MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Lendo o oceano
Aprenda a ler os gráficos
Por Alex Araujo em 10/09/18
É importantíssimo saber a intensidade e direção dos ventos e o período da ondulação para saber quantos dias vai durar o swell.
1920x960
Swell - Aprenda a ler as informações Foto: fr.gta5-mods.com

 

Trabalhando há mais de 20 anos com analise e previsão de ondas,  o que vejo atualmente é muito remador entrando no esporte e  sem experiencia não sabe como se portar em situações dentro do oceano. 


Como salva-vidas e atleta, venho com esta matéria elucidar um pouco os atletas com informações relevantes a leitura de mapas e como entender os gráficos de previsão.

Confira:

ONDE PROCURAR AS INFORMAÇÕES

Antes de tudo, é preciso saber onde pesquisar as informações, existem hoje vários sites que fornecem estas informações, tanto no brasil quanto fora. No nosso site Waves você pode conferir a previsão de quase todas as praias do litoral, com gráficos de ventos, swell, vagas e tábua de marés.
 
Nesta pesquisa é muito importante que você conheça o local que você deseja fazer a pesquisa para a leitura de todo o sistema ser mais fácil.


1029x356
Swell - Aprenda a ler as informações. Foto: Divulgação

 

COMO INTERPRETAR AS INFORMAÇÕES

 

É importantíssimo saber a intensidade e direção dos ventos e o período da ondulação para saber quantos dias vai durar o swell. Os mapas de previsão mostram tudo isso, mas é preciso prática para interpretá-los. Eles mostram a direção, o tamanho da ondulação e a que distância ela está da costa. No nosso caso que na maioria das vezes remamos em alto mar, é muito importante ver a direção primária e secundária do swell, e também a sua velocidade.

Fora as condições do mar, também é imprescindível você analisar a condição dos ventos, bem como sua velocidade e direção.

Acompanhar a tábua de marés também é muito importante, porque alguns locais, principalmente como o nordeste Brasileiro as variações são enormes e influencia diretamente nas condições do mar, como por exemplo a entrada e saída de alguns picos.

CONHECER AS CONDIÇÕES DE CADA PRAIA

Um detalhe que faz toda a diferença é saber exatamente que tipo de ondulação e de vento são bons para o local onde você rema, pois, tendo este conhecimento fica muito mais fácil de você interpretar as informações.

ANALISAR DIARIAMENTE O MAR

Saber ler o mar é um hábito que se desenvolve diariamente, sempre com paciência e analisando todas as suas características.

O conhecimento do seu local é fundamental para o desenvolvimento de suas atividades.

Então amigo, para ser do mar é preciso se capacitar, além de horas de prática estar sempre se atualizando com cursos especializados.

ESCOLHER O EQUIPAMENTO CERTO DE ACORDO COM A CONDIÇÃO

As vezes o mar não dá condição para entrar com um equipamento em especial, mas tendo cuidado e experiencia pode-se praticar a canoagem em qualquer condição!

1022x487
Swell - Aprenda a ler as informações. Foto: Divulgação

 

Período

Definido como o intervalo de tempo entre duas ondas consecutivas da série, é uma das variáveis mais importantes da previsão de ondas, já que indica, entre outros aspectos, a velocidade e o tamanho da onda.

Direção

O swell surge de tempestades que acontecem no oceano e que podem gerar ondulações em várias direções. “Logo que você abre um gráfico de previsão vai ver a altura total, que é a soma de todas as ondulações que estão chegando naquele ponto.

Vagas

São ondas que se formam muito próximas do litoral, devido a uma pista de vento soprando intensamente sobre o oceano, durante um longo período. Uma pista de vento nada mais é do que uma grande área do oceano aonde o vento sopra com bastante intensidade, formando as ondas.

Direção de swell mais comum no Brasil:

SWELL - Sudoeste a Sudeste
Causas mais prováveis: Frente fria e ciclone extratropical.
Litoral que atinge: Do Rio Grande do Sul até a Paraíba.

SWELL - Nordeste a Sudeste
Causas mais prováveis: Pistas de vento Leste sobre o oceano Atlântico Sul, provocadas por áreas de Alta pressão, distúrbios de Leste e frentes tropicais.
Litoral que atinge: Praticamente todo o brasil.

SWELL - Noroeste a Nordeste
Causas mais prováveis: Frentes-frias e ciclones sobre o oceano Atlântico Norte.
Litoral que atinge: Do Pará até a Paraíba e Fernando de Noronha.


Veja também
New York SUP Open

New York SUP Open

Galeria de imagens SupClub

Prodígio do SUP

Prodígio do SUP

Daniel Ferlin focado em NY

 Parceiros do Mar

Parceiros do Mar

Limpeza do Superagui

Cabra de Peste

Cabra de Peste

Ceará terra do vento e do surf!

Dicas do Mestre

Dicas do Mestre

Navegando no Nevoeiro

Foil Board #4

Foil Board #4

Raio - X do Foil

Porque praticar SUP?

Porque praticar SUP?

5 Motivos para você começar.

Direto do Tubo

Direto do Tubo

Marcio "Grillo" de Maresias para NY

Remada Rosa

Remada Rosa

Combate ao Câncer de Mama

JP lança Foil SUP

JP lança Foil SUP

Keahi de Aboitiz piloto de teste

Carimbando o Passaporte

Carimbando o Passaporte

Luiz Diniz segue para NY

Guerreira do Sup

Guerreira do Sup

Moah com sede de título

Sup Foil

Sup Foil

Voando no Mar Morto

Ibrasurf forma instrutores

Ibrasurf forma instrutores

Formação de Instrutores de SUP

Meio Ambiente

Meio Ambiente

KilaKila lança projeto