

Na data de 07 de Novembro, a partir das 9h00, será realizada uma ação de educação ambiental dentro do Projeto Remando para a Vida dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) aos adolescentes e familiares atendidos pela rede de saúde mental do município de São Bernardo do Campo.
Esta ação tem como objetivo a coleta de materiais recicláveis das margens da represa localizada no Jardim Monte Carlo no Riacho Grande em São Bernardo do Campo e propostas ligadas à educação ambiental e sustentabilidade aos jovens, utilizando caiaques e pranchas stand up paddle, com o auxílio dos salva-vidas da GCM Ambiental da PMSBC embarcados.
Ressaltamos que toda primeira sexta-feira dos meses, realizamos este mutirão/clean up com munícipes atendidos pela rede de saúde mental do município em especial com crianças e adolescentes atendidos pelos CAPS Álcool e Drogas Infanto Juvenil e CAPS Infantil e seus familiares e também visitantes, dentro do Projeto Remando para a Vida que proporciona o acesso ao esporte, lazer e terapia aos munícipes de São Bernardo do Campo, dentro do Parque Municipal Natural do Estoril. Trata-se de conscientizar-se a respeito dos cuidados com os nossos mananciais e uso racional da água. Esta ação é fundamental para o respeito aos nossos mananciais e especialmente para a nossa importante Represa Billings.
Convidamos ainda as pessoas interessadas nesta ação de cidadania e consciência ambiental a participarem deste mutirão / clean up que ocorre mensalmente e tem como objetivo promover e valorizar a importância de nossas represas e nossas águas e a educação ambiental.
O PROJETO
O Projeto Remando Para a Vida constitui-se em uma idéia inovadora na área da saúde mental, levando a atividade física regular e planejada em águas abertas (Represa Billings) com caráter de ação e aventura para crianças, adolescentes e adultos usuários dos serviços CAPS Alcool e Drogas Infanto Juvenil , CAPS Infantil (casos de demanda psiquiátrica) e demais Caps (Centros de Atenção Psicossocial); aberto também a comunidade. Originou-se, da necessidade de ampliar as ofertas terapêuticas e fazer o bom uso de nossos mananciais.
Articulando a rede e abrindo novas possibilidades de uso de equipamentos públicos, potencializando as parcerias inter setoriais, e produzindo iniciativas terapêuticas que enfoquem o esporte, o lazer e a recreação como uma alternativa terapêutica. Utiliza-se , como material pedagógico; caiaques e pranchas de stand up paddle como meio de locomoção, ferramenta de terapia e material pedagógico.Em 03 anos de projeto já forma atendidos cerca de 600 munícipes e a iniciativa é reconhecida pelo Ministério Público local como referência na área de cuidados aos adolescentes do município.
Recentemente, o projeto foi selecionado pelo ministério da saúde com a aquisição de 35 novas embarcações e equipamentos de proteção individual.
Aulas - Quartas e Sextas - Manhã e Tarde - Parque Municipal Natural Estoril
Inscrições para munícipes de São Bernardo do Campo: 11 4335 7935

