MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Volta 360°
118 km em 4 dias
Por Redação SupClub em 01/02/19
Ilha Grande, Angra dos Reis - Stand Up Paddle
 Volta 360° 118 km em 4 dias Foto: Divulgação.
Volta 360° 118 km em 4 dias Foto: Divulgação.

 

1° dia, 23/01 - 35km.

Praia Brava x Praia do Aventureiro.

A expedição partiu as 6:30 de Praia Brava com 4 remadores ( Luís Neves, Paula Rodrigues, André Cavalcanti e Salah Rosemberg) com destino a Praia do Aventureiro. Travessia entre o continente, passando pelo Canal dos Navios, até chegar a Ponta Sul da Ilha (Ponta do Acaiá), onde vira para parte de trás da ilha. A remada fica mais desafiadora devido às condições de mar aberto. Passamos por fora da Praia de Provetá e da Praia dos Meros, virando na Ponta do Dragon até chegarmos na Praia do Aventureiro bem exaustos após 35 km de remada, por volta das 16hrs. Ficamos hospedados no Chalé do Naldo onde tivemos uma boa estrutura e conforto, o que foi primordial para recuperarmos as energias.

OBS: Durante o percurso foram feitas aproximadamente 4 paradas de 20 min para hidratação e alimentação.

2° dia, 24/01 - 37.8 km

Praia do Aventureiro x Palmas.

Partimos todos por volta das 7 hrs, sabendo que essa seria a remada mais longa de todo percurso. Pegamos condições favoráveis (vento a favor, baixa ondulação, sol entre nuvens e água cristalina), deixando a tensão de lado e aproveitando ao máximo a remada até o paraíso de Lopes Mendes, onde paramos para descanso, hidratação e alimentação. Depois da parada seguimos rumo a Praia de Palmas, logo na Ponta de Lopes Mendes encontramos o mar bem mexido, onde precisamos fazer um pequeno trajeto sentados no Stand up. Já chegando na Ponta Norte da Ilha (Ponta dos Castelhanos) o mar ainda estava agitado porém um vento Leste favoreceu nossa remada até a Praia dos Castelhanos onde fizemos mais uma pausa (essa praia não consta no Mapa Náutico pois ela só aparece em maré baixa). Continuamos nossa remada e bem na entrada de Palmas fomos surpreendidos por um vento contra o que dificultou nossa chegada e aumentou nosso cansaço, exaustos ainda precisamos levantar acampamento embaixo de chuva pois as Pousadas estavam todas lotadas, o que não foi motivo para nos desanimar.


3° dia, 25/01 - 22.2 km.

Palmas x Bananal

Apesar de uma noite mal dormida estávamos empolgados, acabamos partindo um pouco tarde por volta das 9 hrs. Na frete da Praia de Abraão, devido compromissos inadiáveis, nos despedimos de 2 Guerreiros (André Cavalcanti e Salah Rosemberg). Continuamos o casal a parte de dentro da Ilha (virada para o continente) uma remada tranquila e proveitosa, fizemos nossa primeira primeira pausa numa praiazinha próxima a Japariz (essa também não consta no Mapa Náutico). Nossa intenção para esse dia era chegarmos a Praia de Araçatiba, mas novamente o vento forte da tarde nos forçou a buscarmos abrigo em Bananal. Vendo por outro lado, foi muito positivo, pois não conhecíamos a Praia de Bananal e depois da noite anterior não termos dormido bem, ficamos muito bem hospedados na Pousada da Satiko, o que alimentou nossa disposição.


4° dia, 26/01 - 23.4 km.

Bananal x Acaiá x Araçatiba.

Após um reforçado café da manha partimos por volta das 8 hrs rumo ao percurso final da expedição. Passamos por lugares incríveis como Matariz, Enseada do Sítio Forte, Enseada da Longa, Lagoa Verde, Araçatiba e Vermelha, e por fim a Ponta do Acaiá, onde completamos a volta de 360° da Ilha Grande.

No projeto inicial prevíamos voltar para o continente remando mas por motivo de segurança decidimos voltar para Praia de Araçatiba e retornármos para o Continente de barco já que existia uma previsão de vento forte para tarde.

Estamos muito realizados de completarmos com louvor mais esse desafio que vinhamos planejando desde o início de 2018. A companhia de 2 grandes parceiros André Cavalcante e Salah Rosemberg enriqueceu essa expedição e alimentou a vontade de novos desafios.

Um agradecimento especial ao André Cavalcanti por ter cedido os SUP,s para realização desse projeto.

Luís Neves e Paula Rodrigues

Veja também
SUP World

SUP World

Resgate na Ilha da Madeira

NOAA

NOAA

Previsão com mais precisão

San Gallan

San Gallan

Direitas no deserto

North Shore de Oahu

North Shore de Oahu

Homenagem a Sunny

Wavegarden

Wavegarden

Praia da Grama – Piscina de alto padrão

SUP

SUP

Remo Livre

Atleta SUP Race

Atleta SUP Race

Atualização de cadastro

Leonardo Gimenes

Leonardo Gimenes

DNA no SUP Wave

Pacific SUP Challenge 2019

Pacific SUP Challenge 2019

Diário de bordo

Reef artificial

Reef artificial

Webber cria conceito

Laird Hamilton

Laird Hamilton

Sessão quilométrica

Pacific SUP Challenge 2019

Pacific SUP Challenge 2019

10 dias no Pacífico

Danilo Couto

Danilo Couto

Big rider movimenta Salvador

FGSUP

FGSUP

Desenvolvimento é o foco

Surfland

Surfland

Piscina é realidade

SUP World

SUP World

Zane Schweitzer