MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Travessia
Projeto N2
Por João Castro em 17/10/16
João Castro lança coluna para falar de seu novo projeto e se prepara para realizar uma travessia inédita. Saiba mais.
1280x853
João pretende realizar seu projeto remando de surfski. Foto: Tiago Barra.

 

Aos 50 anos, parece que você começa a ficar “irresponsável”, sensível e com uma profunda vontade de fazer algo importante, mas não sabe o que. Quando digo “coisa importante” incluo também executar ações que façam algo por alguém, por alguma causa, mas como o assunto aqui é esporte, vamos a ele.

 

Escolhi fazer algo que eu possa me lembrar para o resto da minha vida. Não sou de lamentar derrotas ou enaltecer vitórias, mas ousar e dividir a minha ousadia ou conquista, sem medo do julgamento, será uma inesquecível passagem.

 

Fazer a travessia entre o Arquipélago de Fernando de Noronha e Natal não será tarefa fácil. Não será fácil abdicar novamente de família, amigos, viagens, prática de outras modalidades esportivas que gosto e etc. Não será fácil vencer as lesões acumuladas por cinco décadas de pratica esportiva intensa, que inevitavelmente marcam o nosso corpo. Não será fácil obter autorizações da marinha, bons prestadores de serviço e com experiência, conseguir patrocinadores e não será fácil remar 360 km sem parar, por mais de 48 horas privado do sono, assumindo o desconforto, mas se eu pudesse dizer algo a mim mesmo eu diria: Eu vou fazer e eu vou terminar. É assim que me sinto e as minhas experiências no endurance provam que sou capaz.

 

Disseram ser impossível cruzar o Atlântico remando e Amyr Klink provou ser possível. Disseram ser impossível subir e descer o Aconcágua em tempo recorde, façanha realizada há pouco tempo pela amiga Fernanda Maciel que conheci ainda nos tempos de corrida de aventura. Disseram ser impossível para Ana Elisa Boscarioli, ser a primeira mulher brasileira a escalar o Everest e ela não parou, foi lá e concluiu, fechando o ciclo sendo também a primeira brasileira a fazer os 7 cumes. Cada vez que alguém se lança a um difícil objetivo a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas é: “será possível” e a segunda é “eu acho difícil, eu acho que não dá”. O que seria de nós se desistíssemos neste ponto? O que seria dos recordes e o que seria da inspiração que pessoas causam em nós?

 

Há pouco tempo passei também e observar o escalador Gustavo Ziller, que se propôs a fazer os sete cumes e vem obtendo sucesso. Não se trata de algo inédito, mas com alto grau de risco e dificuldades, mas o que ele me inspira é na mudança de vida e escolha em viver!

Antes desta travessia, muitas outras serão realizadas com o objetivo preparatório, mas eu destacaria cinco que tem objetivos bastante claros.

 

Não necessariamente nesta ordem virão os 100 Km partindo da cidade de Cananéia e chegando na Ilha do Mel. Esta primeira travessia será de pura ambientação com o Surfski, tipo de embarcação que pretendo usar no projeto. Lugar das câmeras, posição no cockpit, medida do remo, tipo de roupa e colete que vou usar, enfim, tudo do mais complexo até o que pode parecer simples besteira. Aprendi em modalidades de longa duração que um pequeno incômodo pode atrapalhar, fazer você perder o controle, e colocar tudo a perder.

 

Paraty / Santos: tentativa de não parar ou parar o menos possível, simulando dores e incômodos.

 

Fortaleza / Jericoacoara: treinando o downwind e colocando o barco na situação de ventos e ondas, observando como ele se comporta e aprendendo a aproveitar estas duas forças naturais a meu favor.

 

Brasil / Uruguai: Esta já era para ter sido realizada dentro do projeto anterior, o “Até 50”, mas não houve tempo para isso. Migrei esta travessia de aproximadamente 25 dias para o novo projeto. Esta será aproveitada para avaliar o psicológico frente ao desconforto e o longo tempo de algumas abdicações.

 

Fernando de Noronha / Atol das Rocas: Claramente um reconhecimento. Embora seja uma travessia em ângulo diferente, visitar o mar onde estarei na travessia final, fará com que os últimos ajustes possam ser feitos, principalmente na cabeça.

 

Este projeto intitulado N2, fazendo menção à letra “N”, que se repete nos nomes Noronha e Natal, ainda não tem data certa, pois como eu escrevi acima, muita coisa tem que rolar antes disso. Tudo precisa ser bem planejado, eu precisarei estar bem treinado, para que o objetivo seja alcançado.

 

De hoje em diante escreverei bastante sobre cada experiência, cada treino ou travessia, sobre equipamentos testados, sobre os lugares que vou visitar e a sua natureza. Sobre aprendizados, novas técnicas, afinal sempre há muita coisa para aprender.

 

Quem acompanhar o projeto será alimentado por pequenos vídeos, muitas fotos e o máximo de conteúdo possível com a finalidade de inspirar, incentivar novos atletas ou pessoas com o desejo de aventurar-se e claro, trazer a torcida e a interação, pois este é o combustível principal para o sucesso.

 

Foi praticamente uma vida inteira no mar. Remando, surfando, velejando, mergulhando e isso, creio eu, não me garante o sucesso, mas a tranquilidade necessária para me sentir “em casa” quando a situação estiver realmente ruim.

 

Que venha mais este projeto e estou bastante empolgado e que ele seja um sucesso, mas antes de qualquer coisa uma inesquecível experiência de vida.

Veja também
SUP expedições

SUP expedições

Volta a Ilha do Mel de stand up paddle

Expedições

Expedições

Quatro dias de remada no paraíso escondido

Expedições de SUP

Expedições de SUP

Travessia Lagoa da Itapeva

SUP Travessia

SUP Travessia

Bart de Zwart quebra recorde mundial

Expedições

Expedições

Conexão Floripa x Austrália x Indonésia

Expedições

Expedições

Expedição SUP Paradise - Ilha do Superagui

Expedições

Expedições

120 Km remando de SUP por Santa Catarina

Expedições

Expedições

Travessia das Prainhas - RS

BIG Waves

BIG Waves

Big SUP Surfe na Laje do Jaguá

Expedições

Expedições

Conhecendo o Nordeste pela água

SUP na Bahia

SUP na Bahia

Outono na Bahia

Expedições

Expedições

Remador faz a circunavegação de Florianópolis a bordo de um SUP

Expedições

Expedições

Missão cumprida

Expedições

Expedições

Expedição Rio São Francisco

The SUP Crossing

The SUP Crossing

Chris Bertish entra para a história dos watersports

The SUP Crossing

The SUP Crossing

Ele conseguiu!