MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Waikiki Beach
Berço da cultura polinésia
Por Alex Araujo em 22/08/18
Você não encontrará uma cidade mais histórica do que Honolulu.
970x545
honolulu, Honolulu Foto: Jimi Russi

 

Em minhas viagens para o Hawaii, como surfista meu foco era ficar o máximo de tempo possível no North Shore. Mas como remador não pude deixar de me maravilhar com a cultura de esportes à remo em Honolulu. Mesmo sendo um local mais visitado por turistas , com hotéis de luxo e várias lojas modernas de grife, o espirito Aloha e a cultura de esportes a remo tomam conta do ambiente e transformam a vida de qualquer um que ama os esportes a remo, seja sup ou canoa polinésia.

 

748x626
Honolulu. Foto: Arquivo pessoal

 

Em Waikiki fica também a estátua do Duke Paoa Kahanamoku, um dos idealizadores e maiores divulgadores do surfe moderno. Duke foi campeão olímpico de natação e durante suas viagens, ajudou a divulgar o surfe e o arquipélago havaiano pelo mundo. Em suas excursões, fez demonstrações de surfe que plantaram a semente do secular esporte havaiano pelo mundo. Em fevereiro de 1915, na Austrália, inconformado que o surfe não era praticado em um lugar com tantas ondas, fez uma prancha e surfou diante de uma multidão em Freshwater.

Foi o marco zero do surfe australiano. Duke foi considerado pela revista Surfer, como o “Surfista do Século”.

Primeiramente povoada por polinésios de canoagem, o surfe e o remo fazem parte da força vital de Honolulu. Séculos depois, a cultura do remo continua muito forte, há esportes para todos os remadores. Viajantes de todo o mundo se misturam com os moradores locais, alugando pranchas para uma sessão de surfe, Stand up Paddle ou canoa havaiana. Milhas de recifes criam algumas das regiões mais icônicas ondas do mundo. Há ondas para iniciantes, mas também quebram onda acima dos 10 pés na temporada do inverno.

 

612x408
Waikiki,Honolulu. Foto: Divulgação

 

Em Waikiki no Ala Moana Beach Park, há varias escolas alugando pranchas de surf para você se aventurar nas ondas ou SUP e Canoa Havaiana para você remar vendo a vista do famoso Diamond Head.

Honolulu é a meca do stand up paddle e canoa havaiana: cada remador precisa visitar pelo menos uma vez na vida a cidade na vida!

Desde a Hilton Hawaiian Village, no lado oeste, até o Kapi'olani Park, a leste, Waikiki está definitivamente entre os destinos de viagem mais populares do mundo.

748x641
Waikiki Beach, Honolulu Foto: Arquivo Pessoal

 

 

História de Waikiki

A área de Waikiki já foi um playground para a realeza havaiana, que gostava de surfar em longboards no século XIX. A área era principalmente pantanosa e era maior que é hoje, enquanto englobando os vales vizinhos de Manoa e Palolo. A tradição do longboard continua hoje, pois as condições são perfeitas para o esporte. Alguns pequenos hotéis foram inaugurados em 1800 e o primeiro grande hotel, o Moana Surfrider, foi construído em 1901.

Outros hotéis históricos que datam do início do século XX incluem o belo Royal Hawaiian Hotel. Hoje, a área está repleta de todo tipo de hotel e acomodação para atender às multidões de turistas que visitam a famosa praia todos os anos.

O arquipélago havaiano possui os ecossistemas do mundo, com inúmeros cenários de tirar o fôlego, além de praias, vales, rios, vulcões ativos, bancadas de corais, navios, plantas tropicais e flores exóticas. Waikiki é a praia mais urbana do Havaí, com vários hotéis de beira-mar. A Avenida Kalakaua é o ponto principal de Waikiki.

 

750x500
Waikiki, Honolulu Foto: Divulgação

 

Picos para prática de Surf, SUP, canoa havaiana e outros esportes:


Outrigger Canoe Club Beach: Também conhecida como Colony Surf Beach, localizada em frente ao condomínio Colony Surf). Esta é uma pequena praia com acesso entre os condomínios Colony Surf e Colony Beach ou o Outrigger Canoe Club (para aqueles que são membros deste clube exclusivo).

 

Kaimana Beach: Também conhecida como Sans Souci Beach está localizada em frente ao condomínio Sans Souci e New Otani Kaimana Beach Hotel. A praia pode ficar muito movimentada (tipicamente fins de semana e feriados estaduais / nacionais), mas nada como a maioria das outras praias em Waikiki. Praia popular para nadadores.

Queens Beach: Localizada a oeste de Kapahulu. Ponto de vôlei de praia popular e para aqueles que querem apenas tomar banho de sol ou ir para um mergulho tranquilo longe das multidões.

Kapiolani Beach: Um dos trechos de areia mais longos da Waikiki Beach, local com várias escolas de surf, com amplo espaço para banhistas e entusiastas de esportes aquáticos.

Kuhio Beach: Praia muito movimentada pela Estátua Duke Kahanamoku. Muitas opções para aluguel de pranchas de surfe, sup e passeios de canoa havaiana.

Royal Moana Beach: Também conhecida como Royal Hawaiian Beach, localizada pelo Royal Hawaiian Hotel e Moana Surfrider Hotel, que é uma das áreas mais movimentadas da praia de Waikiki.

Praia de Gray: também conhecida como Halekulani Beach, dada a sua localização pelo Halekulani Hotel). Não resta muita praia, devido à erosão. Ótimo lugar para nadar ou remar de stand-up paddle se você quiser evitar multidões.

Fort Derussy Beach: Localizado em frente ao Fort Derussy Beach Park. Pico com várias escolas alugando pranchas. Menos lotado do que praias em partes centrais de Waikiki.

Kahanamoku Beach: Localizado em frente ao (por Hilton Hawaiian Village). Popular entre as famílias, já que a praia possui águas rasas, devido a um recife externo de proteção.

 

Surfar no Havai | Estações do Ano

Inverno (Novembro a Abril)

Ondulação Predominante: N/O
Ventos Predominantes: SO/SSO
Temperatura do Ar: 79-83 °F (26–28 °C)
Temperatura da Água: 72-80 °F (22-26 °C)

Verão (Maio a Outubro)

Ondulação Predominante: S
Ventos Predominantes: NE
Temperatura do Ar: 85-90 °F (29–32 °C)
Temperatura da Água: 72-82 °F (22-27 °C)

 

Veja também
New York SUP Open

New York SUP Open

Galeria de imagens SupClub

Prodígio do SUP

Prodígio do SUP

Daniel Ferlin focado em NY

 Parceiros do Mar

Parceiros do Mar

Limpeza do Superagui

Cabra de Peste

Cabra de Peste

Ceará terra do vento e do surf!

Dicas do Mestre

Dicas do Mestre

Navegando no Nevoeiro

Foil Board #4

Foil Board #4

Raio - X do Foil

Porque praticar SUP?

Porque praticar SUP?

5 Motivos para você começar.

Direto do Tubo

Direto do Tubo

Marcio "Grillo" de Maresias para NY

Remada Rosa

Remada Rosa

Combate ao Câncer de Mama

JP lança Foil SUP

JP lança Foil SUP

Keahi de Aboitiz piloto de teste

Lendo o oceano

Lendo o oceano

Aprenda a ler os gráficos

Carimbando o Passaporte

Carimbando o Passaporte

Luiz Diniz segue para NY

Guerreira do Sup

Guerreira do Sup

Moah com sede de título

Sup Foil

Sup Foil

Voando no Mar Morto

Ibrasurf forma instrutores

Ibrasurf forma instrutores

Formação de Instrutores de SUP

Meio Ambiente

Meio Ambiente

KilaKila lança projeto