MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Expedições
Quatro dias de remada no paraíso escondido
Por Redação SupClub em 09/11/17
Remador paranaense percorre 112 km entre a pouco conhecida e deslumbrante faixa de litoral totalmente preservada entre os estados de são Paulo e Paraná. Saiba mais.
Paulo Oliveira - Expedição SP x PR na remada. Foto: Arquivo pessoal.
Paulo Oliveira - Expedição SP x PR na remada. Foto: Arquivo pessoal.

Paulo Oliveira, praticante de stand up Paddle local de Paranaguá (PR) realizou recentemente um feito e tanto. Acompanhado por remadores locais do litoral paranaense, sendo o único a remar de SUP, concluiu uma travessia de quatro dias remando, em média 30 km por dia, totalizando 112 km de distância percorrida entre SP e PR.

 

Acompanhado pelos remadores do grupo K.S.A aventura  e equipe de Remo Itibere, Paulo partiu de Paranaguá de barco ate Cananéia, já no litoral paulista, onde iniciaram o percurso que os traria de volta ao ponto de partida. Pelo caminho belas paisagens, muita natureza e um litoral ainda intocável e pouco conhecido.

 

Um barco de apoio acompanhou os remadores equipado com acomodações e alimentações. Já no primeiro dia foi remado 35 km ainda dentro do litoral paulista, com paradas programadas para alimentação, hidratação e exploração das comunidades locais. 

 

No segundo dia, os membros da expedição alcançaram o Parque estadual da Ilha do Cardoso-Vila do Ariri, um lugar de praias desertas com trilhas, cachoeiras e muitos golfinhos.

Em seguida, foram até o canal do Varadouro, criado artificialmente nos anos 50 com objetivo de facilitar o acesso entre Paraná e São Paulo, que é muito usado por pescadores e une a baia dos Pinheiros à região lagunar de Cananéia. A região abriga uma alta diversidade de fauna e flora como a famosa revoada dos papagaios e fechou mais 30 km de reamada programados.

Já no litoral paranaense, no terceiro dia a remanda rendeu 32 km e o grupo resolveu esticar com o objetivo de alcançar a Ilha de Guapecum. Porém, mais adiante, devido ao tempo instável com chuva e vento forte, foram obrigados aguardar para depois seguir até a Ponta de Úba, Prainhas, onde pernoitaram para o ultimo dia de remada com o objetivo de chegar a Paranaguá. 

 

Encarando marolas e vento forte até Paranaguá, o grupo iniciou quarto dia de remada com mais alguns quilômetros os separando da chegada. Entre ilhas e navios eles atravessaram a baia, como programado, e chegaram todos bem, inteiros, porem cansados!

 

Cansados, mas recompensados pelo contato com a bela natureza da região. É um dever de todos preservá-la.

 

Esta foi uma expedição entre amigos remadores que teve sua segunda edição organizada pelas equipes K.S.A Aventura, Grupo de Remo Itibere e amigos de Curitiba. Com apoio da Eletropar, Inove Planeta Aventura, Aliança rocha e RJ Acessórios Náuticos.

Veja também
Expedições de SUP

Expedições de SUP

Travessia Lagoa da Itapeva

SUP Travessia

SUP Travessia

Bart de Zwart quebra recorde mundial

Expedições

Expedições

Conexão Floripa x Austrália x Indonésia

Expedições

Expedições

Expedição SUP Paradise - Ilha do Superagui

Expedições

Expedições

120 Km remando de SUP por Santa Catarina

Expedições

Expedições

Travessia das Prainhas - RS

BIG Waves

BIG Waves

Big SUP Surfe na Laje do Jaguá

Expedições

Expedições

Conhecendo o Nordeste pela água

SUP na Bahia

SUP na Bahia

Outono na Bahia

Expedições

Expedições

Remador faz a circunavegação de Florianópolis a bordo de um SUP

Expedições

Expedições

Missão cumprida

Expedições

Expedições

Expedição Rio São Francisco

The SUP Crossing

The SUP Crossing

Chris Bertish entra para a história dos watersports

The SUP Crossing

The SUP Crossing

Ele conseguiu!

Expedições

Expedições

Travessia Mar de Dentro chega aos 50%