MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Atletas
SUP Perfil – Eri Tenório
Por Luciano Meneghello em 20/12/16
Conheça um pouco da história deste Jovem local de Búzios (RJ) que se firmou, em 2016, como um dos grandes nomes do SUP race profissional brasileiro.
826x567
Top 6 do Circuito Brasileiro de SUP Race Profissional e campeão do Circuito Rei e Rainha do Mar, Eri Tenório se firma como um dos grandes nomes do esporte no Brasil. Foto: Fabio Mota.

 

Todo ano o Circuito Brasileiro de SUP – CBSUP revela novos nomes que despontam entre a elite do stand up paddle profissional brasileiro. Um desses nomes é Eri Tenório.

 

Natural de Maceió (AL) mudou-se ainda criança para Búzios (RJ) com a família. Na cidade que encantou Brigitte Bardot, encontrou sua conexão com a praia e com o mar. E foi trabalhando com aluguel de pranchas, na praia, para Ricardo Astral, da Astral Surfboards, que Eri deu suas primeiras remadas de stand up, de forma bem despretensiosa, em seus momentos de folga:

 

“Curtia remar, como todo mundo, e não pensava que viria a ser um competidor, mas ai as coisas foram acontecendo”, conta.

 

476x478
Eri ao lado de Ricardo Astral. Foto: Arquivo pessoal.

Foi graças a Ricardo que Eri percebeu que poderia ir além no SUP Race: “Devo muito ao Ricardo. Foi ele quem me emprestou um SUP para que eu participasse de uma edição do Rei de Búzios que rolou aqui na cidade. Participei para ver como me sairia e acabei ficando na sexta colocação!”, revela.

 

A partir de então, Eri passou a levar o esporte mais a sério. Em 2014, contando com o apoio da Astral, ele passou a se dedicar às competições e, pouco a pouco, os resultados foram surgindo. A vitória categoria Fun Race durante a Rei e Rainha do Mar, última etapa do Circuito Brasileiro daquele ano, mostrou que era hora de tentar voos mais altos e migrar de categoria.

 

No ano seguinte, Eri migrou para a categoria profissional terminado 2015 na 17ª colocação: “Foi um ano de aprendizado. Sabia que conquistar um pódio seria difícil, mesmo assim, consegui dois sextos lugares e dois sétimos remando entre os melhores do Brasil em minha estreia na Profissional”, avalia.

 

Américo Pinheiro, treinador de Eri fala sobre o potencial do atleta: “O Eri rema muito forte, é dedicado aos treinos e gosta de competir, tem tudo pra ir muito longe no SUP race”, conta o "coach" que iniciou em 2015 uma parceria de treinamentos com o atleta.

 

960x730
Eri ao lado de Bruno Gomes, da Nanopoxy, apoiadora do atleta em sua nova fase como profissional. Foto: Reprodução.

 

Vinnicius Martins, local de Búzios e expoente do Brasil em competições internacionais, é outro incentivador, como revela Eri: “O Vinni é uma inspiração para mim, e, apesar de hoje em dia morar no Rio de Janeiro, quase sempre que está em Búzios treina comigo me dando altos toques”.

 

O ano de 2016 marcou a ascensão de Eri Tenório. Com o apoio da Nanopoxy, fornecedora de resinas e matéria prima para fabricação de pranchas de SUP, reconhecida pela alta qualidade de seus produtos, que em um projeto inovador vem apoiando vários atletas do stand up paddle, o jovem talento de Búzios passou a competir com as pranchas da Epicboard, encerrando uma parceria de anos com a Astral Surfboards:

 

“Minha história não seria a mesma se não fosse pelo Ricardo, é muito importante que você fale sobre ele nessa matéria”, pede quase aflito, relevando uma qualidade não muito comum em atletas que se encontram numa fase ascendente de suas carreiras: a gratidão.

 

960x729
Entre os melhores: Eri (à esq.) no pódio da última etapa do Brasileiro de SUP, o Pantanal Extremo. Foto: Fabio Mota.

 

Eri conta também com o apoio do Hotel Pérola Búzios, que lhe fornece uma ajuda de custo, Yoga Ways, You Monster e Fisio Fitness. Somados esses apoios, o atleta conseguiu participar de todas as etapas de 2016 do Circuito Brasileiro, encerrando o ano como Top 6 do Brasil, corando com seu primeiro pódio em uma prova do circuito, com a 5ª colocação no Pantanal Extremo.

 

E, para fechar o ano com chave de ouro, ele ficou com a primeira colocação na última etapa do Rei e Rainha do Mar, que lhe valeu o título do circuito em 2016.

 

O futuro, claro, a Deus pertence. Porém, se você levar em conta o talento e a dedicação de Eri Tenório, somados aos resultados cada vez melhores, alcançados ao longo de sua carreira, fica muito fácil acreditar que ele será um dos grandes nomes do SUP Race profissional brasileiro em 2017. O esporte agradece!

 

416x225
Luciano Meneghello é editor chefe e fundador do site SupClub. Foto: Reprodução.

 

 

Veja também
Perfil SUP Race

Perfil SUP Race

Ela é Bárbara!

Perfil SUP Race

Perfil SUP Race

O 'Animal' está de volta

Alzair Russo

Alzair Russo

A vida entre pranchas e treinos

Perfil

Perfil

Perfil – Tristan Boxford

Perfil

Perfil

Kauan Terra agradece 2016

Perfil

Perfil

Kauan Terra

Kauan Terra

Kauan Terra

Promessa do SUP Wave brasileiro fecha novo patrocínio

SUP Perfil

SUP Perfil

Perfil Bruno Torquato

SupClub

SupClub

Foco no Tour mundial

SupClub

SupClub

Promessa de Balneário Camboriú

SupClub

SupClub

Candinho Bisneto quer apresentar o SUP às famílias

SupClub

SupClub

Lembranças da Batalha dos Remos

SupClub

SupClub

Perfil: Marcio Almeida "Grillo"

SupClub

SupClub

Perfil Lena Ribeiro - Evolução no SUP Race

supclub

supclub

Mo Freitas faz um balanço de 2012