MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Competições
Diário da Carolina Cup - Balanço da prova
Por Américo Pinheiro em 22/04/17
Américo Pinheiro conta tudo sobre a Carolina Cup, realizada neste sábado (22), e comemora os bons resultados dos brasileiros entre os melhores atletas de SUP race do mundo. Confira.
1280x960
Time brasileiro fez bonito na Carolina Cup. Foto: Arquivo pessoal.

 

O dia começou bem cedo pra gente. Eu e a Lena levantamos às 6h45, entramos em contato com o Caio e com o Vinni e fomos conferir as condições. O vento já estava forte e isso pra gente foi muito bom, pois era a condição que esperávamos encontrar.

 

Então seguimos para a prova e o lugar já estava cheio de gente, muito difícil estacionar. A sorte é que estamos com um suporte excelente da Mistral por aqui e o pessoal deixou a gente na área de competição e depois saiu para buscar os taitianos.

 

768x960
Titouan Puyo vence a Carolina Cup após briga apertada contra Travis Grant. Foto: Divulgação.

Primeiro largaram as canoas, depois o paddleboard e depois foi a vez do stand up paddle. Muita gente competindo de SUP. Só na Elite tinham cerca de 400 atletas. Impressionante.

 

Primeiro largaram os homens e o Vinni largou muito bem. Ele me disse que contornou a boia em segundo e já partiu para o downwind que é a especialidade dele, mas, infelizmente, acabou caindo e perdeu algumas posições nessa hora. Mas mesmo assim entrou no canal junto com o segundo pelotão. (Nota: o percurso da prova compreendia a largada na praia onde os competidores remavam até a entrada de um canal, depois remavam por uma área abrigada de estuário, contornando uma ilha, para depois entrarem novamente em mar aberto até a linha de chegada).

 

No pelotão da frente estavam o Titouan Puyo (que viria a vencer a prova), Travis Grant, Mo Freitas, Connor Baxter, Michael Booth, e mais alguns outros monstros do SUP race. E o Vinni vinha na cola, junto com o segundo pelotão.

 

Enquanto isso, entre as mulheres, a Fiona Wylde veio puxando a esteira seguida pela Annabel Anderson, Olivia Piana, April Zil e a Lena. Um pouco mais atrás vinha a Seychelle Hattingh e a Penelope Strickland, que formavam o pelotão da Elite feminina.

 

Na parte do canal, entre os homens, o Georges Cronsteadt, que liderava o segundo pelotão, onde estava o Vinni, imprimiu um ritmo fortíssimo e conseguiu alcançar o primeiro pelotão, unindo ambos. Com isso, todos esses remadores saíram do canal e entraram na última pernada parelhos. Isso foi muito bom Vinnicius, porque essas condições de downwind em mar aberto são muito parecidas com Manguinhos, em Búzios, onde ele treina e, de fato, a partir desse momento ele ganhou várias posições.

 

E assim, nosso representante brazuca chegou na sexta colocação bem perto do Connor Baxter, um resultado excelente. A vitória ficou com o Titouan Puyo. (Veja os Top 10 no final da matéria).

 

1280x960
Diário da Carolina Cup: Américo comemora a 6ª colocação de Lena e Vinnni entre os melhores do mundo. Caio Vaz também fez bonito. Foto: Arquivo pessoal.

  

A Lena também fez bonito. Ele vinha brigando pela 5ª colocação com a Seychelle até a saída do canal, porém, começou a sentir dores e câimbras devido ao esforço. Mesmo assim ela segurou a posição até o início do downwind, onde ela, assim como o Vinni, é muito forte nessas condições. Porém, devido à movimentação dos barcos, a Lena acabou caindo da prancha por conta de uma onda lateral e a Seychelle conseguiu abrir vantagem. Ao final, a Lena chegou na sexta colocação entre as melhores do mundo e a primeira colocação foi conquistada pela Annabel Anderson que dispensa apresentações!

 

O Caio Vaz, mesmo não sendo um atleta de SUP focado no race, remou muito bem terminando a prova na 41ª colocação. Se ele pegar gosto pelos treinos e race e passar a competir regularmente nessa categoria, vai dar muito trabalho.

 

Por fim, a Dani Paiva, outra atleta que representou o Brasil também fez bonito chegando na 18ª colocação entre as mulheres. 

 

Essa prova foi incrível e os brasileiros, mesmo com poucos representantes, mostraram que estamos em um nível muito alto. Agora é focar para o Brasileiro que acontecerá em Florianópolis entre os dias 04 e 07 de maio. Obrigado a todos pela torcida e parabéns aos nossos atletas do SUP race!

 

Carolina Cup 2017 - Top 10 Elite Race 

 

ELITE MASCULINO

 

1. Titouan Puyo (FRA | NSP/QB)
2. Travis Grant (AUS | NSP/QB) 
3. Georges Cronsteadt (TAH | 425)
4. Steeve Teihotaata (TAH | Mistral) 
5. Connor Baxter (HAW | Starboard)
6. Vinnicius Martins (BRA | JP)
7. Kelly Margetts (AUS | Sunova/QB)
8. Josh Riccio (USA | F-One)
9. Rete Ebb (TAH | Mistral)
10. Danny Ching ( USA | 404)

 

ELITE FEMININO

 

1. Annabel Anderson (NZL | free agent*)
2. Fiona Wylde (USA | Starboard)
3. Olivia Piana (FRA | Starboard)
4. April Zilg (USA | Hobie)
5. Seychelle Hattingh (USA | SIC)
6. Lena Ribeiro (BRA | Mistral)
7. Penelope Strickland (NZL | Starboard)
8. Susak Molinero (SPA | RRD/QB)
9. Hannah Hill (USA | Naish)
10. Lexi Alston (USA | Hobie/QB)

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

 

Carolina Cup na contagem regressiva

 

Diário da Carolina Cup #1

 

Diário da Carolina Cup #2

 

Titouan Puyo vence a Carolina Cup

 

 

 

Veja também
Paddle League

Paddle League

Vem ai mais um circuito mundial de SUP Race

APP World Tour

APP World Tour

APP World Tour define tamanhos de pranchas para o circuito em 2018

Competições

Competições

Vem ai a Rei de Búzios 2018

Competições de SUP

Competições de SUP

Elite feminino vai de 14 pés na Carolina Cup 2018

PASA 2017

PASA 2017

Caio leva o ouro e Brasil termina com a prata

PASA 2017

PASA 2017

Brasil rumo ao ouro Pan-Americano

PASA 2017

PASA 2017

SUP Race garante 4 medalhas para o Brasil

Cearense de SUP Wave

Cearense de SUP Wave

Festival Barong Surf Club agita Fortaleza

Mundial da ISA

Mundial da ISA

Mundial da ISA será no Brasil em 2018

Competições

Competições

Lucas Medeiros vence o Washed by the Sea Challenge II

Competições

Competições

Panamericano de Surfe e SUP

Canoagem Onda

Canoagem Onda

Sul-americano de Waveski

CBSUP

CBSUP

Galeria de imagens do IWC 2017

CBSUP

CBSUP

IWC encerra circuito brasileiro com show de SUP Wave

CBSUP

CBSUP

Brasileiro de SUP Wave chega à reta final

Competições

Competições

Aloha Spirit do Leme ao Pontal está de volta