MENU COMPETIÇÕES GUIA WAVESCHECK
História do Paddleboard #2
Remar é sagrado!
Por Alex Araujo em 04/09/18
O Paddleboarding experimentou um renascimento no início dos anos 80
720x468
Histótia do Paddleboard. Foto: Arquivo Pessoal

 

Paddleboarding, o ato de impulsionar-se em uma plataforma flutuante com as mãos ou a ajuda de um remo ou pólo, remonta a milhares de anos atrás e em muitos continentes, mas sua forma atual e popularidade se originou no Havaí em 1900. Registros de formas anteriores de SUP e propensos foram encontrados em 1.000 a.C. (isto é, 3.000 anos atrás) e suas iterações abrangem várias regiões, como Peru, Israel, Itália, China e além.

O Paddleboarding experimentou um renascimento no início dos anos 80, após a “Corrida Aquática” do rabino Norm Shifren do condado de Los Angeles - 35 km de Point Dume a Malibu - inspirou o jornalista de surf Craig Lockwood a começar a produção em um paddleboard de alta qualidade - conhecido como o "Waterman". Seu design, que provavelmente ganhou mais corridas do que qualquer outro paddleboard de ações, continua sendo uma escolha popular hoje em dia. Pouco depois, LA, o modelador Joe Bark e o modelador San Eaton de San Diego começaram a produção, e logo com o North County Paddleboards (NCP) de Brian Szymanski se tornaram três dos maiores fabricantes de paddleboard dos EUA, produzindo quase a metade dos estimados 3–400 paddleboards feitos a cada ano nos EUA hoje.

Os salva-vidas de L.A. Gibby Gibson e Buddy Bohn reviveram o evento Catalina Classic em 1982 para um campo de 10 competidores. Ao mesmo tempo, no Havaí, a corrida anual do Independence Day Paddleboard, do pôr do sol até Waimea, atraiu algumas centenas de competidores, muitos usando pranchas de surfe devido à falta de paddleboards adequados nas ilhas. Enquanto remadores começaram a encomendar pranchas do continente, os shapers locais de pranchas de surfe, como a Dennis Pang (atualmente uma das maiores fabricantes de paddleboard do Havaí) agiram rapidamente para preencher o nicho local. Nas duas frentes, o paddleboard tem ganhado força e popularidade constantemente.

720x528
Histótia do Paddleboard Foto: Divulgação.

 

Em 1996, o esporte de paddleboard estava voltando. Outrora o domínio de apenas surfistas de ondas grandes nos anos 50 e 60, o desporto encontrou um novo conjunto de acólitos no North Shore de Oahu e em Honolulu no Outrigger Canoe Club. Naquela época, o melhor remador do Havaí era Dawson Jones. Depois de completar os 51 km do Catalina Classic, de Catalina Island a Manhattan Beach, Jones voltou ao Havaí inspirado para estabelecer uma corrida pelo canal Ka'iwi. Em 1997, a corrida que hoje é conhecida como Campeonato Mundial de Paddleboard Molokai-2-Oahu nasceu. Hoje a corrida tem vários competidores de  paddleboarders e stand up paddle de todo o mundo que competem em divisões solo e de equipe.

 

560x315
Jamie Mitchell, Histótia do Paddleboard Foto: M2O

 

O principal nome da competição é o aussie Jamie Micthel que venceu por 10 vezes a corrida, se tornando o maior vencedor até hoje na história do evento.

Na próxima edição traremos a história do Paddleboard no Brasil e os principais competidores da atualidade.

Aloha!!

Confira História do Paddleboard #1


Veja também
Por dentro do SUP

Por dentro do SUP

A Maratona começou

Lokomaikaii

Lokomaikaii

ALOHA!

Mulheres de Peso

Mulheres de Peso

Big rider Andrea Moller

Tecnologia em alta

Tecnologia em alta

Quilhas High-Tech

Evolução da categoria

Evolução da categoria

PASA anuncia mudanças para 2019

Lobos do Mar

Lobos do Mar

Ivan Mundim

ISA Games 2018

ISA Games 2018

Experiência na raia

SupClub-Guide

SupClub-Guide

Las Palmas

Gabi Sztamfater

Gabi Sztamfater

Rookie focada no tour

Junior de peso

Junior de peso

Daniel Ferlin treina duro

Final Feliz

Final Feliz

Remadores resgatados em Salvador

Perigos do SUP

Perigos do SUP

Buscas continuam na Barra

Você faria isso?

Você faria isso?

Pit River Falls

Sede de vitória

Sede de vitória

Leco focado nas Canárias

SUP em alerta

SUP em alerta

Atletas na bronca em SP

Leitura Dinâmica

Leitura Dinâmica

Brasil em evolução