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Swell à vista
Mo Freitas no big surf!
Por Redação SupClub em 23/12/18
Mo Freitas se prepara para a temporada de ondas grandes no Hawaii.

 

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Mo Freitas Foto:  Greg Panas

 

O havaiano com sangue brasileiro, Mo Freitas é sempre destaque no Norte-Shore quando o mar fica realmente grande, Mo sempre visto em picos como Jaws, extrapolando os limites do SUP.

Recentemente ele deu uma entrevista ao site Suo Mag falando sobre sua experiência em ondas grandes e sobre o último swell que surfou com ondas de 30 pés no pico de Log Cabins, confira:

Algumas semanas atrás tivemos um grande swell de noroeste chegando na costa norte (de Oahu) e as boias estavam mostrando 17 pés com um intervalo de 18 segundos. Remei para Log Cabins sozinho de manhã e (surfista de ondas grandes) Kohl Christensen era o único cara no pico. As ondas eram de 45 a 50 pés de face. Eu acabei tomando uma onda de 30 pés na cabeça, quebrei meu leash e minha prancha, mas o swell era tão bom que eu ainda consegui surfar mais duas vezes naquele dia.

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Mo Freitas em Jaws. Foto: Greg Panas

 

O equipamento de ondas grandes é totalmente diferente do equipamento de surf normal. As pranchas quebram muito mais fácil, e os leashes também, e muitas coisas podem dar errado, eu uso um leashe muito mais grosso para os dias maiores.

 

Sobre as pranchas, eu uso as mesmas para surfe em ondas grandes, a única diferença é que elas têm mais volume para que eu possa ficar mais instável em cima delas. Meu quiver para grandes ondas varia entre 9'0 "e 10'4". É diferente para todos, mas na verdade trata-se de ter equipamentos nos quais você se sente confortável.

 

Eu costumo usar quadriquilhas em todas as minhas pranchas para aumentar a velocidade. Lá fora, eu não estou fazendo as curvas tão radicais, pois o surf é mais linha e menos manobra, e as “quad” me dão mais instabilidade para trabalhar a linda da onda.

Assista ao vídeo:



Para surfe realmente grande, eu uso colete equipado de CO2 porque eles me ajudam a economizar energia e ter sessões mais longas. Se arrastado por uma onda gigante exige muito de você e essa flutuação facilita muito.

 

Treinar é tudo e é tudo em que você quer confiar. Quando saímos e surfamos essas ondas gigantes, sabemos que vamos voltar para casa porque estamos confiantes em nosso conjunto de habilidades. Acho que o treino de standup paddle e o OC-1 são ótimos para surfar em ondas grandes, porque remar constantemente trabalha seu ritmo cardíaco. Os melhores exercícios para mim incorporam um exercício de frequência cardíaca e um treinamento de retenção de respiração, mas eu gosto de trabalhar em yoga para me manter flexível também. Seu corpo pode ficar muito torcido em um caldo em uma onda gigante.

 

Muitas vezes quando você pega uma onda deste tamanho, não há tempo suficiente antes da próxima onda para um jet-ski te salvar. Você pode acabar tomando muitas ondas na cabeça e você precisa estar pronto para uma verdadeira surra.

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Mo Freitas em Pipeline. Foto:APP

 

O mais importante é ter um parceiro em quem você confie, alguém que esteja tão preparado quanto você. Você nem sempre precisa de um jet-ski, mas precisa de alguém cuidando de você. Mesmo com o mergulho, quando você está fazendo algo com esse tipo de risco, você quer que alguém esteja cuidando da sua segurança.

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