MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Paddleboard
Top 10 do paddleboard brasileiro
Por Redação SupClub em 21/09/17
Conheça os 10 remadores de paddleboard mais influentes do Brasil.
710x403
Os paddleboarders mais influentes do Brasil na atualidade. Top 10 paddleboard Brasil. Foto: Reprodução.

 

A tradicional remada de prancha, utilizando somente os braços, sempre existiu internacionalmente e também nos melhores eventos nacionais. A boa notícia é que nos últimos anos a modalidade realmente cresceu e cada vez mais passa a ter notoriedade nos festivais esportivos, eventos de confederação e consequentemente aumento de atletas da modalidade em assessorias esportivas.

 

O SupClub faz um breve relato dos 10 remadores de paddleboard mais influentes do país (listados por ordem alfabética), selecionados através de resultados não lineares e colocados nesta artigo em ordem alfabética. Confira:

 

Bezinho Otero - O veloz 

955x677
Bezinho Otero. Top 10 paddleboard Brasil. Foto: Reprodução.

 

O carioca da gema, Bernardo, ou mais conhecido como Bezinho é um atleta originário do SUP. No último ano, influenciado pelo técnico Esquilo e por Bob Araujo, estreou de maneira fulminante no paddleboard. Foi o representante do Brasil no Mundial da ISA realizado este ano na Dinamarca na prova técnica. Tem como característica principal sua velocidade e largada de prova.

 

Seria curioso analisar o desempenho de Bezinho em provas de extrema velocidade com o paddleboard 10”6 (surf live saving).

 

Claudio Britto - O Completo

 

2048x1365
Claudio Britto. Top 10 paddleboard Brasil. Foto: Reprodução.

 

Natural de salvador, o veterano Claudio Britto possivelmente é o atleta mais completo do Brasil. Rema bem provas de longa distância, provas técnicas e provas de downwind.

 

O remador ja representou a seleção brasileiro no Mundial da ISA por duas vezes: na Nicarágua, em 2014, e no México 2015. Claudio tem como base esportiva a natação em águas abertas e também rema bastante de OC-1.

 

Fabiano Faria - Especialista no Downwind

 

960x654
Fabiano Faria. Top 10 paddleboard Brasil. Foto: Reprodução.

 

Fabiano é um atleta que gosta de esportes de “raiz’. Originalmente da Canoa V-1 e também na posição de leme em canoas OC-6, o remador fluminense vem crescendo muito nas provas de paddleboard. Fabiano em 2017 atravessou em revezamento (junto com a esposa) a famosa travessia Molokai 2 Oahu.

 

Entre suas principais características, está a forte performance em condições clássica de Downwind. Fabiano tem uma assessoria esportiva para remadores em Niterói/RJ.

 

Genauto França - A essência do paddleboard

 

821x426
Genauto França. Top 10 paddleboard Brasil. Foto: Carla Falleiros.

 

A exemplo de Mauricio Abubakir, rema de paddlebaord há muitos anos, No passado, ambos realizam ousadas travessias de paddleboard como o trajeto Mar Grande Salvador.

 

Genauto já representou a seleção brasileira no Mundial da ISA de 2013 no Peru. Aliás, se alguma produtora resolver fazer um documentário sobre paddleboard, jamais poderiam esquecer a dupla: Mauricio Abubakir & Genauto França.

 

Jader Andrade - O Discípulo

 

718x494
Jader Andrade. Top 10 paddleboard Brasil. Foto: Reprodução.

 

Com tantos remadores de paddleboard na Bahia, não tem como não nascer uma nova geração. Podemos denominar o jovem Jader com “cria" de Maurício Abubakir e Claudio Britto. Jader, assim como Claudio, tem como base esportiva a natação.

 

Mauricio Abubakir - O Pioneiro

 

926x581
Maurício Abubakir. Top 10 paddleboard Brasil. Foto: Reprodução.

 

Talvez o maior incentivador da modalidade no país. Mauricio rema de paddleboard há muitos anos e mais do que isso, é o principal shaper de prancha desta modalidade em todo o território nacional. Logicamente que Maurcio trabalha com pranchas de SUP, de surfe, mas sua paixão mesmo é o paddleboard.

 

Gosta muito de remar com o paddleboard 18 pés , tanto para surfar quanto para realizar o downwind, mas também se sai muito bem na categoria stock prone (12 pés).

 

Abubakir sempre foi surfista e teve seu primeiro contato com o paddleboard no Havaí, décadas atrás.

 

Marcelo Andreoni - Old School

 

960x640
Marcelo Andreoni. Top 10 paddleboard Brasil. Foto: Herbert Passos.

 

Morador do Guarujá, um remador de “raiz" com alma nobre e uma tremenda forca física. Marcelo pratica Canoa Havaiana há muitos anos, e no tempo livre sempre praticou a tradicional remada de prancha, utilizando somente as mãos.

 

O veterano subiu em todos os pódios nos principais festivais esportivos do pais, como o Aloha Spirit e o KOPA (King of Paddle).

 

Patrick Winkler - O Desbravador

 

1040x616
Patrick Winkler. Top 10 paddleboard Brasil. Foto: Carla Falleiros.

 

Embora o pioneirismo fique com Abubakir, Patrick viveu sua primeira experiência no paddleboard no longínquo ano de 1999 na Austrália. Na ocasião estava no país, para a aprimorar a natação, mas a final dos treinos de sábado , remava no paddleboard 10’6”, prancha que acabou trazendo para o Brasil. O ano de 2017 definitivamente foi especial para Patrick, onde se tornou o primeiro brasileiro a completar em solo (remando sozinho) e travessia Molokai 2 Oahu e ainda foi Top 10 no Mundial da ISA na prova long distance.

 

Para merecer a apresentação de  desbravador, foi o primeiro atleta de paddlebaord a realizar a travessia do W2 Downwind, a prova mais longa do pais com 30 km de distância.

 

Winkler treina na raia da USP sob orientação do renomado coach Alessandro Matero.

 

Atualmente Patrick Winkler e Claudio Britto são os dois remadores de paddleboard mais rápidos e competitivos do país.

 

 

Ricardo Allmada - O Incentivador

 

794x540
Ricardo Allmada. Top 10 paddleboard Brasil. Foto: Reprodução.

 

O Surfista, que ja realizou diversas surf trips ao redor do mundo, nos últimos anos acabou montando uma das maiores assessorias de remada do país: O SUPIrados. A assessoria, localizada em São Bernardo do Campo (SP) na represa Billings, é a maior incentivadora de remadores de paddleboard e também parapaddle.

 

Ricardo, utiliza sua base esportiva do surf, como trunfo nas provas de paddleboard, principalmente quando realizadas em mares “turbulentos”.

 

Thiago Nelber - A Revelação

 

712x489
Thiago Nelber. Top 10 paddleboard Brasil. Foto: Reprodução.

 

O Atleta de São Bernardo do campo faz parte da equipe SUPIrados que treina na represa billings.

 

Thiago tem como base a natação e é uma “descoberta" do técnico Ricardo Allmada. O paddleboarder praticamente subiu no pódio em todas as provas de São Paulo no último ano e começou este segundo semestre de maneira espetacular se tornando o recordista da represa Guarapiranga na prova Kialoa Paddle Challenge 21K.

 

EM TEMPO:

 

Esta lista tem como propósito divulgar o paddleboard e seus praticantes, uma vez que o SupClub é a única mídia do Brasil a dar espaço para essa modalidade.

 

Logicamente há nomes ficaram fora, principalmente remadores da região sul do Brasil, especializados em pranchas 10”6”, comuns em provas de “Life Saving”.

 

Também não incluímos as mulheres e nem os pararemadores pois ambos ganharão uma matéria própria em breve.

 

Por fim, queremos encerrar essa lista com uma menção honrosa: o "casca grossa"" Vitor Marcal, que reside no Havaí. Um remador  renomado que já realizou as duas principais travessias do mundo: Canal de Catalina na Califórnia e Molokai 2 Oahu.

Veja também
BIG Waves

BIG Waves

Grillo ataca novamente

Modalidades

Modalidades

A plasticidade do SUP Yoga

Modalidades

Modalidades

Paddleboard na mira dos eventos

Modalidades

Modalidades

Por dentro do SUP Fishing

Naturismo

Naturismo

Remando ao natural

SUP Fishing

SUP Fishing

Pescando de Stand Up Paddle

SupClub

SupClub

Freestyle SUP

SupClub

SupClub

Va’a em retrospectiva

SupClub

SupClub

Big Sup invade as praias cariocas

SupClub

SupClub

SUP Yoga Rio de Janeiro

SupClub

SupClub

SUP Fishing

SupClub

SupClub

Downwind verde e amarelo

supclub

supclub

2º CarnaSup festeja Carnaval no mar. Confira galeria de imagens

supclub

supclub

SUP skate chega ao Estadão