MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Competições de SUP
Itacaré Paddle Race
Por Nicole Wicks Saback em 25/10/17
Itacareenses mostram força na VI etapa do Baiano de SUP. Saiba mais.
960x640
Itacaré Paddle Race 2017. Foto: Pablo Gomez.

 

No último sábado (21) a bela Praia da Concha, na cidade de Itacaré (BA) foi palco da VI etapa do Campeonato Baiano de SUP, o  Itacaré Paddle Race, que contou com a participação de cerca de 100 atletas. 

 

Embora a prova tenha sido realizada no sábado, atletas começaram a chegar desde a quarta-feira. Isso porque a raia da Concha é uma das mais desafiadoras do estado, apresentando diversas condições em um mesmo percurso, como vento a favor, vento contra, ondas, fortes correntes, água de mar, água pesada de rio. Para um bom resultado em uma prova como esta, é preciso ter boa técnica, força e leitura de mar. 

 

O evento foi marcado no turno da tarde, respeitando o melhor horário X condição de maré. Na enchente a raia fica mais segura, sobretudo, no trecho conhecido como Ponta do Xaréu. Como de costume, a primeira prova foi a da categoria Kids, percurso de 500 metros com a participação de 15 atletas de 5 a 12 anos. 

 

960x640
Itacaré Paddle Race 2017. Foto: Pablo Gomez.

 

 

A prova do Junior, para atletas de 12 a 18 anos, foi de 1 Km. Às 13h foi dada a largada da Fun Race, 3 voltas de 1 Km. Todas essas provas aconteceram com largada na praia e percurso entre bóias, sem entrar para o rio. 

 

Na sequência, o mais comum seria a realização da prova de Race Amador, mas desde o briefing, a direção técnica optou por antecipar as largadas da 12’6" Pro e 14", deixando a Race Amador para o encerramento da competição.  A decisão levou em consideração a previsão de que às 14h as condições estariam mais difíceis e havia a tendência era que isso melhorasse.

 

A disputa dos profissionais foi um show, uma prova considerada curta, com 2 voltas de 3,5 Km cada. Impressionante a facilidade com que os atletas surfam nas ondas com aquelas pranchas tão grandes e estreitas, algumas com 22 de meio!

 

960x640
Itacaré Paddle Race 2017. Foto: Pablo Gomez.

 

O primeiro atleta a cruzar a linha de chegada, portanto, o "fita azul", foi o Itacareense João Carlos de Araujo categoria 14", chegando 10 segundos na frente do campeão da 12’6", David leão, também de Itacaré, conseguindo o tempo de 00:43:30h. Em sua categoria, o pódio foi formado por Ricardo Barata, que lidera o campeonato baiano e fez o tempo de 00:50:30h. O terceiro colocado foi José Lázaro Filho, com o tempo de 00:51:20h.    

 

ELITE RACE

 

787x521
Finalistas da Elite Race do Itacaré Paddle Race 2017 da esq. para dir.: Fabrício Rodrigues (3º), David Leão (1º) e Robson Santos (2º). Foto: Pablo Gomez.

 

Na categoria 12’6" profissional, também chamada de "Elite", o garoto de 16 anos, David Leão foi o primeiro a chegar, com o tempo de 00:43:40h. David, atleta local, que veio do surf, soube aproveitar bem as ondas e cruzou a Ponta do Xaréu voando baixo. Em minha opinião foi o momento em que ele ganhou a prova. Robson Sapucaia, o Feijão, 15 anos, chegou na cola, com o tempo de 00:43:43h em uma disputa que quase acontece na areia, levando o público ao delírio. O terceiro colocado foi Fabrício Rodrigues, de  15 anos, com o tempo de 00:45:30h.

 

A nova geração, desses meninos que ainda não tem idade nem para dirigir (rsrs), está "destruindo" na raia. Sabemos que com o tempo a tendência é que evoluam ainda mais e ganhem mais força, garantindo um futuro bastante promissor para a Bahia em campeonatos nacionais e até internacionais. David, por exemplo, esteve recentemente representando o Brasil em competições na Dinamarca e Estados Unidos e em ambas levou a nossa bandeira ao TOP 10 do mundo. 

 

960x640
Itacaré Paddle Race 2017. Foto: Pablo Gomez.

 

Na Master, disputa de atletas experientes, que estão no circuito desde o início. Em primeiro lugar, Janjorge Mello, com o tempo de 00:48:50h. Em segundo lugar Alexandre Issami, XanXung, com 00:50:10h e em terceiro Gustavo Costa, Kombi, com o tempo de 00:52:40h. 

 

Destaque também para o nosso remador mais experiente, Jorge Britto, que aos 61 anos fez a prova profissional e completou o desafio em 01:12:00h, ganhando a medalha de prata. A posição mais alta do pódio Gran Master foi para José Augusto Carvalho, que cumpriu o desafio em 00:56:00h. Ausências bastante sentidas nesta categoria de Sérgio Oliveira, que estava nos bastidores, foi o grande responsável pela realização do evento e Mário Lino Vilas Boas, que ainda estava retornando de uma temporada de downwind no Ceará (Tríplice Coroa) e Pernambuco.

 

960x640
Itacaré Paddle Race 2017. Foto: Pablo Gomez.

 

Na categoria de "Elite" feminina nenhuma competidora na raia e na 14" a atleta Vanessa Castro cumpriu o desafio.

 

A entrega de prêmios foi nas instalações e praia do Hotel Aldeia do Mar, que disponibilizou quiosques, banho de água doce e guarderia para pranchas.

 

Resultados completos em standuppro.com.br

 

Fonte: supba.com.br

 

 

Veja também
CBSUP

CBSUP

Gui e Lena bicampeões brasileiros de SUP race

CBSUP

CBSUP

Inscrições para o IWC vão até dia 20

CBSUP

CBSUP

Confira as baterias do Brasileiro de Sprint

CBSUP

CBSUP

Brasileiro de SUP Race na reta final

PASA 2017

PASA 2017

Brasil convoca atletas para o Pan-americano de SUP

APP World Tour

APP World Tour

APP World Tour anuncia campeões de 2017

Aloha Spirit Festival

Aloha Spirit Festival

Aloha Spirit prepara novidades para 2018

CBSUP

CBSUP

Último dia para inscrever-se no Brasileiro de SUP

CBSUP

CBSUP

Balanço do Ubatuba Grand Slam

CBSUP

CBSUP

IWC fará primeiro Brasileiro de SUP Foil da história

CBSUP

CBSUP

Gui dos Reis e Lena Guimarães vencem em Ubatuba

CBSUP

CBSUP

Caio Vaz e Aline Adisaka vencem em Ubatuba

CBSUP

CBSUP

Começa o Brasileiro de SUP

Competições

Competições

Tríplice Coroa 2018 com inscrições abertas

CBSUP

CBSUP

Programação do Ubatuba Grand Slam