MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Circuito Cearense de SUP Race
Desafio dos Deuses
Por Marco Gorayeb em 21/08/18
Eu tenho um amor muito grande pelo Ceará e por todas as grandes emoções que vivi aqui com o SUP.
Desafio dos Deuses. Foto: Marco Gorayeb
Desafio dos Deuses. Foto: Marco Gorayeb

Eu tenho um amor muito grande pelo Ceará e por todas as grandes emoções que vivi aqui com o SUP.  Faz um tempo que venho para Fortaleza à trabalho e sempre tenho remando com os amigos do race local. Foi com grande alegria e satisfação  que recebi o convite do Alex Araujo amigo de longa data para colaborar com material para o Sup Club Waves.

No sábado passado, dia 18 de agosto acompanhei na Lagoa do Colosso a 3ª etapa do circuito de sup race do estado do Ceará. O local e muito favorável para a iniciação e pratica do sup, pois o vento forte daqui na temporada, pode dificultar bastante a remada dos iniciantes, já tinha ouvido falar muito do local pelos amigos e pelo parceiro Alex Araujo,  pioneiro do sup no Brasil e Ceará que tinha sua base no local.

Fiquei impressionado com o evento, a organização estava redonda com a competição fluindo dentro do que foi planejado na parte técnica, mas o que me marcou foi a união a amizade e a presença das famílias junto dos atletas, participanto e vibrando intensamente em todos momentos da competição.

A prova começou com a categoria kids,  os pais atletas, ou não,  ajudavam seus filhos  à colocar as pranchas  na agua, davam instruções e auxiliavam como verdadeiros coachs profissionais,  uma coisa linda de se ver  que na minha opinião é o caminho que o esporte deve seguir, formar na base mas manter a qualidade das outras categorias principalmente A PROFISSIONAL, com a entidade nacional fortalecendo e apoiando esse trabalho.

Na sequência a categoria PNE, os portadores de necessidades especiais, uma prova que  emocionou e  levou as lágrimas ao presenciar ali pessoas sem seus membros inferiores ou superiores, competindo com muita vontade,  alegria e garra, vale ressaltar o trabalho realizado com as criancas PNE no local que e referencia e exemplo para todos.

Na  largada sequenciada  vieram os  profissionais e amadores, seguidos do fun race. Na largada da profissional a  equipe da Kayaqueria Paulo Vasco Team travou um duelo particular. Meu amigo de longa data Guilherme Juca Bala largou forte e beneficiou-se  de uma queda do seu Coach Paulo Vasco. O resto do time veio agrupado mais atrás alguns fazendo esteira mas na maioria da prova cada um remando por si.

840x560
Desafio dos Deuses. Foto: Marco Junior

 

Guilerme Juca bala liderou a 1ª das 8 voltas do total de 8km,  na montada da 2ª boia caiu e teve uma caimbra que o fez perder um  tempo precioso.  Enquanto isso Paulo Vasco vinha remando forte numa prova de recuperação e foi passando todos os membros da equipe que estava a sua frente, .Guilherme Juca Bala perdeu quatro posições e manteve essa colocaçao ate o final, Paulo Vasco disparou na 2ª volta e abriu ampla vantagem sobre os demais que travaram uma disputa familiar doméstica, entre pais, filhos e amigos de equipe para decidir quem ia subir nos lugares mais altos do pódio.

 

A prova foi disputada remada a remada, enquanto isso as famílias e esposas dos atletas se posicionaram num cais no percurso da prova, onde faziam um grande barulho estimulando, torcendo e zoando os competidores no melhor espírito de humor cearense.  Não bastava o cara ter de remar forte em condições climáticas adversas, tinha de passar pelo ponto da zoação onde as esposas ficavam tocando o terror e morrendo de rir dos mesmos, emanando  muita energia boa e alegria mostrando que esse e o verdadeiro caminho do esporte, compartilhar a água com a família e os amigos.

Fiquei muito feliz em cobrir esse campeonato,  como um dos pioneiros do esporte preocupado com o rumo do mesmo e a formação de atletas eu acredito piamente que o caminho da evolução e desenvolvimento do sup passa pelo crescimento e trabalho correto realizados  pelas associações locais, com  formação de atletas  e a realização de competições com bom nível técnico. Fiquei muito feliz com a receptividade e a hoispitalidade de todos que me trataram muito bem.  Agradeço ao amigo Guilherme Juca Bala pela amizade e parceiria, ao time kayaqueria pela energia e hospitalidade e ao amigo e coach atleta  Paulo Vasco  pela acolhida e ajuda na minha preparação.

 

840x560
Desafio dos Deuses. Foto: Marco Junior

 

No final fiquei com uma excelente impressão sobre o trabalho realizado aqui e conversando com o presidende da ASUPCE , o medico e atleta Alexandre entendi o porque do sucesso do trabalho.  ¨A  asupce funciona bem porque é uma engrenagem, um grupo, sozinho a gente não faz nada e graças a Deus essa engrenagem esta bem azeitada e todos são profissionais liberais que nao dependem,  que nao vivem do esporte mas vivem para o esporte. Profissionais que se doam para a entidade, por isso tem dado tao certo.

Parabenizo a todos envolvidos nesse belo trabalho  dessa associação pioneira que fez uma etapa no 1º ano do circuito brasileiro de Sup race o Desafio Kaluana  uma prova inesquecivel  que mudou a minha vida e permitiu sagrar-me vice campeão brasileiro Unlimited no 1º ano do circuito no Brasil  apos um câncer no rim.

 

Agradeço a todos da ASUPCE pela  espirito aloha e ao Alex Araujo e ao Waves \ SupClub pela oportunidade de colocar no papel e na rede nossas aventuras vivências e experiencias com o sup pelo Brasil e pelo mundo.. estou aqui em Fortaleza aguardando a temporada de downwind que promete enquanto isso vamos remando e surfando ...MAHALO

* Marco Gorayeb é um dos pioneiros do SUP no Brasil, o primeiro remador a realizar a volta da Ilha de Floripa, meu amigo e capitão nas minhas aventuras. Gorayeb é nosso informante na terra dos Verdes Mares.

3a Etapa do Circuito Cearense de SUP Race - Desafio dos Deuses

 

Organização: Shark Assessoria Aquática e Run4tal.

 

Chancela Oficial da ASUPCE.

 

Local: Colosso Fortaleza

 

Data: 18 de agosto de 2018.

 

Resultados  (1ªs colocações)

 

Categoria Race Pro M:

1o. Paulo Vasco

2o. Tom Amorim

3o. Sânio Loureiro

4o. Paulo Marcello Porto

5o. Guilherme Júnior 

 

Categoria Race Pro Master M:

1o. Sânio Loureiro

2o. Haroldo Máximo 

 

Categoria Race Amador M:

1o. João Pedro Magnavita

2o. Zeba Vilas Boas

3o. Killrreges Cardoso

 

Categoria Race Amador F:

1o. Elaine Cristina

2o. Kilvia Cardoso

 

Categoria Funrace Open M:

1o. Jefferson de Paula

2o. Newton Martins  (Tito)

3o. Leandro Ponte

 

Categoria Fun Race Master M:

1o. Sebastião Neto

2o. Paulo Gabriel (Biel)

3o. André Leandro

 

Categoria Fun Race Master F:

1o. Binha Barros

2o. Luciana Romano

3o. Ligia Queiroz

 

Categoria Kids M:

1o. Rafael Romano

2o. Artur Guilherme 

3o. Rafael Lira

 

Categoria Kids F:

1o. Mirella Cardoso 

2o. Julia Máximo 

3o. Nirla Maria 

 

Categoria Kids Especial  (PCD):

1o. Uglilberto Gomes

2o. Wiliam Crispim 

3o. Gabriel Fernandes 

 

Categoria Especial (PCD) - SUP M

1o. Francisco Elione

2o. Fernando Farias

3o. Pedro Isaac

 

Categoria Especia (PCD) - SUP F:

1o. Clariene Abreu 

 

Categoria Especial  (PCD) - Caiaque M

1o. Nilberto Abreu

 

Categoria Passeio:

1o. Sylvia Melo

 

Veja também
New York SUP Open

New York SUP Open

Ao Vivo!

Rei de Búzios

Rei de Búzios

Evento rola de 10 à 11 de novembro

New York SUP Open

New York SUP Open

Day #3 – Boletim Diário

New York SUP Open

New York SUP Open

Leco comanda o Show

Brazilian Storm em NY

Brazilian Storm em NY

Brasil avança nas triagens

NY Sup Open A0 vivo!

NY Sup Open A0 vivo!

Brasil na água em Long Beach!!

New York SUP Open

New York SUP Open

Assista ao vivo!!

Neutrox Weekend 2018

Neutrox Weekend 2018

Barra da Tijuca recebe evento

Show Brazuca em NY

Show Brazuca em NY

Atletas dominam Long Beach

New York SUP Open

New York SUP Open

Connor Baxter vence em long Beach

New York SUP Open

New York SUP Open

Race Técnico na água

De olho na vaga

De olho na vaga

Léo Gimenes direto de NY

New York SUP Open

New York SUP Open

Day OFF nesta Terça-Feira

Experiência de vida

Experiência de vida

Alex Durand em foco.

New York SUP Open

New York SUP Open

Direto de Long Beach

New York SUP Open

New York SUP Open

Batalhas definidas.