MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Click SupClub
Fabio Mota
Por Alex Araujo em 27/09/18
Confira o trabalho deste profissional que faz a diferença nos eventos de SUP no Brasil.
Click SupClub: Fabio Mota
Click SupClub: Fabio Mota

O fotógrafo Fábio Mota, residente em São Sebastião, no litoral norte paulista, e amante dos esportes outdoor, iniciou-se na fotografia esportiva em consequência do seu envolvimento com o Stand Up Paddle. Desde 2014 fotografando profissionalmente, teve oportunidade de cobrir vários dos maiores festivais de esportes aquáticos do Brasil. Aloha Spirit Festival, Rei e Rainha do Mar, KOPA, competições de canoa polinésia como a Volta da Ilhabela, o Desafio Salvador – Morro de São Paulo e todas as provas do Campeonato Brasileiro de SUP Race de 2015 a 2018 renderam um acervo incrível de imagens.

Confira a entrevista: 

 

Como E porque começou a fotografar?

Sempre gostei de fotografia. Mas acredito que tudo começou lá no início dos anos 2000 quando encontrei uma câmera Pentax do meu pai guardada há anos. Fui descobrindo o barato que era trabalhar a regulagem das variáveis que resultam a fotografia, e aos poucos aprendendo. Mas nunca pensei que aquilo um dia se transformaria em trabalho. Sou cirurgião dentista e só fui ganhar meu primeiro real com foto em 2014, fotografando SUP, modalidade que me abriu portas para inúmeras oportunidades.

960x868
Click SupClub: Fabio Mota

 

Como entrou para fotografia esportiva?

 

Em 2003 me mudei do interior para o litoral de São Paulo. Essa época coincide um pouco com meu aprofundamento na fotografia. E acredito que no litoral o esporte ao ar livre é muito mais presente. Como um hobby, veio naturalmente. O surf, a vela, o remo nos dão oportunidades fantásticas para uma boa foto.

Vibro quando consigo captar a emoção do atleta que fotografo. É muito interessante ver tudo aquilo de fora. Os momentos antes da prova, a concentração, a preparação, o disparo da largada, o sofrimento do durante, a chegada, é sensacional! Uma enxurrada de emoção! Essa é a grande característica da foto esportiva! Conseguir eternizar esses momentos não tem preço. É arte pura!

1224x816
Click SupClub: Fabio Mota

 

Há quantos anos Fotografa o Sup?

 

A partir de 2013 minha esposa começou a competir no SUP. Acompanhando-a, aproveitava para fazer a cobertura fotográfica. Fui me apaixonando cada vez mais pelo esporte. Então, o amigo que havia me apresentado o Stand Up Paddle construiu uma fanpage no Facebook (SÃO SEBÁ SUP) e me convidou para contribuir com fotos em favor da divulgação da modalidade na região. Sempre que ía às competições, publicava as fotos na página e a galera compartilhava.

Por estar envolvido, ficava ansioso em ver o resultado das imagens. Editava e publicava o álbum às vezes no mesmo dia da competição. Esse sempre foi o meu diferencial.  E de certa forma acostumei mal meus amigos atletas (risos). Até hoje tento manter isso. Acho importante a entrega e divulgação das fotos do evento sem demora. Gosto quando a galera vê as fotos ainda na adrenalina da prova.

 

Além do sup você também faz registros de outros esportes, como é a sua relação com estes esportes?

Os esportes aquáticos naturalmente tornaram-se minha grande paixão. Em especial as modalidades de remo, que são as que pratico. Adoro um surf com prancha de SUP Race e sempre que possível remo de canoa havaiana.  Uma remada de OC1 pelo Canal de São Sebastião – Ilhabela sempre é restauradora numa manhã de sol.

1224x816
Click SupClub: Fabio Mota

 

Você sempre trabalha nos eventos da CBSUP. Quais foram os registros que mais marcaram sua carreira nestes anos de circuito?

 

Fotografo oficialmente para a CBSUP há 4 anos. Desde então estive em todas as etapas do circuito. Nosso campeonato brasileiro é muito diversificado. Temos prova de todos os tipos e em várias condições. Obviamente, por esse motivo, consegui gerar muita imagem. O fato de conhecer a maioria dos atletas facilita muito. Sei o momento em que o atleta "X” vai fazer aquela careta de sempre, a atleta “Y" vai comemorar seu resultado como de costume. Isso acaba rendendo boas fotos. A CBSUP, até então, nunca havia tido um fotógrafo que acompanhasse todas as etapas. Ao longo desses anos conseguimos manter um padrão de geração de imagem e esse acervo conta a história de uma fase em que de fato esse esporte “decolou”.

Porém, o trabalho mais marcante e emocionante, foi num evento independente. O KOPA em Toque Toque Pequeno em 2017. Era um dia de swell histórico, o mar estava grande. Eu seria o único fotógrafo embarcado. Pela primeira vez tive que me deslocar quase 20 km de um evento para conseguir embarcar. Foram 12 horas dentro do barco fotografando sem poder sair. Vi e registrei momentos incríveis de tensão e superação nessa relação atleta e natureza. Muita imagem boa saiu aquele dia.

 

 

FÁBIO MOTA

Fotógrafo de esportes.

Contato: fhmota@hotmail.com

Instagram: @fabiomotaphoto

Veja também
Red Bull Heavy Water 2018

Red Bull Heavy Water 2018

Reforço de Peso

Leitura Dinâmica

Leitura Dinâmica

Evento de SUP ou Show de SUP

Treino de Luxo

Treino de Luxo

Segunda é dia de Downwind

Decolando em Fortaleza

Decolando em Fortaleza

Foil Board nos verdes mares

Filho de Peixe

Filho de Peixe

Sebastian Gomez

Por dentro do Tour

Por dentro do Tour

De volta ao futuro.

Treino Cancelado

Treino Cancelado

Downwind x Lagosta

SUP Moments

SUP Moments

Luz, Câmera..Ação!

Dicas do Mestre

Dicas do Mestre

Organizar uma expedição

Kopa de Foil

Kopa de Foil

Mizo relata a experiência

Super Womam

Super Womam

Big rider Andrea Moller

Go Fast

Go Fast

Arthur Santacreu

Peñascal SUP Pro

Peñascal SUP Pro

Atletas botam para baixo

Patrice Chanzy

Patrice Chanzy

Sintonia com o mar

Carta dentro do Baralho

Carta dentro do Baralho

Arthur Santacreu chega junto!

Por dentro do SUP

Por dentro do SUP

Fúria de Titãs