MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
SUP expedições
Volta a Ilha do Mel de stand up paddle
Por Divulgação em 02/01/18
Sol, mar agitado, tubarão, golfinhos e fortes ventos fizeram parte dos 36 km de remada extrema no litoral paranaense feita por Serginho Laus e Duka Jr. Confira o relato e galeria de imagens.
Serginho Laus e Duka Jr. Foto: Gabriel Hamilko.
Serginho Laus e Duka Jr. Foto: Gabriel Hamilko.

A Ilha do Mel é o principal ponto turístico do litoral paranaense. Um paraíso preservado com restinga e Floresta Atlântica que pertence ao município de Paranaguá. E foi lá que Serginho Laus, profissional do SUP e Surf escolheu para sua mais nova aventura!

 

 No dia 08 de dezembro, Laus, ao lado de seu parceiro de remada Duka Jr, encararam uma remada extrema de 36 km para dar a volta na Ilha do Mel.

 

O objetivo seria fazer a remada em até 05 horas, num ritmo constante em condições que até 48 horas antes se apresentavam favoráveis para o desafio. Porém, as previsões foram mudando e o panorama da remada já apresentava condições desafiantes no dia que antecedeu a aventura! “Tudo mudou!  A ondulação não perdeu força, o vento virou para sul e com isso a remada ficou mais perigosa e desafiante”, relata Laus. “Independente do tempo, completar o trajeto passou a ser o maior objetivo”, completa.

 

Uma remada de grande porte como essa é imprescindível ter uma equipe preparada, equipamentos corretos, gerenciamento de riscos, planejamento e muita motivação. Para isso, Laus contou com Duka Jr, amigo e parceiro de desafios no SUP. “Quando recebi o convite do Laus, com a cobertura do Globo Esporte, vi que de certa forma ajudaríamos a promover a Ilha do Mel, lugar o qual tenho maior carinho e projetos”, diz Duka.

 

A rota estipulada foi planejada para iniciar encarando o trecho mais difícil e perigoso da travessia: o Canal da Galheta. Saindo do trapiche da Nova Brasília, passando pela região de Encantadas, pegando o Canal da Galheta para então fazer o percurso do mar de fora cruzando as praias da Gruta, de Fora de Encantadas, Miguel, Grande, de Fora da Brasília, Farol das Conchas, Fortaleza, Rádio Farol, Ponta Oeste, até chegar novamente no trapiche de onde saíram.

 

”Saímos às 06h30min para passar pelo Canal da Galheta antes do vento entrar. Até as Encantadas as condições de remada estiveram lindas, super liso e com o nascer do sol alucinante, mas assim que entramos para o canal da Galheta, o mar engrossou, passaram 02 navios, 01 draga e o vento sul entrou! Tudo o que não queríamos. Nesse trecho mal dava para ficar de pé na prancha, foi muito difícil”, lembra Laus.

 

Para Duka a remada mostrou o lado bom e ruim da empreitada: “Toda nossa passagem foi muito especial, passamos por um verdadeiro desafio, a Natureza mostrou sua força, ondas grandes, bocas de saídas puxando forte, back wash formando um verdadeiro reboliço, vento e maré contra, sol escaldante,  avistamos golfinhos e um tubarão cação, que  fizeram parte dessa aventura”.

 

Ao todo a dupla remou 36,33 km no tempo de 7h36min, gastando 2.501 calorias registrado pelo aplicativo Run Keeper para o modo de remada. Fizeram 06 paradas curtas para hidratação, proteção solar e suplementação.

 

“Nós remamos pelo menos 07 horas ininterruptas. Pensei em desistir umas três vezes, pois estava muito desafiador, levando o corpo a exaustão e com momentos de início de câimbra! O momento mais difícil acredito que foi quando chegamos na ponta oeste. Observava o ponto de chegada, mas estava longe ainda. O pior era que o vento e a correnteza estavam contra! Parecia que não chegava nunca, as dores no corpo mexiam com o psicológico”, diz Laus. “Pensava em todos os treinos, na minha família, na minha esposa, nos amigos e patrocinadores. Minha cabeça me levou até o final do desafio e conseguimos”, completa.

 

“Num ritmo acelerado concluímos o percurso. Apesar dos pesares, foi tudo muito responsável. Desafio e superação é o resumo desta história. Fica o agradecimento pelos lugares que passamos e a recepção de todos onde nos apoiaram e mandaram energias positivas. Grato também a equipe de apoio (Ismael Táxi Náutico) e de reportagem da RPC TV, que fizeram parte dessa história”, conclui Duka.

 

Agradecimentos especiais a Ismael Táxi Náutico, Pousada Treze Luas, Divesa Automóveis, Mercedes Benz, Califórnia Republic SUP, SunTech Grip System, Santa Costa, BackWash, Bullys, Goofy, Vita Fit Park Shopping Barigui, G-Action Suplementos, Hot Buttered, Play Caps T-Shirts, Crespo Paddles, RPC TV e a todos que participaram de alguma forma direta ou indiretamente.

 

NÚMEROS DO DESAFIO

 

Distância percorrida: 36,33km

 

Tempo de remada: 7h36min

 

Média de tempo por km: 12:33min/km

 

Calorias queimadas: 2.501

 

Hidratação: 06 paradas de 05 min (cada)

Veja também
Expedições

Expedições

Quatro dias de remada no paraíso escondido

Expedições de SUP

Expedições de SUP

Travessia Lagoa da Itapeva

SUP Travessia

SUP Travessia

Bart de Zwart quebra recorde mundial

Expedições

Expedições

Conexão Floripa x Austrália x Indonésia

Expedições

Expedições

Expedição SUP Paradise - Ilha do Superagui

Expedições

Expedições

120 Km remando de SUP por Santa Catarina

Expedições

Expedições

Travessia das Prainhas - RS

BIG Waves

BIG Waves

Big SUP Surfe na Laje do Jaguá

Expedições

Expedições

Conhecendo o Nordeste pela água

SUP na Bahia

SUP na Bahia

Outono na Bahia

Expedições

Expedições

Remador faz a circunavegação de Florianópolis a bordo de um SUP

Expedições

Expedições

Missão cumprida

Expedições

Expedições

Expedição Rio São Francisco

The SUP Crossing

The SUP Crossing

Chris Bertish entra para a história dos watersports

The SUP Crossing

The SUP Crossing

Ele conseguiu!