MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Filho do Gato
Leco tricampeão de Sup Wave 2018
Por Alex Araujo em 11/10/18
Muito treino e perseverança são as grandes armas deste atleta que tem sangue salgado correndo nas veias.
640x427
Leco Salazar Foto: Divulgação.

 

O Santista Leco Salazar é o campeão de categoria Sup Wave Pro de 2018, com este título o atleta segue com três título na modalidade e escreve uma nova marca dentro de sua carreira já vitoriosa.


Leco segue mantendo viva a chama da vitória da família Salazar, que é umas das mais tradicionais do surf brasileiro.

555x370
Família Salazar. Foto: Divulgação

 

Nesta entrevista Leco fala sobre o título, objetivos e a situação do Sup Wave no Brasil.


Confira:

 

SUPCLUB Leco este ano você venceu a única etapa do circuito, e se tornou tricampeão brasileiro, comente sobre esta conquista?

LECO SALAZAR: Infelizmente só tivemos uma etapa, a qual eu venci, fico triste pela modalidade de não ter mais evento e ao mesmo tempo feliz por mais esta conquista.

A primeira etapa foi super disputada não foi fácil vencer o evento, nunca é fácil, porém treino constantemente sou um dos pioneiros do esporte no Brasil e mereço esse título.

SUPCLUB: Este ano foi um ano atípico para o esporte, como vice avalia o fato de o circuito Brasileiro ter tido só uma etapa?

LECO SALAZAR: Fico chateado de não ter outros eventos nacionais , temos grandes atletas , da nova geração com grandes representantes internacionais e não temos eventos , mais acredito que seja apenas  uma fase que estamos passando esse ano , ano que vem já deve melhorar , estamos tendo bastante eventos internacionais, ISA games , Pasa no Peru que dará vaga para os Pan-Americanos em Lima . Circuito mundial com 3 etapas APP World Tour, não está tão ruim assim como estamos falando, em 2009 me consagrei campeão brasileiro com apenas um evento, meu irmão Matheus e o Renato Wanderlei também foram campeões brasileiros com apenas uma etapa em um único evento.

1280x853
Leco Salazar. Foto: Arquivo Pessoal

 

SUPCLUB O Mundial da ISA este ano será realizado na China, você está se organizando para participar?

 

LECO SALAZAR: Para você vê que a situação não esta ruim assim , está acontecendo tanto eventos um em cima do outro que não estou conseguindo ir em todos, além dos custos bem altos , não irei para a China , dei minha vaga para o meu irmão Matheus Salazar que também não pode ir , a vaga passou a ser do atleta Luiz Diniz do Guarujá , 3 do ranking brasileiro, vou apenas para o Pasa no Peru que dará vaga para os pan-americano 2019 , e na sequência Ilhas canárias, acho injusto você receber um convite para representar seu país e não ter nenhuma despesa paga pelo país , cada um por si , por isso tenho pensado e avaliado os gastos antes de ir nos eventos da ISA .

SUPCLUB: Você teve uma eliminação precoce no NY SUP Open, as condições do mar estavam bem difíceis, com estas duas etapas, uma nas Ilhas Canarias e a última no Hawaii, você segue na busca do título 2018?

LECO SALAZAR: Acabei perdendo para mim mesmo, mar bem difícil, ondas pequenas difíceis de surfar não dei sorte, mais serve como aprendizado sempre e válido, ainda temos 2 eventos pela frente tudo pode acontecer, posso até não ganhar mais consigo chegar entre os 3 melhores, já ficaria feliz vamos treinar e batalhar para isso.

960x640
Leco Salazar Foto: Divulgação.

 

SUPCLUB: Avalie a situação do Sup Wave no Brasil?

 

LECO SALAZAR: Muitas pessoas criticam mais ninguém faz acontecer, o país vem

passando por um momento difícil os investidores estão com medo de investir, acredito que seja uma fase que irá passar.


ANO DE EVENTO ÚNICO

No começo do ano tanto o calendário da modalidade Race quanto SupWave estavam anunciados com algumas etapas, mas devido a um ano atípico e turbulento, as coisas não aconteceram como programado e a etapa do Porto de Eixo em Ubatuba, acabou se tornando a única do Circuito.

Na etapa de Ubatuba podemos perceber que o nível dos atletas realmente estava muito alto e que se tivéssemos outras etapas, este ano apontaria repleto de boas disputas.

Na próxima semana apurando todas as informações e tendo acesso ao ranking de 2018, iremos divulgar oficialmente os campeões das demais categorias.

NOTA CBSUP

Em conversa com o Ivan Floater, presidente da CBSUP foi dado a autorização de publicar este artigo, porém a entidade só irá se manifestar, após o evento de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

 

 

Veja também
Swell à vista

Swell à vista

Mo Freitas no big surf!

Leitura Dinãmica

Leitura Dinãmica

SUP Amador em alerta!

Troca de experiência

Troca de experiência

Guilherme Cunha

Mestre do Mar

Mestre do Mar

Desafios Esportivos X Desafios Corporativos

Moah Jessika

Moah Jessika

Guerreira brasileira em terra oriental

ISA World SUP 2018

ISA World SUP 2018

Família Paddleboard de Luto

Por dentro do SUP

Por dentro do SUP

Sup wave tem seu valor!

Brasil no topo

Brasil no topo

Luiz Diniz bicampeão mundial ISA

De olho no Circuito

De olho no Circuito

Categoria 14 pés

ISA WORLD SUP 2018

ISA WORLD SUP 2018

China recebe os Brasileiros

Lobos do Mar

Lobos do Mar

Experiência de vida no esporte

Por dentro do SUP

Por dentro do SUP

A Maratona começou

Lokomaikaii

Lokomaikaii

ALOHA!

Mulheres de Peso

Mulheres de Peso

Big rider Andrea Moller

Tecnologia em alta

Tecnologia em alta

Quilhas High-Tech

Evolução da categoria

Evolução da categoria

PASA anuncia mudanças para 2019