MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Cultura protegida
Bobo Gallagher
Por Redação SupClub em 09/01/19
Tendo como mentores as lendas Archie Kalepa e Dave Kalama, havaiano de apenas 9 anos promete ser um grande protetor da cultura havaiana.
1280x720
Bobo Gallagher mostrando intimidade com o foil Foto: Divulgação.

 

No verão de 2018, o pioneiro da segurança da água, Archie Kalepa se reuniu com outras lendas havaianas, para identificar os mais promissores talentos oceânicos no Havaí. A missão era proporcionar a um jovem atleta talentoso o acesso a mentores e conhecimentos que lhe permitissem alcançar todo o seu potencial. Não apenas como atleta, mas como embaixador da rica cultura oceânica do Havaí.

Depois de muita pesquisa, Kalepa, que treinou Navy Seals e ajudou a desenvolver e modernizar a segurança em água nas condições mais perigosas do oceano, encontrou o aluno perfeito:

Bobo Gallagher, de nove anos de idade.

Anderson Ellis Kainalu Gallagher, mais conhecido como Bobo, é um garoto simples e divertido.

Quando nos encontramos com Bobo e seu pai, Andrew, Bobo estava habilmente surfando com seu Foil SUP em uma pequena onda no Launiupoko Beach Park em Maui. As ondas eram pequenas. Era verão, mas nos oito minutos entre estacionar o carro e instalar o equipamento da câmera, ele pegou seis ondas. Energia sem limites. Isso é esperado para uma criança da idade dele. Mas ele tinha confiança em seu equipamento e uma força que o fez parecer muito mais velho.

Assista ao vídeo:



Poucos meses depois, Bobo e um amigo completaram o percurso de molokai de 26 milhas em quatro horas e 39 minutos. Ele tem apenas nove anos e recentemente mergulhou de cabeça na competição de foiling e paddle. Archie estava certo. Bobo é um fenômeno.

Quando o talento é tão novo e promissor, o potencial é ilimitado. É um momento em que o benefício de mentores fortes pode causar um impacto desproporcional. Sabendo disso, Kalepa, um poderoso mentor, conectou Bobo com o pioneiro das ondas grandes Dave Kalama, o pioneiro do surfe Austin Kalama e a treinadora Suzie Cooney, para compartilhar seu conhecimento sobre o oceano e respeito pela cultura havaiana.

"Como havaiano, é minha obrigação compartilhar e transmitir essas crenças e práticas culturais para que eu possa ajudar alguém a se tornar um embaixador no Havaí e no surfe", disse Archie Kalepa. "Ao incutir esses valores nele nesta idade, só pode ajudá-lo a florescer na pessoa que ele quer ser."

640x387
Kai Lenny teve uma trajetória bem parecida com a que esta acontecendo com Bobo. Foto: Divulgação.

 

Lembrando que o mito e um dos maiores waterman do planeta, o também havaiano kai Lenny teve um história muito parecida com a de Bobo, na ocasião Kai foi adotado pelas lendas Rob Naish, Dave kalalama e Laird Hamilton.

Veja também
Mar Egeu

Mar Egeu

Aegean Classics

Maverikcs

Maverikcs

Outro lado da fera

Cloudbreak

Cloudbreak

Keahi de Aboitiz

Jorge Vicente

Jorge Vicente

Shaper falece no Sul

Recife artificial

Recife artificial

Projeto avança em Maricá

Big SUP

Big SUP

Diversão em Makaha

Wipeout of the Year

Wipeout of the Year

Caio Vaz entra na disputa

Deep Blue

Deep Blue

Gigante cruza o Havaí

Litoral brasileiro

Litoral brasileiro

As ondas mais raras

Noah Pronk

Noah Pronk

Parafina ecológica

Tubarão Touro

Tubarão Touro

Animal é capturado

CBSurf

CBSurf

Briga pelo comando

Hawaii

Hawaii

SUP nas big waves

Litígio na CBSurf

Litígio na CBSurf

Atletas assinam manifesto

Tubarão branco

Tubarão branco

Ataque na Califórnia