MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
SupClub
Ação ambiental na Billings
Por Redação SupClub em 14/11/14
Remando de SUP, jovens do projeto "Remando Para a Vida" retiram cerca de 1000 quilos de lixo acumulados nas margens da represa.
Ação ambiental Remando Para a Vida na Billings. Foto: Divulgação
Ação ambiental Remando Para a Vida na Billings. Foto: Divulgação

Por Divulgação

Jovens e adolescentes atendidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Bernardo do Campo participaram na manhã da última sexta-feira (7) de ação ambiental que retirou cerca de 1000 quilos de lixo acumulados nas margens da Represa Billings, no Jardim Monte Carlo, região do Riacho Grande. A atividade faz parte do projeto “Remando Para a Vida”, uma inovação na área da saúde mental e teve sua origem a partir da necessidade de ampliar as ofertas terapêuticas.

Em caiaques e pranchas de stand-up paddle, os participantes percorreram trechos da represa à procura de detritos. Segundo o coordenador do Remando Para a Vida, o projeto, idealizado há três anos, já atendeu mais de 600 pessoas, que aprendem, em forma de terapia coletiva, sobre educação ambiental e sustentabilidade, sem deixar de lado o acesso ao lazer e esporte.

"A adesão constante de usuários e voluntários transformou o projeto em verdadeira terapia alternativa. Vejo enorme redução da necessidade do uso de medicamentos psicotrópicos durante o tratamento dos adolescentes, além de forte ressocialização entre eles e suas famílias. Não é difícil vê-los fazendo um passeio pelo parque mesmo fora das atividades", disse o coordenador do Remando para a Vida Ricardo Augusto da Costa.

Para J.D.S., 17 anos, que há três anos frequenta o projeto, participar da ação é estar perto de pessoas que querem o seu bem. "O projeto me incentiva a sair da vida que eu estava e ter outra visão sobre ela, como trabalhar e estudar e continuar seguindo em frente. Aqui somos todos iguais. Ninguém pode discriminar ninguém."

Recebendo apoio da família, L.C.P., 12 anos, começou a participar apenas há três semanas das atividades, mas diz já sentir as mudanças. "Estou achando tudo muito legal. O pessoal do projeto muda a nossa rotina. Antes, eu saía de casa para ficar apenas na rua, mas agora tenho um compromisso. Quero viver, seguir em frente e investir na minha carreira de modelo."

O projeto Remando Para a Vida é desenvolvido pela Secretaria de Saúde de São Bernardo. As atividades de limpeza da represa são feitas em parceria com as secretarias de Segurança Urbana e Gestão Ambiental, com o apoio dos salva-vidas da Guarda Civil Municipal (GCM), que garantem a segurança dos participantes durante as atividades realizadas no local.A iniciativa é reconhecida pelo Ministério Público como referência no tratamento de adolescentes.

Veja também
Meio Ambiente

Meio Ambiente

Movimento Salve o Rio Itapanhaú

Eco SUP

Eco SUP

Lixo mata mais de mil tartarugas em SP

Eco SUP

Eco SUP

SUP Race com material reciclado

Eco SUP

Eco SUP

Remada ação Clean Up

Eco SUP

Eco SUP

Jundiaí convoca a galera do SUP

SupClub

SupClub

Remadores relatam salvamento de tartarugas marinhas em redes de pesca

SupClub

SupClub

Semana Mundial do Meio Ambiente

SupClub

SupClub

Rio + Verde 2015

SupClub

SupClub

Projeto Expedição Billings Problemas e Soluções

SupClub

SupClub

Remando no sul de Minas

SupClub

SupClub

II Eco SUP Salvador

SupClub

SupClub

SUP cidadão

SupClub

SupClub

Remada pela preservação

SupClub

SupClub

SUP no Rio Pinheiros?

SupClub

SupClub

Remadas e educação ambiental