MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Lokomaikaii
ALOHA!
Por Redação SupClub em 19/11/18
*Aloha pra lá, Aloha pra cá: o significado da palavra aloha

Por: Luiza Perin

1024x512
Lokomaikaii: Divulgação

 

Aloha é a palavra mais lembrada no mundo para se fazer referência ao Havaí. Popularizou-se na carona do surfe, entre os anos 60 e 70, quando o esporte começou a ganhar fama fora do arquipélago.

 

Estrangeiros (ou haoles) visitavam o Havaí, encantavam-se por suas ondas e seu estilo de vida e voltavam para seus países levando na bagagem o sentimento de amor pelas ilhas havaianas e pelo surfe. E é justamente este o significado desta palavra: amor. “Aloha” expressa, também, compaixão e afeto, conceitos muito valorizados desde os mais antigos ancestrais deste povo. Por ser tão falada, passou a ser usada como cumprimento de encontro ou despedida e talvez tenha sido neste ponto da história que seu real significado tenha deixado de ser amplamente compreendido pelos haoles. Falar “aloha” significa muito mais do que expressar um “olá” ou um “adeus”.

 

Hoje, remadores de canoa polinésia no Brasil - um grupo de adeptos que cresce de forma exponencial - também estão adotando o uso desta palavra. Aloha pra lá, aloha pra cá, aloha em camisas, aloha nas redes sociais, aloha nos discursos. Mas será que esta “explosão de alohas” está mesmo significando tanto amor, afeto e compaixão? O objetivo do texto desta semana é trazer uma reflexão sobre esta palavra de tanto valor para a cultura polinésia. Conhecer seu significado pode nos ajudar a entender o quão importante ela é também para o esporte.

590x236
Lokomaikaii: Divulgação

 

Os polinésios eram capazes navegar até quatro mil quilômetros ou mais pela vastidão do Pacífico em suas rústicas e elegantes canoas a vela em busca de ilhas. Estas viagens requeriam de seus homens e mulheres mais do que unicamente as habilidades de navegação. Era preciso saber trabalhar em equipe (ho’olaulima). De que maneira teriam sucesso em suas empreitadas de aventura em mar aberto se a tripulação entrasse em colapso decorrente de brigas e falta de harmonia? O respeito precisava ser praticado e era cultivado na forma de aloha. Colocar o aloha em prática torna as pessoas mais unidas e deixa as equipes mais fortes.

 

Vamos, então, praticar mais o aloha que tanto falamos? Me despeço usando a palavra com consciência de seu significado verdadeiro. Aloha e até a próxima semana!

 

 

Veja também
Leitura Dinãmica

Leitura Dinãmica

SUP Amador em alerta!

Troca de experiência

Troca de experiência

Guilherme Cunha

Mestre do Mar

Mestre do Mar

Desafios Esportivos X Desafios Corporativos

Moah Jessika

Moah Jessika

Guerreira brasileira em terra oriental

ISA World SUP 2018

ISA World SUP 2018

Família Paddleboard de Luto

Por dentro do SUP

Por dentro do SUP

Sup wave tem seu valor!

Brasil no topo

Brasil no topo

Luiz Diniz bicampeão mundial ISA

De olho no Circuito

De olho no Circuito

Categoria 14 pés

ISA WORLD SUP 2018

ISA WORLD SUP 2018

China recebe os Brasileiros

Lobos do Mar

Lobos do Mar

Experiência de vida no esporte

Por dentro do SUP

Por dentro do SUP

A Maratona começou

Mulheres de Peso

Mulheres de Peso

Big rider Andrea Moller

Tecnologia em alta

Tecnologia em alta

Quilhas High-Tech

Evolução da categoria

Evolução da categoria

PASA anuncia mudanças para 2019

Lobos do Mar

Lobos do Mar

Ivan Mundim