MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
SUP Sustentabilidade
ONG Trash Hero Bangkok
Por Alex Araujo em 08/08/18
Voluntários da ONG Trash Hero coletam embalagens de plástico em Bangkok.

 

597x470
Trash Hero. Foto: Facebook.

 

Em apenas  20 minutos, remadores voluntários  retiraram mais de 8 kg de lixo das águas.

 

Usando pranchas de SUP ( Stand up Paddle), voluntários da ONG Trash Hero, coletaram em apenas 20 minutos, 8 kilos de lixo plástico em um canal em Bangkok.

Para a missão os remadores adaptaram um tipo de gancho nos remos o que facilitou bastante o recolhimento dos detritos.

“Adicionei um gancho em cada remo e pode ser uma coisa simples,mas isso ajudou muito no recolhimento do lixo, pois além de lhe dar uma extensão maior, evita que o remador tenha que colocar suas mãos na água”, relatou Adam um voluntário da ONG.

 

720x480
Trash Hero Foto: Divulgação.

 

O Gancho é removível e fácil de colocar sem apresentar nenhum tipo de risco ao remador.

Esta é uma idéia legal, pois com esta ferramenta todo remador pode se tornar um agente de limpeza, em suas praias, rios e lagos.

O Objetivo princiapl do ONG é conscientizar as comunidades e alertar sobre o uso de materiais descartáveis como copos plástico,canudos e etc.

Neste movimento em Bangkok, vários moradores, crianças e até taxistas se juntaram a nós para limpeza do canal, disse o porta voz do projeto o espanhol Albert Font.

As pessoas imaginam que os lixos se acumulam sempre em locais mais habitados, mas a força e os movimentos das marés podem levar o lixo em locais mais remotos do planeta. Durante um percurso pela Tailândia o suíço Roman Peter que é o idealizador da ONG, achou uma grande quantidade de lixo em uma Ilha totalmente desabitada.

624x344
Trash Hero. Foto: Facebook.

 

"Ninguém vivia lá, não havia turistas, e mesmo assim estava cheia de quilos de lixo", contou o porta-voz da filial tailandesa.

 

A Trash Hero hoje atua com grupos em mais de 20 cidades na Tailandia, Indonésia, Mianmar e Malásia. Além dos projetos de limpeza a ONG trabalha com a conscientização ambiental nos colegios destes locais. "As crianças entendem rápido o problema e reagem de uma maneira positiva" na busca de soluções, apontou o ecologista.

960x576
Indonésia Bali. Foto: Divulgação Nexxera

 

Cerca de 90 por cento dos lixos recolhidos nos oecanos, são de plásticos, como: bolsas, canudo e garrafas pets. Países como Filipinas, Indonésia, Tailândia e Vietnã , lançam mais da metade do lixo que poluem os oceanos.

 

Recentemente tivemos uma etapa do WSL em Keramas o Corona Bali Protected, atentando a comunidade mundial a esta crise nas praias da Indonésia.

 

960x411
Corona Bali Protected Foto: Divulgação / WSL.

 

A intenção do evento foi criar um projeto-piloto em Bali para combater a degradação ambiental através da estratégia Parley AIR.

O evento contou com vários programas de limpeza de praias com voluntários do Paley For The Oceans, e também conversas sobre o tema com embaixadores atletas, e uma  bateria especial apenas com pranchas feitas pelo Parley Ocean PlasticTM – The Corona Highline, eventos 100% livres de plástico e programas locais de reciclagem.

 

Durante o evento o Corona e a Parley, que com o Parley AIR Strategy já atingiram mais de 30 milhas das ilhas das Maldivas, Austrália, México, Chile e República Dominicana, e estão gerando  um movimento ativista global junto das marcas, dos Governos e das organizações não governamentais com o objetivo de criar um plano de ação de sustentabilidade para cinco anos, que será apresentado em Bali, em Outubro.

Fonte de pesquisa: Facebook Trash Hero

Veja também
SUP no Surf Ranch

SUP no Surf Ranch

Kai Lenny abre a session

APP World Tour

APP World Tour

Inclusão é destaque

Memórias de um swell

Memórias de um swell

Hawaii é aqui

Natal Sup Guide

Natal Sup Guide

Pérola do Nordeste

Rei e Rainha do Mar

Rei e Rainha do Mar

Compromisso com o SUP

Natureza renovada

Natureza renovada

Da Lama às ondas!

Young Guns #2

Young Guns #2

De Itacaré para o mundo!

Conexão México

Conexão México

Takeo no "Mexican Pipe"

Rema forte

Rema forte

Paddleboard cresce no Brasil

Projeto Remar

Projeto Remar

SUP Inclusão

Conexão Hawaii

Conexão Hawaii

12 temporadas na conta

Sup Guide - México

Sup Guide - México

Ondas pesadas e Perfeitas

Young Guns

Young Guns

Nova geração do SUP

Expedição Tapajós 2018

Expedição Tapajós 2018

Desbravando o Rio Amazonas

CBVAA Anuncia curso

CBVAA Anuncia curso

Formação de Árbitro de Va’a