MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Ação solidária
Escola de Canoagem POAVA’A/SAVA Clube
Por Alex Araujo em 22/08/18
POAVA’A e projeto Gesto Esportivo entregam cerca de 400 quilos de alimentos ao Educandário São João Batista.
1600x1315
Escola de Canoagem POAVA’A/SAVA Clube. Foto: Divulgação

 

O espírito de cooperação, empatia e solidariedade, valores presentes tanto no esporte quanto na cultura polinésia, já rendeu seus primeiros frutos entre os alunos e profissionais da Escola de Canoagem POAVA’A. Em parceria com o médico, velejador e remador Geraldo Gomes da Silveira, criador do projeto Gesto Esportivo, a Escola de Canoagem POAVA’A/SAVA Clube arrecadou quase 400 quilos de alimentos em uma ação inédita: cada atleta passou por avaliação especializada, recebendo orientações sobre aspectos de saúde específicos para a prática da canoagem. Em troca, doou 20 quilos de alimento ao projeto, que beneficia crianças carentes ou com necessidades especiais. O resultado é, de um lado, aprimoramento técnico e melhora de rendimento no esporte, minimizando o risco de lesões; de outro, ajudar aqueles que mais precisam. Em sua primeira ação social, a entidade escolhida para receber os donativos foi o Educandário São João Batista, de Porto Alegre.


A escola especial e centro de reabilitação foi fundada em 1939, por Déa Coufal, com o intuito de atender crianças portadoras de poliomielite. Atualmente auxilia 177 crianças e jovens, com idades entre 0 a 21 anos, oriundas do Estado do Rio Grande do Sul e pertencentes a famílias de baixa renda. Fornece desde fisioterapia e socialização até atendimento dentário, psicológico, teatro, música e hidroterapia, para pacientes com encefalopatia crônica, hidrocefalia, malformações congênitas, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e lesões medulares. Em uma tarde de muitas trocas, carinho e emoção, Geraldo Gomes da Silveira, do Gesto Esportivo; Glauco Schultz e Sandra Valente, da POAVA’A e do SAVA Clube, e Larissa Bernardes do Santos do SAVA Clube, foram recebidos pela secretária geral Sabine Knogl, que ressaltou a importância dessa iniciativa - a instituição é mantida, basicamente, através doações de pessoas físicas e jurídicas, convênios e parcerias com organizações público-privadas, além de trabalho voluntário, eventos e campanhas promocionais. “Fazia tempo que não recebíamos uma doação desse tamanho, estamos muito felizes. Parte dos alimentos usaremos na cozinha, e o excedente irá para a casa das famílias mais necessitadas”, registrou Sabine.

A próxima ação resultante dessa parceria é proporcionar às crianças atendidas pela instituição uma experiência que promete ser muito especial: o primeiro contato direto com o Guaíba – visto das janelas do Educandário -, dentro das canoas havaianas, remando com o pessoal da Escola POAVA’A/SAVA Clube. Caridade também é um gesto esportivo. Aloha!

Texto: Leticia Prauchner/Mtb 8695

Veja também
Itapuma Surf e Sup Festival

Itapuma Surf e Sup Festival

Hermano Victor sai na frente

Realce Nordeste Itapuama Festival

Realce Nordeste Itapuama Festival

Nordestino de SUP Wave

CBSUP

CBSUP

Jogos Radicais Urbanos 2019

Jogos Pan-Americanos

Jogos Pan-Americanos

Em busca da medalha

CBSUP

CBSUP

Entidade divulga Ranking 2019

Molokabra

Molokabra

Ceará o Havaí Brasileiro

Brasileiro de SUP Race

Brasileiro de SUP Race

Condições difíceis marcam a segunda etapa

Brasileiro de SUP Race

Brasileiro de SUP Race

Brasília pronta para receber evento

Circuito Baiano de Sup Race

Circuito Baiano de Sup Race

41º Regata Marcílio Dias

SUP World

SUP World

Red Paddle Dragon

Desafio Ecoporan

Desafio Ecoporan

Atletas dão show nas águas de Itacaré

Euro Tour

Euro Tour

Vinni Marrins é terceiro na Espanha

ISA & APP World Tour

ISA & APP World Tour

Parceria de Sucesso

Row To Win

Row To Win

Festival de Alma Salgada

London SUP Open

London SUP Open

Nova geração domina a etapa

CBSUP

CBSUP

Brasília é palco da segunda etapa