MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
SupClub
O SUP como ferramenta de treinamento
Por Redação SupClub em 05/01/15
Atleta paralímpíco, Andre Cintra, que representará o Brasil na Copa do Mundo de snowboard, usa o SUP em seus treinos.
Andre Cintra. Foto: Arquivo pessoal
Andre Cintra. Foto: Arquivo pessoal

Por Divulgação

O atleta paralímpíco Andre Cintra representará o Brasil na Copa do Mundo de Snowboard 2015 em Aspen, nos Estados Unidos, nos próximos dias 11 e 12 de janeiro. É a primeira competição do snowboarder após a separação das categorias AK (above knee/acima do joelho) e BK (below knee/abaixo do joelho) para atletas com amputação dos membros inferiores.

Andre é um apaixonado pelos esportes com prancha e, em especial, o stand up paddle, que descobriu há alguns anos e desde então pratica sempre que está longe da neve, seja por lazer ou como alternativa a seus treinos:

"Amo esportes de prancha, em especial o SUP, e quando estou fora da neve, pratico muito. É uma forma alternativa de treinamento, pois preciso do equilíbrio e da resistência, como no snowboard", revela.

Primeiro brasileiro a representar o país em uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno, disputados em março de 2014 na Rússia, Andre está otimista com essa alteração nas regras das competições internacionais oficiais.

“A expectativa é muito positiva, pois essa separação dos atletas com amputação acima e abaixo do joelho permitirá um maior equilíbrio entre os atletas. Será um recomeço e acredito que teremos resultados ainda melhores”, comenta o paulista Andre Cintra.

Se essa mudança tivesse acontecido antes, Andre teria terminado a prova de snowboardcross em 3º lugar nos Jogos Paralímpicos, em Sochi, na Rússia.

Além dessa mudança, o formato das competição em Aspen será diferente. As baterias serão disputadas com dois atletas ao mesmo (antes era por tomada de tempo) e vencerá o que terminar primeiro o percurso da prova de SBX.

André teve a perna direita amputada acima do joelho após um acidente de moto, quando tinha 18 anos. Apesar de praticar muitos esportes, o primeiro contato com o Snowboard foi há cinco anos. Para se adaptar à modalidade, comprou uma prótese especial e competiu pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Snowboard na temporada de 2012. Depois disso, representou o Brasil em competições internacionais nos Estados Unidos, Canadá e Espanha.

 

Veja também
Caio Vaz

Caio Vaz

A campanha do campeão

SupClub

SupClub

Remadas de verão

SupClub

SupClub

Pegando um bronze com estilo

SupClub

SupClub

O troco de Natal

SupClub

SupClub

A nova geração e o SUP

SupClub

SupClub

Rio das Ostras, paraíso do SUP

SupClub

SupClub

Hilton Alves pintará o maior mural de surf art do mundo

SupClub

SupClub

Bezinho Otero estreia websérie

SupClub

SupClub

Jonas Letieri, SUPeração e realização em Arraial do Cabo

supclub

supclub

SUP Portifólio: Pedro Fortes

supclub

supclub

SUP Vídeo: Kai Lenny air reverse

supclub

supclub

Jonas Letieri, um exemplo de SUPeração

supclub

supclub

Encontro de Modalidades na Bahia?

supclub

supclub

Floripa SUP Club realiza sonho de mãe gaúcha

supclub

supclub

Com orçamento apertado, mãe gaúcha luta para conseguir um SUP de verdade