MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Remada coletiva
Os benefícios da remada em OC6
Por Luciano Meneghello em 06/06/16
Praticar remadas em canoas havaianas para seis pessoas (OC6) traz benefícios que vão muito além do condicionamento físico. Descubra quais são.
2048x1536
Remar em grupo é uma experiência extremamente enriquecedora. Foto: Luciano Meneghello.

 

Os benefícios físcios trazidos pela prática dos esportes a remo são notórios: melhora do condicionamento físico e fortalecimento muscular, passando pela capacidade cardiorrespiratória.

Há, também, benefícios que vão além dos físicos, como o despertar para uma vida mais saudável e o desenvolvimento de uma consiência ecológica, inerentes a todo praticante de esportes ao ar livre que, no caso de esportes como o SUP e a canoa havaiana, onde o contato com a natureza é intenso, se tornam ainda mais evidentes.

Sou fissurado em remar de canoa havaiana e, mais ainda, em SUP. No entanto, desde o ano passado, venho atuando também em grupos de remada em canoa havaiana para seis pessoas, as populares “OC6”.

A prática constante e a convivência com os grupos me fez ver com mais clareza aspectos muito importantes desenvolvidos quando praticamos atividades coletivas.

E ao contrário da maioria dos outros esportes coletivos, onde o objetivo é “derrotar” o time adversário, na OC6 todos trabalham em função da canoa. Para que ela flua melhor e em harmonia. Esse é objetivo final.

Isso me levou a pesquisar e escrever esse texto sobre os principais benefícios da remada em uma OC6 (ou V6, que é a variação taitiana da OC6):

Melhora suas relações interpessoais

Remar de OC6 aproxima seus praticantes espontaneamente. Ao contrário dos esportes individuais, em que o atleta depende apenas de seu próprio desempenho, nas práticas em grupo as pessoas precisam interagir entre si para alcançarem um objetivo em comum.

Remar em grupo cria um senso de trabalho em equipe e de delimitação de papéis, pois cada participante tem uma função específica dentro do time, sendo uma “peça” dentro de um “mecanismo” que só funciona se todos os seus componentes trabalharem em harmonia. A prática também desenvolve a confiança no próximo, uma vez que todos dependem uns dos outros para que o coletivo se saia bem.

O convívio e as remadas aumentam a sociabilização e criam laços entre os seus participantes, que podem se transformar em grandes amizades.

Trabalha a tolerância

Quem rema de OC6 aprende a ser tolerante com o companheiro, sobretudo os iniciantes, pois nem sempre todos os remadores terão a mesma habilidade e técnica. Será necessária paciência com as limitações e com as falhas de cada um para que a canoa evolua em harmonia. Essa é uma lição que pode ser aplicada em vários aspectos de nossa vida.

Estimula a superação

Ainda que existam limitações, é possível aprender e desenvolver potencialidades de cada um dos remadores. Em nome de um objetivo maior, que é, basicamente, fazer com que a canoa evolua e se projete com mais harmonia e potência, todos dentro do grupo são levados a estimular e encorajar seus companheiros a trabalharem suas imitações e se aperfeiçarem, de forma que superem suas capaciadades ao longo das remadas.

Fortalece mente e espírito 

Além de todos os benefícios físicos e sociais, remar de OC6 também garante mente e espírito mais fortes. A prática e as conquistas alacançadas com as evoluções individual (do remador) e coletiva (do grupo), aliada à sensação de pertencimento a uma equipe, aumentam a autoestima de seus adeptos. Isso sem falar com a realização por conquistar uma melhor forma física, também importante no trabalho de fortalecimento da autoestima.

Combate o estresse e a ansiedade

Remar de OC6 é uma válvula de escape para os praticantes, pois o foco no exercício e na sincronia entre todos do grupo não deixa espaço para que seus problemas e preocupações do dia a dia ocupem sua mente naquele momento, o que ajuda no combate ao estresse e à ansiedade.

Desenvolve a sensação de pertencimento

Bastam algumas saídas em grupo de OC6 para que o remador desenvolva a sensação de pertencimento. A partir de então, ele "pertence" à canoa (grupo) e a canoa (grupo) "pertence" a ela.  manifestação dessa sensação nos remete aos tempos mais remotos, em que cada indivíduo tinha um papel importante em sua comunidade. Extamente como acontece - guardadas as devidas proporções - com a canoa havaiana OC6.

Compartilha descobertas

Remar é uma ótima maneira de desfrutar as vias navegáveis ?de nossa cidade e compartilhar experiências sobre esses lugares com seus colegas de canoa.

É meditação e também lazer

Remar em grupo pode ser uma experiência meditativa ou pode ser extremamente divertido - dependendo de onde e como fazê-la e, o mais importante, essa será uma escolha em grupo e uma experiência compartilhada.

 

320x173
Luciano Meneghello é fundador e editor do site SupClub e da revista Standup. Foto: Reprodução.

 

Veja também
Análise do editor

Análise do editor

SUP Paulista em crise

Debate

Debate

Igualdade na premiação

Circuito Brasileiro

Circuito Brasileiro

Tops do SUP Wave em análise

Cultura

Cultura

Surfe como você quiser

Soul SUP

Soul SUP

O SUP nas Olimpíadas

Palavra do editor

Palavra do editor

Análise pré Brasileiro de SUP Wave

Análise

Análise

Brasileiro de SUP Race pós Ubatuba

Brasileiro de SUP

Brasileiro de SUP

Haverá uma troca guarda na elite do SUP race nacional?

SUP Wave

SUP Wave

Por onde vai o SUP Wave?

SupClub

SupClub

Retrospectiva 2015

supclub

supclub

Canyon do Xingó

supclub

supclub

SUP Consciente vê drama dos estuários durante volta à ilha de São Vicente

supclub

supclub

Pela harmonia no outside

supclub

supclub

SUP & Surf: pela harmonia no outside Parte I