MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Expedições
Quatro dias de remada no paraíso escondido
Por Redação SupClub em 09/11/17
Remador paranaense percorre 112 km entre a pouco conhecida e deslumbrante faixa de litoral totalmente preservada entre os estados de são Paulo e Paraná. Saiba mais.
Paulo Oliveira - Expedição SP x PR na remada. Foto: Arquivo pessoal.
Paulo Oliveira - Expedição SP x PR na remada. Foto: Arquivo pessoal.

Paulo Oliveira, praticante de stand up Paddle local de Paranaguá (PR) realizou recentemente um feito e tanto. Acompanhado por remadores locais do litoral paranaense, sendo o único a remar de SUP, concluiu uma travessia de quatro dias remando, em média 30 km por dia, totalizando 112 km de distância percorrida entre SP e PR.

 

Acompanhado pelos remadores do grupo K.S.A aventura  e equipe de Remo Itibere, Paulo partiu de Paranaguá de barco ate Cananéia, já no litoral paulista, onde iniciaram o percurso que os traria de volta ao ponto de partida. Pelo caminho belas paisagens, muita natureza e um litoral ainda intocável e pouco conhecido.

 

Um barco de apoio acompanhou os remadores equipado com acomodações e alimentações. Já no primeiro dia foi remado 35 km ainda dentro do litoral paulista, com paradas programadas para alimentação, hidratação e exploração das comunidades locais. 

 

No segundo dia, os membros da expedição alcançaram o Parque estadual da Ilha do Cardoso-Vila do Ariri, um lugar de praias desertas com trilhas, cachoeiras e muitos golfinhos.

Em seguida, foram até o canal do Varadouro, criado artificialmente nos anos 50 com objetivo de facilitar o acesso entre Paraná e São Paulo, que é muito usado por pescadores e une a baia dos Pinheiros à região lagunar de Cananéia. A região abriga uma alta diversidade de fauna e flora como a famosa revoada dos papagaios e fechou mais 30 km de reamada programados.

Já no litoral paranaense, no terceiro dia a remanda rendeu 32 km e o grupo resolveu esticar com o objetivo de alcançar a Ilha de Guapecum. Porém, mais adiante, devido ao tempo instável com chuva e vento forte, foram obrigados aguardar para depois seguir até a Ponta de Úba, Prainhas, onde pernoitaram para o ultimo dia de remada com o objetivo de chegar a Paranaguá. 

 

Encarando marolas e vento forte até Paranaguá, o grupo iniciou quarto dia de remada com mais alguns quilômetros os separando da chegada. Entre ilhas e navios eles atravessaram a baia, como programado, e chegaram todos bem, inteiros, porem cansados!

 

Cansados, mas recompensados pelo contato com a bela natureza da região. É um dever de todos preservá-la.

 

Esta foi uma expedição entre amigos remadores que teve sua segunda edição organizada pelas equipes K.S.A Aventura, Grupo de Remo Itibere e amigos de Curitiba. Com apoio da Eletropar, Inove Planeta Aventura, Aliança rocha e RJ Acessórios Náuticos.

Veja também
SUP expedições

SUP expedições

Volta a Ilha do Mel de stand up paddle

Expedições de SUP

Expedições de SUP

Travessia Lagoa da Itapeva

SUP Travessia

SUP Travessia

Bart de Zwart quebra recorde mundial

Expedições

Expedições

Conexão Floripa x Austrália x Indonésia

Expedições

Expedições

Expedição SUP Paradise - Ilha do Superagui

Expedições

Expedições

120 Km remando de SUP por Santa Catarina

Expedições

Expedições

Travessia das Prainhas - RS

BIG Waves

BIG Waves

Big SUP Surfe na Laje do Jaguá

Expedições

Expedições

Conhecendo o Nordeste pela água

SUP na Bahia

SUP na Bahia

Outono na Bahia

Expedições

Expedições

Remador faz a circunavegação de Florianópolis a bordo de um SUP

Expedições

Expedições

Missão cumprida

Expedições

Expedições

Expedição Rio São Francisco

The SUP Crossing

The SUP Crossing

Chris Bertish entra para a história dos watersports

The SUP Crossing

The SUP Crossing

Ele conseguiu!