MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Expedições
Começa a travessia do Atlântico de SUP
Por Redação SupClub em 07/12/16
Teve início nesta terça-feira (06) a tentativa de atravessar o oceano Atlântico remando de SUP. Sul-africano Chris Bertish pretende concluir o desafio em 120 dias. Saiba mais.
960x639
Chris Bertish partiu do Marrocos na última terça-feira em direção às Ilhas Canárias, onde fará sua primeira parada. Foto: Arquivo pessoal.

 

Teve início no Marrocos, nesta terça-feira (06), a tentativa de se atravessar o oceano Atlântico remando de SUP. O autor da façanha, o sul-africano Chris Bertish, partiu no início da manhã de Agadir em direção ao Caribe. Ele pretende fazer uma escala nas Ilhas Canárias, depois, outra em na Ilha Leeward, no Caribe, para concluir sua travessia na Flórida (EUA) após remar cerca de 4,600 quilômetros de mar aberto, viajando o equivalente a uma maratona por dia, por mais de 120 dias seguidos.

 

Os preparativos para a travessia começaram há cinco anos, e, nos últimos 12 meses, Bertish treinou cerca de 16h por dia, o que envolveu muito trabalho de fortalecimento muscular em academia, natação, surfe e remadas semanais em mar aberto em distâncias aproximadas de 100 km.

 

900x600
Bertish posa para foto ao lado de seu stand up paddle transatlântico antes da partida. Foto: Arquivo pessoal.

A prancha usada por ele levou seis meses para ficar pronta. Ele foi criada a partir de uma adaptação de uma SIC 17 pés com cabine e adaptações inspiradas em barcos à remo que realizaram travessias oceânicas. O SUP possui três sistemas de direção diferentes e um sistema de leme de emergência. A sua cabine é autossuficiente e à prova de água, com equipamentos eletrônicos que permitem rápidos cálculos para mudança de rotas e comunicação de longo alcance, além de sistemas meteorológicos de alta precisão.

 

"Estou muito animado e ansioso. Foram mais de quatro anos entre preparação e pesquisa e agora vou dar início a esse grande desafio. Tenho uma equipe incrível trabalhando comigo, me apoiando em terra e também tenho recebido muito apoio de amigos e pessoas de todo o mundo. Quero mudar a vida de milhões de crianças na África e isso é o que irá me dar forças para continuar remando até o fim”, disse Chris antes de partir nas primeiras horas da manhã de terça-feira.

 

O objetivo principal da travessia é arrecadar fundos para o Fundo Lunchbox, Operação Sorriso e Assinatura da Esperança com o objetivo de conseguir mais de um milhão de dólares e tornar todo o projeto uma iniciativa de caridade autossustentável, servindo como um legado duradouro para as gerações seguintes.

 

645x484
Interior do stand up paddle transatlântico que levou seis meses para ficar pronto. Foto: Arquivo pessoal.

 

Bertish também estará trabalhando em conjunto com ONG's e institutos de pesquisa, levantando dados e informações sobre correntes oceânicas e vida marinha ao longo de sua travessia.

 

Doações para a travessia podem ser feitas através do link: thesupcrossing.com/donate/

 

ACOMPANHE A AVENTURA AO VIVO

 

Para acompanhar a jornada de Chris ao vivo clique AQUI.

 

Veja também
SUP expedições

SUP expedições

Volta a Ilha do Mel de stand up paddle

Expedições

Expedições

Quatro dias de remada no paraíso escondido

Expedições de SUP

Expedições de SUP

Travessia Lagoa da Itapeva

SUP Travessia

SUP Travessia

Bart de Zwart quebra recorde mundial

Expedições

Expedições

Conexão Floripa x Austrália x Indonésia

Expedições

Expedições

Expedição SUP Paradise - Ilha do Superagui

Expedições

Expedições

120 Km remando de SUP por Santa Catarina

Expedições

Expedições

Travessia das Prainhas - RS

BIG Waves

BIG Waves

Big SUP Surfe na Laje do Jaguá

Expedições

Expedições

Conhecendo o Nordeste pela água

SUP na Bahia

SUP na Bahia

Outono na Bahia

Expedições

Expedições

Remador faz a circunavegação de Florianópolis a bordo de um SUP

Expedições

Expedições

Missão cumprida

Expedições

Expedições

Expedição Rio São Francisco

The SUP Crossing

The SUP Crossing

Chris Bertish entra para a história dos watersports

The SUP Crossing

The SUP Crossing

Ele conseguiu!