MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
SupClub
Remadas e educação ambiental
Por Redação SupClub em 03/11/14
Projeto Remando para a Vida promove ação de educação ambiental próximo de 07 de Novembro, em São Bernardo do Campo, SP.
Em 03 anos de projeto já forma atendidos cerca de 600 munícipes e a iniciativa é reconhecida pelo Ministério Público local como referência na área de cuidados aos adolescentes do município. Foto: Divulgação
Em 03 anos de projeto já forma atendidos cerca de 600 munícipes e a iniciativa é reconhecida pelo Ministério Público local como referência na área de cuidados aos adolescentes do município. Foto: Divulgação

Por Ricardo Augusto da Costa 

1461x835
 

Na data de 07 de Novembro, a partir das 9h00, será realizada uma ação de educação ambiental dentro do Projeto Remando para a Vida dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) aos adolescentes e familiares atendidos pela rede de saúde mental do município de São Bernardo do Campo.

Esta ação tem como objetivo a coleta de materiais recicláveis das margens da represa localizada no Jardim Monte Carlo no Riacho Grande em São Bernardo do Campo e propostas ligadas à educação ambiental e sustentabilidade aos jovens, utilizando caiaques e pranchas stand up paddle, com o auxílio dos salva-vidas da GCM Ambiental da PMSBC embarcados.

Ressaltamos que toda primeira sexta-feira dos meses, realizamos este mutirão/clean up com munícipes atendidos pela rede de saúde mental do município em especial com crianças e adolescentes atendidos pelos CAPS Álcool e Drogas Infanto Juvenil e CAPS Infantil e seus familiares e também visitantes, dentro do Projeto Remando para a Vida que proporciona o acesso ao esporte, lazer e terapia aos munícipes de São Bernardo do Campo, dentro do Parque Municipal Natural do Estoril. Trata-se de conscientizar-se a respeito dos cuidados com os nossos mananciais e uso racional da água. Esta ação é fundamental para o respeito aos nossos mananciais e especialmente para a nossa importante Represa Billings.

Convidamos ainda as pessoas interessadas nesta ação de cidadania e consciência ambiental a participarem deste mutirão / clean up que ocorre mensalmente e tem como objetivo promover e valorizar a importância de nossas represas e nossas águas e a educação ambiental. 

O PROJETO

O Projeto Remando Para a Vida constitui-se em uma idéia inovadora na área da saúde mental, levando a atividade física regular e planejada em águas abertas (Represa Billings) com caráter de ação e aventura para crianças, adolescentes e adultos usuários dos serviços CAPS Alcool e Drogas Infanto Juvenil ,  CAPS Infantil (casos de demanda psiquiátrica)  e demais Caps (Centros de Atenção Psicossocial); aberto também a comunidade. Originou-se, da necessidade de ampliar as ofertas terapêuticas e fazer o bom uso de nossos mananciais. 

Articulando a rede e abrindo novas possibilidades de uso de equipamentos públicos, potencializando as parcerias inter setoriais, e produzindo iniciativas terapêuticas que enfoquem o esporte, o lazer e a recreação como uma alternativa terapêutica. Utiliza-se , como material pedagógico; caiaques e pranchas de stand up paddle como meio de locomoção, ferramenta de terapia e material pedagógico.Em 03 anos de projeto já forma atendidos cerca de  600 munícipes e a iniciativa é reconhecida pelo Ministério Público local como referência na área de cuidados aos adolescentes do município.

Recentemente, o projeto foi selecionado pelo ministério da saúde com a aquisição de 35 novas embarcações e equipamentos de proteção individual.

Aulas - Quartas e Sextas - Manhã e Tarde - Parque Municipal Natural Estoril

Inscrições para munícipes de São Bernardo do Campo: 11 4335 7935

 

Veja também
Meio Ambiente

Meio Ambiente

Movimento Salve o Rio Itapanhaú

Eco SUP

Eco SUP

Lixo mata mais de mil tartarugas em SP

Eco SUP

Eco SUP

SUP Race com material reciclado

Eco SUP

Eco SUP

Remada ação Clean Up

Eco SUP

Eco SUP

Jundiaí convoca a galera do SUP

SupClub

SupClub

Remadores relatam salvamento de tartarugas marinhas em redes de pesca

SupClub

SupClub

Semana Mundial do Meio Ambiente

SupClub

SupClub

Rio + Verde 2015

SupClub

SupClub

Projeto Expedição Billings Problemas e Soluções

SupClub

SupClub

Remando no sul de Minas

SupClub

SupClub

II Eco SUP Salvador

SupClub

SupClub

SUP cidadão

SupClub

SupClub

Remada pela preservação

SupClub

SupClub

SUP no Rio Pinheiros?

SupClub

SupClub

Ação ambiental na Billings