MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
Expedições
O mapa da remada no Ceará
Por Alexandre Nogueira em 22/01/18
A terra da luz e do sol é também a terra do SUP. No Ceará existem opções de remada no mar, rios, lagoas e até na serra.
O mapa da remada no Ceará. Foto: Divulgação.
O mapa da remada no Ceará. Foto: Divulgação.

Uma cidade turística e esportiva, abençoada pela natureza e propícia para a prática de esportes náuticos a remo, seja em rios, no mar ou até mesmo nas suas diversas lagoas. Assim Fortaleza é definida pelo Presidente da Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE), Alexandre Nogueira. Quando se fala em Ceará, além dos vários picos litorâneos ao longo das costas do sol nascente e do sol poente, acrescente-se a inusitada possibilidade de se remar no alto da Serra. No Ceará, opção é o que não falta para quem deseja remar.

 

Stand Up Paddle, caiaque e canoa havaiana são as opções disponíveis no Ceará. Em Fortaleza são dez escolas que alugam equipamentos, a maioria localizada na orla marítima e ao longo da Beira-Mar. De uma ponta a outra da enseada do Mucuripe é possível iniciar nos esportes náuticos a remo. As escolas possuem instrutores capacitados para orientar nas primeiras remadas, além de possuir grupos de frequentadores que constantemente programam remadas cedinho da manhã ou ao final da tarde.

 

As remadas são feitas tanto por atletas que treinam em alta intensidade para participar das competições nacionais e locais, organizadas pela Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE), até aqueles que desejam contemplar a natureza, curtirem o belíssimo pôr do sol de dentro da água ou até mesmo namorar. A enseada do Mucuripe é o local mais procurado pelos praticantes, mas o Rio Cocó e o Rio Ceará também são bastante atrativos para quem deseja realizar as remadas, destacando-se o exuberante visual nessas regiões da Cidade. Ainda em Fortaleza, a Lagoa do Colosso é outro ponto bastante freqüentado. Além da beleza do local, as águas paradas proporcionam situação ideal para iniciantes no SUP.   

 

Fora de Fortaleza, vários outros pontos são adequados para a prática de SUP. O Diretor da ASUPCE, Clylton Torquato, afirma que, de Icapuí, no extremo da costa leste do litoral cearense, até Bitupitá, no extremo da costa oeste, há excelentes picos para se praticar SUP Race, com destaque para os Rios Choró e Mal Cozinhado em Águas Belas, Icaraisinho de Amontada e Jericoacoara. Nestes dois últimos locais, é possível se remar em rios ou no mar.

 

Outro pico de Arrepiar é o Rio Jaguaribe, que cruza praticamente todo o Estado do Ceará e desemboca no Mar. Descer na ponte da Cidade de Aracati e ir em direção ao mar até a Cidade de Fortim é uma aventura inesquecível, relata Clylton, que fez o percurso à noite. Neste caso a remada é “movida” pelo desejo de se chegar em terra e comer um delicioso peixe frito em um dos vários estabelecimentos localizados nas margens do Rio.

 

Aliar os picos de remada com um roteiro gastronômico é possível em praticamente todos os locais e obviamente que as principais iguarias da culinária cearense são os crustáceos, mas a carne de sol também é excelente “combustível” para os remadores.

 

O Rio Pacoti, localizado no Município de Eusébio, é outro local dos mais procurados pelos praticantes de SUP. Além da riqueza da fauna e da flora, os remadores tem a oportunidade de ir até a foz do rio ou adentrar nos vários túneis de mangues situados ao longo do curso do rio. Dentro da Cidade de Fortaleza, diversas lagoas que estão inseridas em processos de requalificação por parte dos poderes públicos  também são áreas propícias para a prática de SUP.

 

Abrigadas do vento, estão encravadas em diversos bairros de Fortaleza distantes das áreas litorâneas e o esporte tem grande potencial enquanto inserção social. Como se não bastassem os rios, o mar e as lagoas, até mesmo na Serra é possível se remar no Ceará. Recentemente foram adquiridos equipamentos por um Hotel localizado no Município serrano de Pacoti, o qual disponibiliza aos hóspedes e ao público externo a oportunidade de remar no alto da serra, uma experiência das mais inusitadas. O nascedouro do Rio Pacoti localiza-se na Serra de Baturité e ao longo do seu curso em direção ao mar há o represamento de água formando belíssimos lagos na serra.

 

Para quem gosta de mais emoção ainda, é possível se praticar o SUP Wave, pois onda é o que não falta no Ceará. São vários picos, com destaque para o pontão do Iguape, Icaraí, Taíba, Paracuru e Jericoacora, além da Praia de Iracema e Praia do Futuro, localizadas em Fortaleza, todas redutos tradicionais e sede dos campeonatos estaduais de SUP Wave. O circuito cearense de SUP Wave via de regra ocorre nos primeiros meses do ano, época de altas ondas e pouco vento, mas ao longo do ano sempre há picos propícios para a modalidade.

 

E por falar em emoção, a opção de downwinds tem no Estado do Ceará condições de mar e vento comparáveis às melhores do mundo.  É freqüente que remadores mais experientes saiam com seus SUP, caiaques ou canoas havaianas da enseada do Mucuripe até a Praia de Iracema, leste-oeste, Iparana, Icaraí ou Cumbuco, remando entre  5 e 30 km a favor do vento. Para Marcos José, diretor jurídico da ASUPCE e praticante de canoa havaiana, esta experiência é fantástica, porém recomenda que seja praticada por quem já possui bastante experiência. Com o mar não se brinca e conhecer as condições de tempo, vento e ondas é essencial para que deseja fazer downwind, afirma Marcos.

 

MAIS SOBRE A ASUPCE

 

A Associação de Stand Up Paddle do Ceará congrega também praticantes de caiaques e canoas havaianas. A entidade é o órgão que oficialmente organiza as competições relacionadas aos esportes náuticos a remo no estado do Ceará, além de promover várias atividades promocionais em paralelo: remadas ecológicas, remadas em prol da vida e contra o câncer, suptrips para diversas praias do Ceará, remadas alusivas ao dia das crianças, dia dos pais, dia das mães, dia internacional da mulher e muitas outras, geralmente em apoio às escolas de SUP.

 

Também promove cursos, clínicas e capacitações para interessados nos esportes, além de desenvolver a integração entre os associados e com as escolas e guarderias parceiras. A ASUPCE tem vários projetos em andamento, com destaque para a inclusão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e também de portadores de deficiências. Adeptos do pilates também podem se inserir nas atividades da associação e utilizar pranchas para a sua prática. A ASUPCE mantém parceria com a Sup Pilates Brasil na organização de eventos na área.  

 

O SUP dog é outra vertente incentivada pela associação. É uma experiência das mais incríveis, afirma a Dra. Evenete Marson, diretora médica da ASUPCE  e praticante do SUP Dog. A médica sempre leva seus dois cães para as remadas.

 

Para 2018 a ASUPCE programou os circuitos de SUP Race, Sup Wave, downwind, caiaques, canoas havaianas. E o primeiro encontro tem data e local marcados. A concentração de atletas será no Iate Clube de Fortaleza, dias 26 e 27 de janeiro. Será a primeira etapa do Circuito Nacional Water Festival Brasil paralelamente à primeira etapa do Circuito Cearense de SUP Race, caiaques e canoas havaianas. Inscrições já estão abertas através do site www.waterfestivalbrasil.com.br Segundo o diretor técnico Carlos Leite, o ano de 2018 será o mais movimentado na história dos esportes náuticos a remo do Ceará. Segundo ele, talvez se tenha o circuito mais movimentado e diversificado dentre todos os estados do Brasil.

 

Podem fazer parte da associação crianças, adultos e pessoas da melhor idade.  Segundo o Vice-Presidente da ASUPCE, Paulo Marcello Porto, o filiado mais jovem possui 5 anos de idade e na outra “ponta’ há remadores ativos beirando os 80 anos de idade e que dão um verdadeiro show nas competições. Para se filiar a ASUPCE deve-se entrar em contato através do email contato@asupce.org.br ou acessar as redes sociais da entidade. Instagran: @asupce e Facebook: ASUP Ceará.

 

Crianças até 12 anos de idade e portadores de deficiência tem isenção na filiação. Jovens da categoria júnior (entre 13 e 16 anos de idade) e praticantes acima de 60 anos de idade tem descontos de 50%.

 

O MAPA DA REMADA NO CEARÁ

 

Aluguel de Equipamentos (Número de Contato e Instagran):

 

Na Beira-Mar de Fortaleza:

 

Kayakeria (988334005 / 998102627 - @kayakeria)

 

Ceará SUP Club (988208212 / 998022230 - @cearasupclub)

 

Imua Ceará Va’a (83 999651791 - @imuaceara)

 

Fortal SUP(997875260 - @supfortal)

 

Brothers Wind School - Kong (999841967 - @brotherswindschool)

 

No Crazy Paddle (@nocrazypaddle)

 

New Leblon (999843583 / 997170678 - @newleblon)

 

Em outros locais de Fortaleza:

 

Sabiaguaba / Rio Cocó -  Aldeia Surf (999346061 / 988373523 - @aldeiasurf)

 

Bairro Edson Queiroz. Colosso Lake Lounge (981600088 - @colossolakelounge)

 

Barra do Ceará / Rio Ceará - Top Life Esporte e Aventura (986173561 - @toplifesurfsup)

 

No Eusébio:

 

Ponopoint (988191963 - @ponopointbitenka)

 

Em Pacoti:

 

Chalé Nosso Sítio (999275917 - @chalenossositio)

 

Em Jericoacoara:

 

Jericoacoara 30knots (88 996786050 - @jericoacoara30knots)

 

Bob Wind School (88 99041838 - @bobwindschool)

 

Em Guajiru:

 

Guajiru Kite Center (999941667 / 999955756 - @gkc_watersports)

Veja também
Red Bull Heavy Water 2018

Red Bull Heavy Water 2018

Reforço de Peso

Leitura Dinâmica

Leitura Dinâmica

Evento de SUP ou Show de SUP

Treino de Luxo

Treino de Luxo

Segunda é dia de Downwind

Decolando em Fortaleza

Decolando em Fortaleza

Foil Board nos verdes mares

Filho de Peixe

Filho de Peixe

Sebastian Gomez

Por dentro do Tour

Por dentro do Tour

De volta ao futuro.

Treino Cancelado

Treino Cancelado

Downwind x Lagosta

SUP Moments

SUP Moments

Luz, Câmera..Ação!

Dicas do Mestre

Dicas do Mestre

Organizar uma expedição

Kopa de Foil

Kopa de Foil

Mizo relata a experiência

Super Womam

Super Womam

Big rider Andrea Moller

Go Fast

Go Fast

Arthur Santacreu

Peñascal SUP Pro

Peñascal SUP Pro

Atletas botam para baixo

Patrice Chanzy

Patrice Chanzy

Sintonia com o mar

Carta dentro do Baralho

Carta dentro do Baralho

Arthur Santacreu chega junto!

Por dentro do SUP

Por dentro do SUP

Fúria de Titãs