MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
SUP Perfil
Perfil Bruno Torquato
Por Redação SupClub em 10/05/16
De origem humilde, atual líder do circuito brasileiro na categoria 14 pés chegou a vender picolé na praia para manter seu sonho de viver do esporte. Conheça sua história.
1764x1274
Bruno Torquato precisou ralar muito para alcançar seus objetivos e figurar entre os melhores remadores de SUP do país. Foto: Luciano Meneghello.

 

Nascido e criado na periferia do Rio de Janeiro, o carioca Bruno Torquato não tinha muito contato com o mar, mas sempre gostou de praticar esportes: foi bicampeão estadual de jiu-jitsu e jogou futebol, no campo e no salão, defendendo alguns clubes da cidade. Essa paixão pelas atividades esportivas o levou a cursar educação física. 

Na faculdade, fez amizade com o professor e preparador físico Marcelo Esquilo que lhe ofereceu um estágio para atuar como apoio de uma equipe de triatlhon onde a sua função era fazer a segurança dos atletas em cima de um SUP nas aulas de natação no mar. Bruno tomou gosto pelo estágio, mas, na verdade, havia sigo fisgado pelo stand up paddle.

Decidiu que precisava ficar mais perto da praia e, como morava muito longe do mar, alugou um apartamento pequeno em Botafogo dividindo as despesas com seu primo e um amigo. No início, a grana era bem curta e o custo de vida altíssimo da Zona Sul do Rio de Janeiro obrigou o atleta a buscar opções extra de remuneração enquanto concluía seus estágios. A solução foi vender picolés: "Além de fazer três estágios em lugares diferentes, em dias ruins de venda, caminhava pela praia do Leme ao Leblon até conseguir a quantia necessária", revela.

2000x1333
Bruno Torquato em ação na Praia Mole (SC) durante os treinos para a prova técnica da primeira etapa do Brasileiro de SUP. Foto: Naideron Jr.

 

Aos poucos a situação foi melhorando e já adaptado ao SUP, contando com a boa vontade de alguns alunos da equipe do Esquilo, como Claudia Mundin, Ivan Mundin, Cila Weil e o próprio Marcelo Esquilo, Bruno participou de um circuito de SUP na Região dos Lagos que oferecia premiação em dinheiro sagrando-se campeão. Era o que faltava para ele entrar de cabeça no mundo do SUP race e os bons resultados começaram a sugir:

Em 2015 foi vice-campeão brasileiro na Race 14 pés, campeão na categoria unlimited na W2, campeão na categoria unlimited na Rio 34.1 e campeão na categoria unlimited no Desafio Ilhas Cagarras, fechando o circuito da Tríplice Coroa como campeão invicto em sua categoria. Além disso, conquistou o vice-campeonato profissional no Circuito Carioca.

Os bons resultados obtidos em 2015 renderam frutos. Através de uma indicação de Marcelo Esquilo, Bruno fechou patrocínio com a marca de pranchas Toucan para representar e colaborar no desenvolvimento de pranchas competitivas da marca. 

2000x1333
Bruno cruza a linha de cjegada com sua Toucan Bellatrix, testada e aprovada. Foto: Luciano Meneghello.

 

Ouvindo as sugestões do atleta, a marca desenvolveu o modelo batizado de "Bellatrix" que, segundo Bruno, é perfeita para quem busca uma remada de alto nível sem abrir mão da estabilidade: "A Bellatrix se comporta muito bem em diferentes tipos de situações, sejam elas no mar ou em lagoas. Além disso a Toucan é pioneira  também na integração digital. Cada prancha sai de fabrica com um sistema de registro e, com a simples leitura feita por qualquer smartphone, apresenta um leque de informações sobre a prancha e seu proprietário evitando roubos e dando muito mais tranquilidade ao proprietário", informa o atleta.

E a parceria começou muito bem, com Bruno vencendo a primeira etapa do circuito brasileiro, disputada em Florianópolis, na categoria 14 pés. Agora entre os objetivos para 2016 estão a liderança do circuito até o final da temporada, o bicampeonato na Tríplice Coroa e, muito provavelmente, migrar para a profissional 12'6" em 2017.

Veja também
Perfil SUP Race

Perfil SUP Race

Ela é Bárbara!

Perfil SUP Race

Perfil SUP Race

O 'Animal' está de volta

Alzair Russo

Alzair Russo

A vida entre pranchas e treinos

Perfil

Perfil

Perfil – Tristan Boxford

Perfil

Perfil

Kauan Terra agradece 2016

Atletas

Atletas

SUP Perfil – Eri Tenório

Perfil

Perfil

Kauan Terra

Kauan Terra

Kauan Terra

Promessa do SUP Wave brasileiro fecha novo patrocínio

SupClub

SupClub

Foco no Tour mundial

SupClub

SupClub

Promessa de Balneário Camboriú

SupClub

SupClub

Candinho Bisneto quer apresentar o SUP às famílias

SupClub

SupClub

Lembranças da Batalha dos Remos

SupClub

SupClub

Perfil: Marcio Almeida "Grillo"

SupClub

SupClub

Perfil Lena Ribeiro - Evolução no SUP Race

supclub

supclub

Mo Freitas faz um balanço de 2012