MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Lobos do Mar
Ivan Mundim
Por Alex Araujo em 14/11/18
Confira esta série de matérias com os remadores mais "experientes" do Brasil.
1098x700
Ivan Mundim durante a travessia de Fortaleza/Cumbuco na Tríplice Coroa 2018 Foto: Cinebrothers.

 

Kahuna era o título que se dava em Havaí a um sacerdote, experiente, maestro ou conselheiro. Os nativos Havaianos seguem usando este termo neste contexto. Um kahuna nui era um sumo sacerdote.


No meio dos esportes como o surf e hoje também no SUP usamos este título para nossos remadores mais experientes, e que já possuem muito anos de experiência nas costas.

Acompanho o circuito Brasileiro de SUP desde seu começo e sempre vi passar pelas águas muitas histórias que me chamavam atenção. Devido o SUP ser um esporte relativamente mais fácil de se praticar muito sessentões e por aí a cima se aventuraram nas águas e no embalo das remadas.

Peter Knight , Rubinho, Mario Lino, Jorge Brito, Ivan Mundim e muitos outros são estão sempre que podem participando dos eventos tanto no Rio de Janeiro quanto em outros estados, mas dois remadores sempre me chamaram atenção, então decidi fazer uma série de matérias com estes “lobos do mar”.

Esta semana Bati um papo com remador carioca Ivan Mundim, para saber um pouco mais sobre este estilo de vida, treinos e a visão dele sobre o SUP Brasileiro. Confira:

1280x1280
Ivan Mundim Foto: Divulgação.

 

NOME: Ivan Mundim

 

IDADE: 60 Anos

 

7 Anos de SUP

 

PICO DE TREINO: Copacabana-RJ

 

SUPCLUB: Você sempre esteve presente em vários eventos da CBSUP e outros pelo Brasil, como está enxergando o crescimento do Esporte?

IVAN MUNDIM: Primeiramente é um prazer estar aqui nesse veículo que tanto vem contribuindo para o crescimento do Sup. 

Com relação à trajetória do esporte, é bem verdade que a crise econômica que o Brasil atravessa teve reflexos diretos na realização dos eventos. Pudemos acompanhar a dificuldade da CBSUP e de outros organizadores em conseguir patrocinadores e apoiadores para os campeonatos, nem sempre com êxito. Como consequência, os atletas e profissionais envolvidos também tiveram muita dificuldade com o planejamento de treinamento e viabilização de viagens, hospedagens, etc.
 

Mas, com todas as dificuldades, tivemos vários eventos bacanas e surgiu uma novidade que foi a união de forças dos organizadores pelo bem comum. 

Penso que o foco principal daqui pra frente deve ser a participação e a formação das novas gerações. Sem renovação não teremos o crescimento que o Sup precisa.

1280x856
Eperiência aliada a muito treino este é o diferncial deste atleta, Ivan Mundim Foto: Cinebrothers.

 

SUPCLUB: Muitos colocam a idade com fator limitante para a prática de exercícios, principalmente na água, e você juntamente com outros atletas do Circuito e no Brasil todo vem quebrando este paradigma, comente um pouco sobre sua preparação para as competições:


IVAN MUNDIM: Com relação a idade como fator limitador, costumo dizer que o importante é o que você faz com a sua vida para que tenha prazer e leve uma vida saudável sob todos os aspectos.




Veja também
Brazilian SUP Storm

Brazilian SUP Storm

Outiside Movimentado

Mordida de tubarão

Mordida de tubarão

Incidente em Noronha

Sup Brasileiro de Luto

Sup Brasileiro de Luto

Gilson Alecrim

Briga continua

Briga continua

CBSurf anuncia suspensão

Nicarágua

Nicarágua

Escola de tubos

Gênio das previsões

Gênio das previsões

Walter Munk deixa seu legado

Planeta em choque

Planeta em choque

Navegação prejudicada

Hawaii 1.6

Hawaii 1.6

Ganhando experiência

Coreia do Surf

Coreia do Surf

Wavegarden vai à Ásia

Daniel Ferlin

Daniel Ferlin

Sonho Havaiano

Tecnologia em alta

Tecnologia em alta

Quilhas High-Tech

Litígio na CBSurf

Litígio na CBSurf

Reviravolta no Nordeste

Ceará

Ceará

Swell de SUP

Volta 360°

Volta 360°

118 km em 4 dias

Honolua Blomfield

Honolua Blomfield

Elegante e sofisticada

Made in China

Made in China

Mistério Oriental