MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
ISA recorre ao CAS
A disputa pelo domínio do SUP continua!
Por Alex Araujo em 29/07/18
A International Surfing Association (ISA) submeteu a atual disputa com a Federação Internacional de Canoagem (ICF) sobre a governança do StandUp Paddle (SUP) ao processo de Arbitragem do Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS).
Foto: Divulgação ISA.
Foto: Divulgação ISA.

A International Surfing Association (ISA) submeteu a atual disputa com a Federação Internacional de Canoagem (ICF) sobre a governança do StandUp Paddle (SUP) ao processo de Arbitragem do Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS), buscando uma solução no melhor interesse de os atletas e o esporte.

 

A ISA e suas Federações Nacionais investiram tempo e dinheiro consideráveis no esporte desde 2008; organizando o anual ISA Stand Stand Paddle Championships, aumentando a disciplina em novos mercados e trabalhando para a inclusão do SUP em uma série de eventos multi-esportivos.

A função de governança de longo prazo do ISA tem sido contestada pelo ICF desde o final de 2016. Depois que nenhuma resolução foi encontrada por meio de discussões diretas com o ICF e depois com a Mediação CAS, e em consonância com os desejos do Movimento Olímpico de encontrar uma solução rápida sobre o assunto, o ISA formalmente abriu um processo de Arbitragem CAS.

No dia 6 de julho, atletas de elite competindo na Associação Mundial de Profissionais de Paddlesurf (APP) declararam apoio unânime ao ISA. O presidente da ISA, Fernando Aguerre, pediu uma resolução completa e final da disputa com o ICF por meio do processo CAS.

O Presidente da ISA, Fernando Aguerre, disse:

“A ISA sempre esteve comprometida em trabalhar para o melhor interesse dos atletas, do Movimento Olímpico e do esporte StandUp Paddle, e como tal, queremos resolver esta questão em andamento para que o importante trabalho de aumentar o SUP em todo o mundo possa continuar sem ser perturbado, como foi desde o primeiro dia de 2008.

“Como, lamentavelmente, não tivemos sucesso em nossos esforços para encontrar uma solução através da mediação CAS, o ISA agora submeteu os documentos necessários ao CAS para iniciar o procedimento de Arbitragem. Em última análise, os atletas são o aspecto mais importante de qualquer esporte, e continuaremos a fazer tudo o que pudermos para atender aos seus melhores interesses. Acreditamos que o término da disputa atual por meio do CAS é uma maneira sensata de avançar e esperamos avançar rapidamente para uma resolução, para o bem da comunidade StandUp Paddle.

“A ISA, como o órgão de governo de longa data da StandUp Paddle, tem orgulho de apoiar o crescimento do esporte na última década. O processo do CAS agora pode fornecer clareza sobre a melhor maneira de continuar esse crescimento ”.

Eu como atleta já representei o Brasil por 2 vezes no mundial da ISA em 2012 e 2103, e fiquei bem impressionado com a estrutura e com o cuidado que eles tem com os atletas.

Espero que realmente este impasse seja resolvido, pois pelo que vi já tem muito atleta inscrito no mundial em Portugal.


Veja também
ISA & APP World Tour

ISA & APP World Tour

Parceria de Sucesso

Row To Win

Row To Win

Festival de Alma Salgada

London SUP Open

London SUP Open

Nova geração domina a etapa

CBSUP

CBSUP

Brasília é palco da segunda etapa

Neutrox Weekend

Neutrox Weekend

Inscrições Abertas

Euro Tour

Euro Tour

Vendée Gliss

APP World Tour

APP World Tour

London SUP

Manifesto Paddle League

Manifesto Paddle League

Mudança no ar

Taiwan Paddle Games 2019

Taiwan Paddle Games 2019

Dani Hasulyo e Soni Honschield vencem

Barranca ALAS Latin Pro

Barranca ALAS Latin Pro

Peru domina a competição

Rei de Búzios 2019

Rei de Búzios 2019

Evento promete uma grande encontro

Carolina CUP 2019

Carolina CUP 2019

Michael Booth é Bicampeão

SUP world

SUP world

Shakira Westdrop no pódio

SUP Nordeste

SUP Nordeste

Itacaré Paddle Race

APP World Tour

APP World Tour

London SUP Open

SUP World

SUP World

SUP Rome