MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
ISA World SUP 2019
Experiência na raia
Por Redação SupClub em 06/11/19
Patrick Winkler confirmado para o campeonato mundial de Paddleboard.
Sorriso, após o no Dune Paddle Crossinga na Francça, Patrick Winkler
Sorriso, após o no Dune Paddle Crossinga na Francça, Patrick Winkler

Pela quarta vez, o atleta defenderá o Brasil no ISA Games.

 

O ISA Games 2019 acontecerá no final do mês de novembro em El Salvador, na América Central.  A “turbulência“ foi o anúncio de maneira tardia, pela federação internacional, que só confirmou a realização do evento há apenas 30 dias.

 

ISA Games SUP & Paddleboard entrega os títulos de campeão mundial, referente as modalidades citadas. No caso específico do paddleboard, serão 2 provas: a Long Distance (com 18K de distância) e a Technical Race (com 4k remando nas ondas).

 

Patrick Winkler de São Paulo, será o representante na prova longa e Rogério Melo de Santos, competirá na prova técnica. Esta é a quarta participação de Winkler em campeonatos mundiais e é o atleta brasileiro com mais experiência em provas internacionais, na modalidade paddleboard.

 

Winkler figurou no TOP 10 em 2017 na Dinamarca e em 2018 na China. Porém, sua participação no ISA Games da China foi conturbada pois seu pai veio a falecer no mesmo dia da competição. Patrick teve que voltar as pressas ao Brasil para amparar o momento mais difícil da família Winkler.

 

Para a edição El Salvador 2019, o atleta está pronto alcançar objetivos ousados e conversamos com o remador paulistano.

 

SUP CLUB: Olá Patrick, parabéns pela sua quarta participação no ISA Games. O que acha da competição ser realizada em El Salvador?

 

PW: Acho incrível. Já competi em lugares frios, como o ISA Games da Dinamarca e em lugares com mar com poucas ondas, como na China. El Salvador será uma arena com ondas, água quente e muita “leitura de mar”.

 

SUP CLUB: Sua participação será na prova Longa de 18k, é sua especialidade?

 

PW: No paddleboard , você deve ser expressivo em todas as distâncias, em provas técnicas, provas longas, travessia de downwind ou em situações flat. Quem me disse isso foi o australiano Lachie Lansdown (tri campeão mundial do ISA). Mas pode-se dizer que o meu perfil de atleta, são provas com duração de 2 horas, que é o cenário ideal para a prova Long Distance de 18K.

 

SUP CUB: No Brasil tem provas com estas distâncias?

 

PW: Sim, provas com o Rei de Búzios (16K), Super Molokabra (30k) e King of Paddle (20k) , e o Kialoa Padde Challenge (21k, mas que não teve prone neste ano de 2019)     são excelentes desafios para os remadores de paddleboard no Brasil.

 

SUP CLUB: O Brasil tem evoluído no paddleboard, como você avalia a modalidade no Brasil?

 

PW: A evolução dos 10 melhores remadores de paddleboard foi muito boa nos últimos 3 anos. Engana-se quem acha que venci facilmente as últimas provas no país. Embora tenha conquistado uma honrada quantidade de títulos nacionais nos últimos anos, as vitorias foram sempre apertadas. A melhor coisa que poderia ter acontecido foi a nítida evolução dos 10 melhores remadores de paddleboard do país, possibilitando que eu evoluísse como nunca, principalmente no ultimo ano.

 

SUP CLUB: Quem são os favoritos no ISA Games El Salvador?

 

PW: Pode-se afirmar que Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, são os melhores do mundo. Mas os remadores da França, África do Sul, Inglaterra, Dinamarca e Japão evoluiram muito nos últimos anos e podem surpreender. Meu objetivo é chegar embolado neste segundo pelotão.

 

SUP CLUB. Fale um pouco dos outros remadores de paddleboard da seleção para este ISA Games?

 

PW: A baiana Sinara Pazzos é uma veterana da modalidade e é a melhor remadora do país há pelo menos 5 anos, disparada. Já o surfista e educador físico, Rogerio Melo, vai testar suas habilidades nas ondas de El Salvador e será o representante na prova técnica. Rogério teve uma rápida ascensão e pode surpreender em El Salvador.

 

SUP CLUB: Esta será sua segunda prova internacional de 2019, correto?

 

PW: Sim, participei do Dune Paddle Crossing na França, no mês de julho. Uma travessia dura, com 47 K de distancia e eu também teve a participação de outro brasileiro, o gaúcho Leandro Cruz (que mora na Europa há mais de uma década)

 

SUP CLUB: Desejamos boa sorte no seu quarto ISA Games e que conquiste seus objetivos.

 

PW: Obrigado, espero trazer um honrado resultado para o Brasil.

 

 

Veja também
Campeões 2019 CBSUP

Campeões 2019 CBSUP

Confira a lista dos campeões 2019

ALAS Latin Tour

ALAS Latin Tour

Aline Adisaka é campeã

Barbados Pro 2019

Barbados Pro 2019

Final day

Barbados Pro 2019

Barbados Pro 2019

Brasil segue firme na disputa

Barbados Pro 2019

Barbados Pro 2019

Assista ao vivo!

Barbados Pro 2019

Barbados Pro 2019

Brasileiros dão show no segundo dia de competição

Paris SUP Open

Paris SUP Open

Todos os caminhos levam a Paris

Barbados Pro 2019

Barbados Pro 2019

Assista ao vivo!

Barbados Pro 2019

Barbados Pro 2019

Time Brasil segue forte na disputa

Barbados Pro 2019

Barbados Pro 2019

Assista ao vivo!

Barbados Pro 2019

Barbados Pro 2019

Day Off

Barbados Pro 2019

Barbados Pro 2019

Evento em espera

1 Festival Naútico Canoé

1 Festival Naútico Canoé

União faz a força

Pontão SUP Festival

Pontão SUP Festival

Atletas dão show de surf no Ceará

APP World Tour

APP World Tour

Barbados Pro 2019