MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
SupClub
Yacht Clube da Bahia SUP Race
Por Redação SupClub em 31/05/15
Galeria de imagens e balanço da primeira etapa do circuito brasileiro de SUP race.
Yacht Clube da Bahia SUP Race. Foto: Luciano Meneghello
Yacht Clube da Bahia SUP Race. Foto: Luciano Meneghello

Por Redação SupClub

Resultados - Clique aqui.

No último final de semana de maio, a Baia de Todos os Santos, em Salvador (BA), recebeu de braços abertos os melhores remadores do Brasil para as disputas do Yacht Clube da Bahia SUP Race, primeira etapa do circuito brasileiro da CBSUP.

O evento, uma parceria entre o Yacht Clube da Bahia, CBSUP e ABASUP, fazia parte das comemorações do aniversário de 80 anos da agremiação e impressionou pela infraestrutura e organização. Fruto do esforço entre os membros do grupo de remada “Stand Up Paddle Bahia”, que teve na figura de Nicole Wicks Saback, uma de suas principais articuladoras, a competição contou, também, com o empenho e a dedicação de muitos atletas e pessoas ligadas ao SUP na capital baiana, e deve servir de exemplo aos demais estados e organizações que pretendem receber uma etapa do brasileiro.

No sádado, 30/05, dia do evento, seguindo à risca o cronograma, teve início a competição, às 10h, com as provas kids e Junior. Em seguida, foi a vez das disputas de SUP race amadora, com a presença de um grande número de inscritos, que realizaram uma largada muito bonita, colorindo as águas da Baia de Todos os Santos.

Quando eram cerca de 14h, foi a vez das categorias profissional, 14 pés, unlimited e paddleboard entrarem na água. A prova foi eletrizante do início ao fim. O campeão brasileiro, Paulo dos Reis, um dos favoritos ao título, brigava pela ponta quando quebrou o remo logo após o contorno da primeira boia, e foi obrigado a abandonar a prova. Nesse momento, seu filho, Guilherme dos Reis (SP) numa bela e comovente atitude, quis entregara o remo ao pai e abandonar a prova, mas Paulão não aceitou e pediu ao filho que seguisse em frente.

Enquanto isso, a briga pela primeira posição ia ficando cada vez mais polarizada entre Arthur Santacreu (SP) e Luiz Guida (SP), seguidos de perto por Marinho Cavaco (SP) e Bruno Pitanga (BA). Incentivado pelo pai, Guilherme, que estava pronto para abandonar a prova, voltou para o jogo e passou a seguir o pelotão de elite.

Arthur segurou firme as investidas de Animal até pouco menos da metade do percurso que totalizava 12 km. Na altura do Forte de São Marcelo, porém, Guida assumiu a liderança e passou a administrar sua colocação. No final, após um incrível sprint, Luiz Guida "Animal", cruzou a linha de chegada em primeiro lugar e quebra seu jejum de um ano sem vitórias no circuito brasileiro.

Mario Cavaco veio na terceira colocação, seguido pelo local Bruno Pitanga, que comemorou seu melhor resultado na história do circuito. O baiano foi quarto colocado na geral do race e primeiro na máster, fazendo um belo início de temporada.

A festa da torcida baiaba continuou com as mulheres. Grande favorita ao título, Barbara Brazil (BA), não decepcionou e foi a grande vencedora. Competindo em casa, Babi soube aproveitar seu conhecimento para usar as correntes e ondulações a seu favor, conseguindo abrir boa vantagem sobre Lena Guimarães (RJ), a segunda colocada. Lena, que largou bem, chegou a ameaçar a liderança de Babi em alguns momentos da prova. A baiana, no entanto, conseguiu abrir vantagem e se manteve firme até a linha de chegada. Giselle Mota, de São Vicente (SP) foi a terceira colocada.

Ao final das disputas, a direção do Yacht Clube ofereceu um belo jantar aos competidores fechando a primeira etapa do brasileiro com chave de ouro.

 

 

Veja também
Itapuma Surf e Sup Festival

Itapuma Surf e Sup Festival

Hermano Victor sai na frente

Realce Nordeste Itapuama Festival

Realce Nordeste Itapuama Festival

Nordestino de SUP Wave

CBSUP

CBSUP

Jogos Radicais Urbanos 2019

Jogos Pan-Americanos

Jogos Pan-Americanos

Em busca da medalha

CBSUP

CBSUP

Entidade divulga Ranking 2019

Molokabra

Molokabra

Ceará o Havaí Brasileiro

Brasileiro de SUP Race

Brasileiro de SUP Race

Condições difíceis marcam a segunda etapa

Brasileiro de SUP Race

Brasileiro de SUP Race

Brasília pronta para receber evento

Circuito Baiano de Sup Race

Circuito Baiano de Sup Race

41º Regata Marcílio Dias

SUP World

SUP World

Red Paddle Dragon

Desafio Ecoporan

Desafio Ecoporan

Atletas dão show nas águas de Itacaré

Euro Tour

Euro Tour

Vinni Marrins é terceiro na Espanha

ISA & APP World Tour

ISA & APP World Tour

Parceria de Sucesso

Row To Win

Row To Win

Festival de Alma Salgada

London SUP Open

London SUP Open

Nova geração domina a etapa

CBSUP

CBSUP

Brasília é palco da segunda etapa