MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
CBSurf
Presidência em xeque
Por Redação Waves em 23/01/19
Poder Judiciário volta às atividades normais e litígio na Confederação Brasileira de Surf deve ter novos capítulos.
615x300
Guilherme Pollastri e Adalvo Argolo disputam a presidência da Confederação Brasileira de Surf. Foto: Divulgação.

 

Com o retorno às atividades normais do Poder Judiciário, depois do recesso forense e de funcionar apenas para medidas urgentes, o litígio na Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) deve ter novidades a qualquer momento.

 

Poucos dias depois que Adalvo Argolo foi afastado da presidência da entidade, a Justiça Federal e os tribunais superiores entraram em recesso e a briga pelo comando da CBSurf teve poucos capítulos na esfera jurídica.

A última novidade veio no último dia 10 de janeiro, quando a Justiça Federal de Brasília proferiu nova decisão contra Adalvo Argolo, voltando a determinar que o presidente afastado da CBSurf entregasse os documentos referentes à sua administração ao vice-presidente, Guilherme Pollastri, sob pena de pagar R$ 1 mil por dia de multa.

Pollastri ocupa a presidência da entidade interinamente, depois de entrar com um pedido na Justiça para afastar Adalvo Argolo, alegando administração temerária e falta de conhecimento sobre a forma como o presidente afastado administrava os recursos públicos federais.

Enquanto isso, um grupo de apoio a Guilherme Pollastri – encabeçado por ex-atletas como Ricardo Tatuí e Sérgio Noronha, que já se candidatou a presidente da CBSurf em 2013 – promove manifestações nas redes sociais e em algumas praias do litoral brasileiro, pedindo a saída de Adalvo da presidência.

O grupo lançou também uma moção que no momento conta com quase 400 assinaturas de atletas, ex-competidores e, em sua maioria, de simpatizantes do esporte. Personagens importantes na história do surf brasileiro figuram na lista, mas a maioria dos atletas em atividade atualmente nos eventos profissionais não quis participar, incluindo os Tops da elite mundial. O Waves entrou em contato com Adriano de Souza, Jadson André, Jessé Mendes e Willian Cardoso, mas todos optaram por não se manifestar a respeito do assunto. O mesmo aconteceu com Thiago Camarão, um dos participantes do Qualifying Series.

De acordo com o estatuto da Confederação Brasileira de Surf, o presidente interino deve convocar novas eleições em até 60 dias, caso seja mantido judicialmente no comando da entidade.

Enquanto a Justiça avalia o caso, algumas chapas já estão se formando, uma delas com o legend Pedro Muller, ex-atleta profissional e que já presidiu a ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), tendo o ex-Top da elite mundial Danilo Costa como vice.

Se for mantido judicialmente como interino, existe grande chance de Guilherme Pollastri se candidatar, já que, em entrevista ao site UOL, o carioca revelou que, desde que entrou em litígio com Adalvo Argolo e afastou-se da diretoria, tinha a intenção de esperar Adalvo terminar seu mandato, para depois lançar sua candidatura.

O Waves entrou em contato com Pedro Muller e Guilherme Pollastri. Muller, que atualmente está morando em Portugal, confirmou que estuda a possibilidade de ser candidato caso ocorra uma nova eleição, mas que não há nada definido. Já Pollastri não retornou nossa mensagem até o fechamento desta reportagem.

Veja também
Brazilian SUP Storm

Brazilian SUP Storm

Outiside Movimentado

Mordida de tubarão

Mordida de tubarão

Incidente em Noronha

Sup Brasileiro de Luto

Sup Brasileiro de Luto

Gilson Alecrim

Briga continua

Briga continua

CBSurf anuncia suspensão

Nicarágua

Nicarágua

Escola de tubos

Gênio das previsões

Gênio das previsões

Walter Munk deixa seu legado

Planeta em choque

Planeta em choque

Navegação prejudicada

Hawaii 1.6

Hawaii 1.6

Ganhando experiência

Coreia do Surf

Coreia do Surf

Wavegarden vai à Ásia

Daniel Ferlin

Daniel Ferlin

Sonho Havaiano

Tecnologia em alta

Tecnologia em alta

Quilhas High-Tech

Litígio na CBSurf

Litígio na CBSurf

Reviravolta no Nordeste

Ceará

Ceará

Swell de SUP

Volta 360°

Volta 360°

118 km em 4 dias

Honolua Blomfield

Honolua Blomfield

Elegante e sofisticada

Made in China

Made in China

Mistério Oriental