MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Com a mão no título
Lena Guimarães em foco.
Por Alex Araujo em 02/10/18
Lena Guimarães eleva o nível do SUP feminino no Brasil.
1050x700
Lena Guimarães Foto: Arquivo Pessoal

 

Este final de semana a grande campeã do KOPA Lena Guimarães conversou com o SupClub, falando sobre sua carreira e objetivos.

Confira a entrevista:
 

Lena você tem uma carreira sólida no SUP, veio das categorias de base até se tornar campeã Profissional, qual a importância das categorias de base para o crescimento de novas atletas?

As categorias de base são a entrada no esporte competitivo. É onde se pode ter contato com o mundo da competição em provas de menor distância e grau de dificuldade. 

Acompanho sua carreira desde o início, e vi seu crescimento na categoria Elite 12.6, como e quando você começou a se dedicar para a busca do primeiro título Brasileiro profissional?


Em 2012 eu corri o circuito brasileiro pela primeira vez na categoria amadora, que na época era a Funrace. Fui então campeã brasileira nessa categoria naquele ano. Só que eu queria mais, queria estar entre as melhores. Então em 2013 comecei a competir na categoria principal. Meu objetivo era conseguir ficar entre as 5 melhores. Terminei o ano como vice-campeã. Foi muito gratificante, minha maior referência era a grande campeã Babi Brazil. O nível dela era muito mais alto que o meu, então o meu objetivo era chegar cada vez mais perto dela (ou melhor, menos longe). Aos poucos isso foi acontecendo, eu achava que não chegaria a vence-la um dia, mas tinha ao meu lado pessoas que acreditavam nisso, como meu marido e treinador Américo, e isso foi fundamental. Em 2015 ser campeã brasileira passou a ser um objetivo e em 2016 o título veio.

1192x1632
Lena Guimarães Foto: Arquivo Pessoal

 

Como é sua rotina de treinos?


Treino de segunda a sábado SUP e mais uma sessão que pode ser musculação, corrida, alongamento etc.

960x1280
Lena Guimarães, comeptindo no 11 City Tour, Foto: Divulgação.

 

Você é referência no Brasil e no mundo, ano passado você  foi a vencedora da 11 City Tour na Holanda, que é uma das maiores prova de longa distância no esporte, como foi ser campeã de uma prova de tanto prestígio?


Correr o 11 City foi muito especial. Nunca fiz algo tão desgastante física e mentalmente. Um aprendizado para vida. Ganhar então, foi demais. Com certeza um dos grandes momentos da minha carreira de atleta.

1512x2016
Lena Guimarães Foto: Arquivo Pessoal

 

Este ano você está com aproveitamento 100%, três etapas do Circuito Brasileiro e três vitórias, está é sua melhor forma?


Acho que estou na minha melhor forma sim. Venho buscando o crescimento ao longo desses anos, até porque o nível do SUP Race feminino vem crescendo muito no Brasil e no mundo. Então não dá para se acomodar.

1122x750
Lena Guimarães Foto: Arquivo Pessoal

 

Este ano o Mundial da ISA teve sua mudança para a China, e isso afetou muitos atletas devido ao alto custo da viagem, você vai ter condições de representar o Brasil?


A mudança do ISA de Búzios para China foi um balde de água fria. Tinha planejado todo meu ano de treinos em função do ISA, pois seria perto de casa em condições que conheço bem. Infelizmente, devido ao alto custo, mais uma vez, não irei ao ISA. 

Deixe um recado para as novas remadoras:


Meu recado para as novas remadoras é buscar aquilo que as fazem felizes. Se é competir, se dedique, trabalhe duro, sem desculpas. Se sua felicidade está em apenas curtir uma boa remada, vá, não deixe que a rotina e ninguém te impeça.

Qual seus patrocinadores e apoiadores?

Meus patrocinadores são: Mistral e Aloha Spirit Brasil.

Meus apoios: Windhunter, Vogah, Zinzane, Prorisca e Cereal Gourmet.

Veja também
OndaSup

OndaSup

Festa no Paranoá

Brazilian SUP Storm

Brazilian SUP Storm

Outiside Movimentado

Mordida de tubarão

Mordida de tubarão

Incidente em Noronha

Sup Brasileiro de Luto

Sup Brasileiro de Luto

Gilson Alecrim

Briga continua

Briga continua

CBSurf anuncia suspensão

Nicarágua

Nicarágua

Escola de tubos

Gênio das previsões

Gênio das previsões

Walter Munk deixa seu legado

Planeta em choque

Planeta em choque

Navegação prejudicada

Hawaii 1.6

Hawaii 1.6

Ganhando experiência

Coreia do Surf

Coreia do Surf

Wavegarden vai à Ásia

Daniel Ferlin

Daniel Ferlin

Sonho Havaiano

Tecnologia em alta

Tecnologia em alta

Quilhas High-Tech

Litígio na CBSurf

Litígio na CBSurf

Reviravolta no Nordeste

Ceará

Ceará

Swell de SUP

Volta 360°

Volta 360°

118 km em 4 dias

Honolua Blomfield

Honolua Blomfield

Elegante e sofisticada