
Haviam mais de 650 atletas e pelo menos 3 mil pessoas nas areias da praia prestigiando o evento, entre atletas, parentes, remadores, torcedores e moradores de Charitas e São Francisco. 25 clubes participaram do campeonato, com atletas variando de 14 a 72 anos. As equipes foram divididas nas categorias: Master 40+, Master 50+, Master 60+, Open, todas essas com divisão de Masculino, Feminino e Mista). Mais a categoria estreante que havia masculino e feminino, sem a mista. Todas as provas foram de 6 km, com exceção da Open que foram 12 km.

O grande destaque dessa etapa foi mais uma vez o clube de Niterói: Mauna Loa Niterói Wa'a que subiu 8 vezes ao pódio, e foi o campeão da etapa. O clube já havia sido campeão nas etapas de Macaé e Cabo Frio. Esse ano o clube busca o seu quinto título estadual.
Lista dos 8 pódios do Mauna Loa:
1º lugar Estreante Feminina
1º lugar Máster 40+ Masculino
1º lugar Master 40+ mista
1º lugar Master 50 Mista
2º lugar Open Masculino
2º lugar Open Feminina
2º lugar Master 60 mista
3º lugar Estreante Masculino.
A canoa hoje é o esporte que mais cresce no estado. Cada vez mais adere adeptos, por ser ao ar livre, por não ter tanto impacto, trabalha quase todos os músculos do corpo. Além trabalhar a mente, sendo considerado por muitos como uma terapia (Thiago Barcellos) .
A canoa está deixando de ser um esporte amador que cada vez está exigindo mais dos atletas, as chegadas e as provas tem sido cada vez mais disputadas.
O evento foi de altíssimo nível e contou também com o apoio da secretaria de esportes e lazer de Niterói, inclusive com a presença do secretário de esportes, Luiz Carlos Gallo.

