MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Jet Foil
Liberdade sobre as águas
Por Redação SupClub em 26/08/18
Voar sobre as águas deve ser mesmo uma sensação bem legal.
636x420
Foil Board. Foto: Divulgação.

 

Voar sobre as águas deve ser mesmo uma sensação bem legal. A ideia foi materializada num propulsor elétrico e funciona muito bem. Não é novidade, mas com cada vez mais gente aderindo à onda dos foilboards, ou hydrofoils, pode dar pano para manga.

O motor, elétrico, é silencioso, infinitamente mais fácil de manter do que um a explosão e, o melhor, não poluente. Ele funciona com uma bateria de Ion Lítio com autonomia para uma hora, em média. Para recarregar a bateria você tem que esperar umas duas horas e meia.

O controle manual, wireless, funciona por bluetooth, com resposta imediata e, claro, todo o equipamento é completamente à prova d’água. Assim que você solta o gatilho do controle, que pode ter até velocímetro e indicador de carga da bateria, o motor para.

Mas vamos ao que interessa. Segundo os vários fabricantes, esse tipo de equipamento pode ser usado por todo mundo que consegue ficar de pé sobre uma prancha. O vídeo mostra isso, mas tenho cá para mim que a brincadeira requer certa habilidade e consciência para não se tornar um perigo para o praticante e algum incauto que esteja pelo caminho.

682x420
Foil Board. Foto: Divulgação

 


Daí surge a pergunta: será que há legislação para isso? Afinal de contas, trata-se de um veículo aquático motorizado. De todo jeito dá mesmo vontade de experimentar. Fora a prancha e a asa, o motor tem sido oferecido no mercado por preços variados, mas tomei a marca de hydrofoils Lift como referência.

 

Os caras de Lift parecem ter feito o melhor trabalho de desenvolvimento do equipamento, além de serem pioneiros no mercado. Quanto custa o equipamento completo? Doze mil doletas.

Pois é, voar sobre quase todo tipo de superfície líquida como num filme de ficção científica tem seu preço. Mas a sensação deve ser mesmo incrível, até a bateria acabar.

 

Por: Edinho Leite

Veja também
Brazilian SUP Storm

Brazilian SUP Storm

Outiside Movimentado

Mordida de tubarão

Mordida de tubarão

Incidente em Noronha

Sup Brasileiro de Luto

Sup Brasileiro de Luto

Gilson Alecrim

Briga continua

Briga continua

CBSurf anuncia suspensão

Nicarágua

Nicarágua

Escola de tubos

Gênio das previsões

Gênio das previsões

Walter Munk deixa seu legado

Planeta em choque

Planeta em choque

Navegação prejudicada

Hawaii 1.6

Hawaii 1.6

Ganhando experiência

Coreia do Surf

Coreia do Surf

Wavegarden vai à Ásia

Daniel Ferlin

Daniel Ferlin

Sonho Havaiano

Tecnologia em alta

Tecnologia em alta

Quilhas High-Tech

Litígio na CBSurf

Litígio na CBSurf

Reviravolta no Nordeste

Ceará

Ceará

Swell de SUP

Volta 360°

Volta 360°

118 km em 4 dias

Honolua Blomfield

Honolua Blomfield

Elegante e sofisticada

Made in China

Made in China

Mistério Oriental