MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
CBSurf
Presidência em xeque
Por Redação Waves em 23/01/19
Poder Judiciário volta às atividades normais e litígio na Confederação Brasileira de Surf deve ter novos capítulos.
615x300
Guilherme Pollastri e Adalvo Argolo disputam a presidência da Confederação Brasileira de Surf. Foto: Divulgação.

 

Com o retorno às atividades normais do Poder Judiciário, depois do recesso forense e de funcionar apenas para medidas urgentes, o litígio na Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) deve ter novidades a qualquer momento.

 

Poucos dias depois que Adalvo Argolo foi afastado da presidência da entidade, a Justiça Federal e os tribunais superiores entraram em recesso e a briga pelo comando da CBSurf teve poucos capítulos na esfera jurídica.

A última novidade veio no último dia 10 de janeiro, quando a Justiça Federal de Brasília proferiu nova decisão contra Adalvo Argolo, voltando a determinar que o presidente afastado da CBSurf entregasse os documentos referentes à sua administração ao vice-presidente, Guilherme Pollastri, sob pena de pagar R$ 1 mil por dia de multa.

Pollastri ocupa a presidência da entidade interinamente, depois de entrar com um pedido na Justiça para afastar Adalvo Argolo, alegando administração temerária e falta de conhecimento sobre a forma como o presidente afastado administrava os recursos públicos federais.

Enquanto isso, um grupo de apoio a Guilherme Pollastri – encabeçado por ex-atletas como Ricardo Tatuí e Sérgio Noronha, que já se candidatou a presidente da CBSurf em 2013 – promove manifestações nas redes sociais e em algumas praias do litoral brasileiro, pedindo a saída de Adalvo da presidência.

O grupo lançou também uma moção que no momento conta com quase 400 assinaturas de atletas, ex-competidores e, em sua maioria, de simpatizantes do esporte. Personagens importantes na história do surf brasileiro figuram na lista, mas a maioria dos atletas em atividade atualmente nos eventos profissionais não quis participar, incluindo os Tops da elite mundial. O Waves entrou em contato com Adriano de Souza, Jadson André, Jessé Mendes e Willian Cardoso, mas todos optaram por não se manifestar a respeito do assunto. O mesmo aconteceu com Thiago Camarão, um dos participantes do Qualifying Series.

De acordo com o estatuto da Confederação Brasileira de Surf, o presidente interino deve convocar novas eleições em até 60 dias, caso seja mantido judicialmente no comando da entidade.

Enquanto a Justiça avalia o caso, algumas chapas já estão se formando, uma delas com o legend Pedro Muller, ex-atleta profissional e que já presidiu a ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), tendo o ex-Top da elite mundial Danilo Costa como vice.

Se for mantido judicialmente como interino, existe grande chance de Guilherme Pollastri se candidatar, já que, em entrevista ao site UOL, o carioca revelou que, desde que entrou em litígio com Adalvo Argolo e afastou-se da diretoria, tinha a intenção de esperar Adalvo terminar seu mandato, para depois lançar sua candidatura.

O Waves entrou em contato com Pedro Muller e Guilherme Pollastri. Muller, que atualmente está morando em Portugal, confirmou que estuda a possibilidade de ser candidato caso ocorra uma nova eleição, mas que não há nada definido. Já Pollastri não retornou nossa mensagem até o fechamento desta reportagem.

Veja também
Tecnologia

Tecnologia

Surfmappers

Sup News

Sup News

GONG Surfboards

Rumo a seletiva

Rumo a seletiva

Participe da promoção

Novos horizontes

Novos horizontes

Bruno Hasulyo

Super Gromet

Super Gromet

Keoni Sulpice

SUP Trip

SUP Trip

Expedição Gamboas de Guamaré

Parceria 100%

Parceria 100%

Big Blue Ocean Cleanup

Super Downwind

Super Downwind

The Ultimate Downwind

Sup Foil

Sup Foil

Fanatic lança novos modelos

Fantasy SUP

Fantasy SUP

Façam suas apostas

Mavericks

Mavericks

Tubarão espanta o crowd

Bart de Zwart

Bart de Zwart

The Vanuatu Expedition

Blood, Sweat & Years

Blood, Sweat & Years

G-Shock aposta em conceito

KXT Watermana 2018

KXT Watermana 2018

Assista ao vídeo

Leitura Dinâmica

Leitura Dinâmica

Ivan Floater em foco

NSP

NSP

DC Surfwide