 2017

CBSUP

CBSUP

IWC encerra circuito brasileiro com show de SUP Wave

CBSUP

CBSUP

Brasileiro de SUP Wave chega à reta final

Competições

Competições

Aloha Spirit do Leme ao Pontal está de volta

CBSUP

CBSUP

SUP Wave entra em ação nas ondas de Ibiraquera

Competições

Competições

Washed by the Sea Challenge II